Thursday, March 17, 2011

Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación social por Eduardo Vizer

Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación social

Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación socialpor Eduardo A. Vizer


VEJA e LEIA EM:http://www.unila.edu.br/?q=node/351

Jesús Martín-Barbero

Jesús Martín-Barbero: Um defensor da televisão latino-americana
Dom, 13 de Março de 2011 23:21

Barbero1A UNILA contou, na última semana, com a presença do pesquisador Jesús Martin-Barbero, que veio a Foz do Iguaçu fundar a Cátedra Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania. Durante os três dias de atividades, Barbero abordou vários assuntos, que foram de direitos humanos a política latino-americana. Apesar de hoje o pesquisador transitar por várias áreas do conhecimento, foi na Comunicação que o espanhol radicado na Colômbia, que se considera apenas latino-americano, ganhou destaque. Seu livro mais conhecido, Dos meios às mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia, foi traduzido para 12 idiomas e é um dos únicos livros de Comunicação da América Latina traduzidos na França, um país que, segundo o próprio Barbero, resiste a editar publicações vindas de outros países.

Filósofo e comunicólogo, Jesús Martín-Barbero focou suas pesquisas nas relações entre cultura e comunicação e fez da América Latina um laboratório para formular suas teorias. Seus objetos de estudo foram, principalmente, produtos de massa regionais que são rejeitados pela grande maioria dos intelectuais e pesquisadores de comunicação. O maior exemplo são as telenovelas, que Barbero pesquisou durante mais de dez anos. “Quando comecei a escrever sobre as telenovelas eu era um filósofo, com pós-graduação em Psicologia e Semiótica. Meus colegas pesquisadores e professores não entendiam por que eu perdia meu tempo com o que eles chamavam de 'a cultura da miséria'”, disse Jesús Martín-Barbero.

VEJA EM : http://www.megafone.inf.br/noticias/2455-jesus-martin-barbero-um-defensor-da-televisao-latino-americana-.html


Colômbia: Uma agenda para o país em comunicação

Catedra7

UNA AGENDA DE PAÍS

EN COMUNICACIÓN

Colômbia: Uma agenda para o país em comunicação

leia MARTIN BARBERO

O USO DE MÍDIAS SOCIAIS NAS EMPRESAS

As mídias sociais e a Web traduzem, hoje, importante ferramenta aos proprietários de pequenas e grandes empresas. Nesta visão, muitas empresas estão de uma maneira ou de outra, buscando adaptar-se, a esta nova ferramenta, e assistindo a um mundo em que qualquer um pode se tornar um mini-magnata da mídia.

A empresa identifica, no seu trabalho de marketing, se o tempo e energia gastos em suas atividades de venda estão tendo resultado aceitável e se é necessário reinvestir, esse tempo e energia, em novas abordagens. A utilização das mídias sociais traz essa nova linguagem para a divulgação de seus produtos.

O mais importante será monitorar aquilo que falam sobre você, sua empresa e sua marca, nas mídias sociais, se possível respondendo as criticas, elogios e trabalhando com estas opiniões, que serão fundamentais para o sucesso. Este monitoramento exige planejamento e organização, alem de possibilitar a identificação das pessoas que possuem possível interesse pelo seu produto.

Trabalhar com mídias sociais é estudar a melhor abordagem para sua empresa, divulgando seu produto, suas promoções. É através desta relação entre empresa e público que a imagem da instituição e sua credibilidade serão definidas é neste cenário de redes sociais que as empresas podem despontar e obter grandes resultados.

VEJA EM : http://andersonalves.co/post/o-uso-de-midias-sociais-nas-empresas/

Wednesday, March 16, 2011

Palestrantes Famosos no Brasil

Companheiros,

Lula sonha grande. Acha que pode ser, nas palavras de um auxiliar, um misto de Bill Clinton com Nelson Mandella - ganhar dinheiro com conferências e participar de iniciativas internacionais, como as promovidas pela ONU.
Jornal Valor Econômico, A9, 8/05/08

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Universidades lançam cursos voltados para o mercado verde – “Valor Econômico” - 04/03/2011

“A preocupação do mercado com o impacto social e ambiental dos negócios está fazendo as universidades brasileiras criarem cursos de graduação que tenham a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Nos últimos anos, os currículos de bacharelados e licenciaturas têm ganhado novas ênfases como biodiversidade, agroecologia e energias renováveis. Mesmo com enfoque "verde", as escolas não deixaram de lado a empregabilidade dos recém-formados, fechando parcerias com empresas e adaptando seus conteúdos às necessidades das companhias nas regiões onde atuam”.


veja também em: http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=1234

Professores Universitários em Brasília

Percepção de Professores e Estudantes Universitários quanto ao Estímulo à Criatividade: Um Estudo Comparativo

Eunice Soriano de Alencar & Denise de Souza Fleith


Observa-se uma consciência crescente da necessidade de se promover melhores condições ao desenvolvimento das habilidades criativas no contexto educacional. Apesar da importância do tema, há um número muito reduzido de estudos focalizando a criatividade no ambiente universitário, notadamente com dados coletados em amostras de professores. No sentido de contribuir para o progresso da área e sanar essa lacuna, será desenvolvido o presente estudo, com os seguintes objetivos: (a) investigar a extensão em que os professores universitários consideram que vêm apresentando comportamentos que favorecem o desenvolvimento das habilidades criativas de seus alunos; (b) investigar a extensão em que estes docentes consideram que os seus alunos percebem os referidos comportamentos apresentados pelo professor para favorecer o desenvolvimento das habilidades criativas; (c) examinar a extensão em que os estudantes dos docentes que constituirão a amostra efetivamente percebem que os seus professores apresentam ou não, em sala de aula, comportamentos que favorecem o desenvolvimento e a expressão da criatividade; (d) comparar as respostas dos professores e de seus alunos, no sentido de verificar o grau de concordância entre estes dois grupos de sujeitos. A amostra será constituída por 30 professores universitários e seus alunos. Será utilizada uma escala, em três versões, para coleta de dados referentes aos objetivos propostos e análises de variância e regressão múltipla para tratamento dos dados.

PALESTRA DE MOTIVAÇÃO EM BRASÍLIA

Tuesday, March 15, 2011

Resiliencia

por Sâmara Martins*

Essa palavra não fazia parte do vocabulário organizacional até pouco tempo, no entanto, tem sido muito utilizada nas organizações, pois ela é a competência do momento. O termo resiliência provém do latim, do verbo resilire, que significa “voltar para trás” ou “voltar ao estado natural”. Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizada pela Física e pela Engenharia, que entendia que a palavra significava “propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica”.

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO - ALDOUS HUXLEY

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Sunday, March 06, 2011

Inteligencia Emocional

A inteligência emocional é a capacidade que o profissional tem de administrar suas emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque ele deve saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades. Esta competência, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite à pessoa desenvolver um ambiente harmonioso, e ao mesmo tempo ser agressivo em idéias e resultados.

O ser humano por sua natureza tem predisposição a realizar ações em cima de suas emoções e a inteligência emocional está ligada a ser uma pessoa prudente, intuitiva e racional. Ela faz parte de um equilíbrio e diante de ações permite ser sensato e buscar a melhor solução. As prerrogativas de ter a inteligência emocional bem equilibrada é a sabedoria nas tomadas de decisão e ter tranquilidade e discernimento para buscar as melhores estratégias.

Monday, December 13, 2010

Profissão - Gostar do que faz


Por Gladys Ferraz Magalhães , InfoMoney
06 de dezembro de 2010, às 10h24min


Maioria dos estudantes, 58,61%, afirma ter conhecimento a respeito de apenas alguns cursos; 13,58% conhecem só o curso que pretendem escolher e 11,94% não conhecem a maioria dos cursos

Na hora de escolher qual profissão seguir, a maior parte dos estudantes, 31,70%, tem no prazer e na felicidade os principais motivadores. A conclusão é de pesquisa feita pelo Portal Educacional e faz parte do Guia de Profissões, projeto criado pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

Em seguida, com 30,39% das respostas, aparece o fato dos estudantes quererem seguir um ofício em que possam usar suas habilidades, satisfazendo assim seus interesses; em outras palavras, possibilitando fazer o que gostam.

Sunday, November 21, 2010

Geração Y comanda empresas de sucesso

Conheça a rotina do Facebook, empresa comandada por jovens e que põe na internet a maior rede de relacionamentos do mundo. No Brasil, profissionais contam como aumentam o faturamento sem seguir o modelo convencional de trabalho.

Marc Zuckerberg não está nem aí para a câmera. Ser notícia, para ele, é rotina. O fundador e presidente do Facebook é um símbolo de sucesso na geração Y, além de muito ocupado e bilionário.

Numa empresa onde se é estimulado a ser criativo o tempo todo, ninguém bate ponto. Eles querem é trabalhar com prazer, a qualquer hora do dia ou da noite, pensando sempre em resultados. 

Para uma geração acostumada com coisas multitarefa, como falar no celular e trabalhar e andar na rua ao mesmo tempo, pingue-pongue durante o expediente é uma coisa normal. Dentro da empresa, eles acreditam que jogar é uma coisa que se faz ao mesmo tempo em que se trabalha.

Afinal, para a geração Y, existem mil e uma formas de ser produtivo. Cada um decora a baia do jeito que quiser. No Facebook, os funcionários têm três refeições grátis por dia. E se quiserem novos ares, podem comer debaixo da árvore ou bater uma bolinha na quadra de basquete. O funcionário mais velho que encontramos era um senhor de 43 anos, raro representante da geração X. Devidamente adaptado, interagindo com a garotada, e, mais do que tudo, aprendendo com eles.

Numa empresa de comando tão jovem, o que acontece é que os mais velhos acabam agindo de forma parecida com os mais novos. E quem não fica esperto, fica pelo caminho.


Saturday, November 13, 2010

Filmes motivacionais

FONTE: Professor Granjeiro - http://www.professorgranjeiro.com


Alunos, leitores dos meus livros e artigos e internautas em geral sempre me pedem uma lista de filmes que os motive para a difícil missão que é a conquista de uma carreira pública, tendo os benefícios e as vantagens do Governo como patrão. Vi-me, então, obrigado a assistir dezenas de filmes para fazer a seleção e confesso que foi difícil escolher apenas as quatorze obras que listo a seguir, com breve sinopse.

BEN-HUR

O filme se passa na época de Jesus Cristo. Conta a vida de um príncipe judeu que, traído pelo amigo romano, é escravizado. Depois de lutar muito pela liberdade, ele retorna para se vingar do traidor.
Na Jerusalém do início do século I, vive Judah Ben-Hur, rico mercador judeu. Sua vida sofre uma reviravolta com o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade. Um desentendimento por causa de divergências políticas leva Messala, mesmo ciente da inocência de Ben-Hur, a condenar o ex-amigo a viver como escravo em uma galera romana. Mas Ben-Hur terá a oportunidade de se vingar.


Sunday, November 07, 2010

Pilares do Coaching


1) SER HUMANO
Um bom Coach entende e se especializa continuamente sobre tudo que se refere ao ser humano e ao processo de mudanças e aumento de performance. Busca conhecer sobre a psique e interação corpo e mente (neurologia, biologia e fsiologias das pessoas), sobre estilos psicológicos, tipos de personalidade, estilos pessoais, sobre comportamento, atitude motivação e tudo sobre mudança e performance.

E principalmente faz parte do grupo de seres humanos que busca constantemente por melhoria, evolução, aprendizagem, auto-motivação e auto transformação, se tornando um exemplo e modelo de excelência.

2) METODOLOGIA
O Coaching está baseado em metodologias, processos e pensamento sistêmico. O Coaching é muito mais que efetivo se embasado em modelagem de pessoas de sucesso, modelos de excelência. Usaremos durante o treinamento modelos de Coaching comprovados na prática e modelos utilizados internacionalmente.

Friday, October 29, 2010

KOTLER- 5 Fundamentos do Marketing

Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing | 26/10/2010

Os consumidores estão comprando mais por menos; As empresas devem inovar, oferecendo garantias aos clientes; A sustentabilidade pode dar lucro para as companhias; Muitas empresas ficarão em apuros nas redes sociais; O concorrente roubará facilmente o seu cliente caso acredite que esteja satisfazendo-o plenamente. Essas são as principais respostas de Philip Kotler para cinco questões fundamentais nos dias de hoje. 

Em sua única entrevista antes de falar sobre o Marketing 3.0 na HSM ExpoManagement 2010, no dia 9 de novembro, em São Paulo, Kotler falou com exclusividade para o Mundo do Marketing sobre como conquistar e manter clientes, inovar, aproveitar a onda das redes sociais, da sustentabilidade e sobre os desafios do profissional de Marketing. O consultor, professor e autor dos livros de Marketing mais vendidos e influentes de todos os tempos, é categórico ao afirmar que as empresas ainda precisam se desenvolver para poder sobreviver neste novo mercado.

Tuesday, October 26, 2010

Etiqueta ao enviar E-mail Corporativo

Que o email é importante no ambiente de trabalho, apesar das inúmeras opções de ferramentas de comunicação hoje disponíveis por conta do avanço tecnológico, isso ninguém pode negar. Enviamos email para tudo na empresa, inclusive para o colega ao lado, quando um simples conversa resolveria tudo.
Claro que  há a questão da formalização da comunicação, o que ajuda a evitar aqueles probleminhas de esquecimento conveniente, ou mesmo os do tipo inocentes mesmo.

Por isso, conhecer algumas regras de etiqueta ao lidar com tão importante ferramenta de comunicação é essencial no mundo corporativo.
Ignorar suas consequências pode ocasionar o que ocorreu com a neo-zelandeza Vicki Walker, que trabalhava como contadora no ProCare Health, serviço de plano de saúde localizado na cidade de Auckland, na Nova Zelândia quando foi sumariamente demitida por ter enviado a alguns colegas de trabalho um email com palavras em caixa alta, negrito e cor vermelha.

Wednesday, October 13, 2010

FAC SENAC - INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2011 COMEÇAM NO PRÓXIMO DIA 18/10

FONTE: Faculdade SENAC - 08/10/10 17:33
Coordenadoria de Comunicação e Divulgação

A Faculdade de Tecnologia Senac-DF divulga período de inscrições para o 1º vestibular 2011. O início será dia 18 de outubro e irá até dia 26 de novembro às 20h. A inscrição poderá ser feita pela internet (www.facsenac.edu.br) até dia 24 de novembro e presencialmente até o último dia. Os candidatos pagarão a taxa de R$20 (vinte reais).

Monday, October 11, 2010

Profissional de Marketing


A demanda por Trade Marketing cresce a cada dia, a procura por profissionais de Marketing é acirrada. As  empresas reconhecem que o Marketing é a salvação para muitos problemas.

Diante deste cenário, a responsabilidade do profissional desta área aumenta. O grande desafio é entender que o mercado está cada vez mais especializado. As empresas sabem da importância do Marketing e, por isso a cobrança é maior.

Esse profissional deve saber como agir no mercado. Requer experiência, mas a maioria dos profissionais recém-formados não a possui. Porém, existem outras questões que fazem a diferença na escolha do novo ocupante da cadeira de Marketing: conhecimento.

A formação desse profissional é extremamente exigente. Deve ter total atenção no panorama mundial. Não basta só gostar de atuar no Marketing , não adianta adorar a disciplina e não saber em qual área trabalhar. 

Por isso, a recomendação é que, desde cedo, os alunos precisam investir em cursos, workshops e eventos que os direcionem para o caminho a seguir. 

Dificuldades

Mesmo diante de um novo cenário, as principais dificuldades encontradas pelos novos profissionais de Marketing são as mesmas. Ainda é preciso convencer os donos de empresas a fazerem o investimento que ele acredita ser o ideal sem falar da rotineira dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento. 

Este é outro ponto que normalmente frustra os novos diretores e gerentes de Marketing, já que, sem as garantias de retorno, a verba não será concedida.

Uma das iniciativas que pode evitar tropeços no mundo corporativo, principalmente para os que acabam de chegar ao mercado de trabalho, é o interesse. É fato de que o candidato precisa se destacar de alguma forma e, às vezes, uma formação sólida abre portas, mas não as mantém abertas. “A dica para todo candidato a uma vaga de Marketing é, ao fazer a entrevista, demonstrar interesse pela empresa com pesquisa antes. 

É importante ele mostrar que sabe onde está, quem é a empresa, o que ela faz e se tem referências publicadas nos últimos meses. 

Para ser um grande profissional é preciso leitura, trabalho árduo, ser um maestro de ações, polivalente, conhecer o mercado de forma ampla, ser proativo e enfrentar o risco. 


Tuesday, October 05, 2010

“O MSN COMO DESENIBIDOR DAS CONSTRUÇÕES POÉTICAS: MSNOLOGIA”

“O MSN COMO DESENIBIDOR DAS CONSTRUÇÕES POÉTICAS: MSNOLOGIA”

Por Jaqueline C. Bueno

É curioso como a maioria dos usuários das redes sociais, sobretudo os bate-papos, chats e o MSN, prendem e desprendem de normas, valores e regras morais da comunicação na sociedade. Escrever pelo simples ato de escrever não significa de fato escrever no MSN, onde podemos interagir e passar ao interlocutor as frases, sentimentos, conversas e até poesias que surgem no momento caloroso de uma comunicação inspiradora.

Inspiração esta que vem pelos sentimentos arraigados de um olhar criativo e inovador surgindo muitas vezes nos momentos inesperados , assim como alguns escritores precisam de uma motivação, confrontar o MSN como refúgio, lugar de fantasias, sonhos, desabroches, representações, ficção e fonte de conhecimento é necessário para as construções poéticas.

A observação dessas conversas no MSN e análise subjetiva dessa linguagem partindo do pressuposto da serenidade diante da palavra, diante do desconhecido, temos que desconstruir as nossas certezas, convicções. Definir o MSN como arte, como a “episteme” é de fato o colocar não como discurso, contudo analisar as falas da linguagem, a cor da fonte, a forma, as imagens ali inseridas, nos emotions, figuras, layouts, etc...

Dê continuidade a este artigo de opinião ...

Escreva-nos , complemente...

Friday, October 01, 2010

MAX GEHRINGER - O QUE É... MEDÍOCRE

Max Gehringer - O que é... Medíocre

ENTREVISTA - JAMES C. HUNTER - LUCRO NÃO É PECADO

LUCRO NÃO É PECADO

MODELOS DE ARTIGOS DE OPINIÃO

FONTE: LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido

PONTOS DE VISTA

Nesta parte do website você encontrará Artigos de Revisão sobre os mais diferentes aspectos da Química do Estado Sólido e Materiais e das áreas que fazem parte de sua cadeia de conhecimentos.

Além disso, não só terá acesso a Artigos de Opinião sobre o assunto base do site, como também sobre aqueles ligados à Política Científica, Educação, Meio Ambiente, etc.

Esta sub-rubrica se propõe, ainda disponibilizar Editoriais e Artigos de divulgação, selecionados e caráter abrangente.

O material veiculado é de autoria de membros do LQES, de convidados e também material autorizado, disponibilizado nos diferentes tipos de mídia.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Portal LQES.

Leia os artigos clicando aqui.

Monday, September 20, 2010

Boato e fofoca nas empresas

FONTE: www.empregos.com.br/ - Por Vanderlei Abreu de Paulo e Carolina Cruz*

Muito mais que ruídos na comunicação interna, funciona como uma saída dos funcionários para suprir sua necessidade de informação

A compra ou a venda de uma empresa, a transferência de sede, a troca de presidente, o lançamento de novo produto e/ou marca, a retirada do mercado de uma marca, demissões, contratações, mudanças na política de benefícios... Enfim, praticamente tudo que envolve a organização está sujeito, se não informado corretamente, a fazer parte das conversas de corredores, dos murmurinhos na fábrica ou simplesmente ser incluída na pauta do cafezinho.

Fofoca, rádio-peão, rádio-corredor e vários outros termos que surgiram ao longo do tempo e com a preocupação das empresas em aprimorar os processos de comunicação interna.

Thursday, September 16, 2010

Freud (1917-1920) "O homem dos Lobo"


Obras completas volume 14 História de uma neurose infantil ("O homem dos lobos"), Além do princípio do prazer e outros textos
Sigmund Freud

As Obras completas serão reunidas em vinte volumes, sendo dezenove de textos e um de índices e bibliografia, e não incluem os textos de neurologia, ou seja, não psicanalíticos, anteriores à criação da psicanálise, que foram deixados de fora pelo próprio autor quando foi feita a primeira edição alemã completa de suas obras.


A edição alemã que serviu de base para esta foi Gesammelte Werke [Obras completas], publicada entre 1940 e 1952. Ainda que constituam a mais ampla reunião de textos do pai da psicanálise, os dezessete volumes da coleção foram sofrivelmente editados, talvez devido à penúria dos anos de guerra e de pós-guerra na Europa. Embora ordenados cronologicamente, não indicam sequer o ano da publicação de cada trabalho. O texto em si é geralmente confiável, mas sempre que possível foi cotejado com a Studienausgabe [Edição de estudos], publicada pela editora Fischer em 1969-75, da qual foi consultada uma edição revista, lançada posteriormente. Trata-se de onze volumes organizados por temas (como a primeira coleção de obras de Freud), que não incluem vários textos secundários ou de conteúdo repetido, mas incorporam, traduzidas para o alemão, as apresentações e notas que o inglês James Strachey redigiu para a Standard edition (Londres, Hogarth Press, 1955-66).

Carl Gustav Jung

Por Marcelo Cid

Nasceu a 26 de julho de 1875, em Kesswil, Suíça, filho de um pastor protestante. Teve uma infância solitária e sonhadora, da qual se lembraria como determinante de sua carreira e idéias. 

Graduou-se em medicina em 1902, com sólida formação também em biologia, zoologia, paleontologia e arqueologia. Iniciou pesquisas sobre a associação mental de palavras, que despertaram a curiosidade de Freud. Esses dois pilares da psicologia se encontraram em 1907, mas somente cinco anos depois Jung rompeu com Freud, com a publicação de sua ´Psicologia do inconsciente´. 

Desvinculou-se da Sociedade Psicanalítica Internacional (da qual era presidente) e estabeleceu as bases da psicologia analítica, divergindo de Freud, entre outras coisas, na interpretação da libido. Para refutá-lo, apresentou comparações de mitos antigos e fantasias psicóticas, que apontavam para a existência de um ´inconsciente coletivo´. O desenvolvimento dessa teoria requeria intensa pesquisa histórica e antropológica, e por esse motivo Jung viajaria muito nos 50 anos seguintes. 

Em 1921 publicou um de seus livros mais influentes, ´Tipos psicológicos´. Escreveu dezenas de volumes de temas variados, especialmente sobre o método analítico e as relações entre psicoterapia e religião. Interessou-se por misticismo, e publicou estudos sobre o tarô e a alquimia. Em sua autobiografia anotou: ´Minha vida é a história da auto-realização do inconsciente (...) Hoje, nos meus oitenta e três anos, me propus explicar o mito da minha vida. Contudo, só posso contar histórias. Se são verdadeiras ou não, não é problema. A questão consiste somente nisto: se são histórias minhas, se são minha verdade´. Morreu a 6 de junho de 1961.

Friday, September 10, 2010

DINÂMICA DE GRUPO: UMA TÉCNICA DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

FONTE: RH.com.br - Por Patrícia Bispo

Com o aperfeiçoamento da metodologia de pesquisa em Ciência Social, no século XX, o grupo humano também passou a ser estudado cientificamente, o que permitiu obter conhecimentos fundamentados para formular princípios gerais relativos aos processos interpessoais e grupais. As pesquisas mais significativas foram realizadas nos Estados Unidos, devido às condições econômicas e culturais favoráveis daquele país. "Várias teorias sobre dinâmica de grupo foram elaboradas, abrindo-se um leque de possibilidades de pesquisa e aplicabilidade. Teorias de campo ou topológica, da interação, cognitiva, psicanalítica, sociométrica, empírico-estatística e de sistemas são alguns exemplos da problemática de orientação teórica em pesquisa e aplicação de dinâmica de grupo", explica a fundadora da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Fela Moscovici. Em entrevista concedida ao RH.COM.BR, Fela Moscovici fala sobre como essa técnica está sendo utilizada pelas organizações. Confira!

RH.COM.BR - Quais os principais nomes que deram início aos estudos sobre dinâmica de grupo?

Fela Moscovici - Alguns pesquisadores marcaram esse início científico, dentre os quais Bogardus, Thurstone, Whyte, Newcomb, Sherif e Lewin. O estudo pioneiro de Kurt Lewin sobre os três estilos de liderança e suas conseqüências para o clima de grupo, a produtividade e a satisfação dos seus membros, constitui até hoje fonte básica de referência para cientistas sociais, líderes, educadores e administradores. Foi ainda Kurt Lewin quem popularizou o termo "Dinâmica de Grupo" na acepção atual e muito contribui para o seu estudo na primeira organização específica para tal fim: Research Center for Group Dynamics (do MIT) fundado em 1945, e mais tarde no Institute for Social Research, da Universidade de Michigan. A partir daí, a dinâmica de grupo desenvolveu-se extraordinariamente tanto na pesquisa quanto na tecnologia de manejo de grupos, principalmente em educação, terapia, administração e negócios.

Wednesday, September 01, 2010

Errar é fundamental

Por Marcelo Mariaca, www.administradores.com.br
26 de agosto de 2010, às 00h09min

Executivos, como todos os seres humanos, não estão imunes aos erros, muitas vezes, fatais para o negócio

Quando aos seis anos de idade me mudei com minha família da Bolívia, onde nasci, para Troy, nos Estados Unidos, logo tive que me acostumar com a casa, o idioma, a cultura e os amigos. Tudo novo. Além do fato de eu não ser loiro e de olhos azuis, como a maioria das pessoas locais, lá pelos 16 anos percebi que, conforme o tempo passava, minhas calças continuavam me servindo, não ficavam curtas como a de todos os outros garotos. Conclusão: eu seria um baixinho. Quando me dei conta disso, recordo que me senti desafiado a ser um sucesso. Já que não cresceria em altura, seria, então, um grande profissional.

Monday, August 16, 2010

Grandes nomes discutem o que vai ser do livro em papel

FONTE: Jornal da Globo - Edição do dia 05/08/2010 - 06/08/2010 00h34
Atualizado em 06/08/2010 00h54

O encontro de escritores e leitores na festa literária de Paraty reacende um debate: o livro impresso tem futuro, na era digital?

Ediney Silvestre
Paraty, RJ

Páginas viradas: assim fazemos há 550 anos. Assim já é para o cineasta Paulo Ballado, um leitor voraz que aderiu ao livro eletrônico e não tem nenhuma intenção de voltar às páginas impressas.

"Eu tenho ele há pouco menos de um ano e acredito que já tenho mais de 100 títulos aqui dentro". Ele gosta do formato e do peso do aparelho, do tamanho da tela, da maneira como o texto se forma.

Com o aprimoramento e a diminuição de preço dos aparelhos eletrônicos de leitura, livrarias tradicionais estão condenadas à morte. Será? O livro de papel está com os dias contados?

Informação falsa em currículo prejudica candidato

FONTE: Jornal da Globo 

Tuesday, August 10, 2010

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA LIDAR COM A GERAÇÃO Z?

Por: Carlos Henrique Vilela - www.chmkt.com.br

Eles preferem escrever mensagens de texto do que conversar. Gostam mais de se comunicar pela internet com gente que nunca viram pessoalmente do que realizar atividades ao ar livre ou passear com os colegas de escola. Não conseguem imaginar a vida sem telefone celular e acham uma chatice fazer uma coisa de cada vez.

Bem, como já deu pra ver, estou falando dos nativos digitais – a chamada geração Z. A letra que denomina esse pessoal nascido a partir de 1995 vem do termo ‘zap’ (zapear). Não só no sentido de mudar de um canal de TV para outro, mas também em ir da internet para o telefone, do telefone para a TV, da TV para o MSN, enquanto zapeia entre dezenas de sites, ouve músicas no seu iPod e, até mesmo, assiste a um filme.

Wednesday, August 04, 2010

SEGUNDA-FEIRA É ASSOCIADA A INÍCIO DE PROJETOS

Fonte: Jornal Hoje, Edição do dia 02/08/2010 - 02/08/2010 13h36 - Atualizado em 02/08/2010 13h36

Patrícia Taufer
São Paulo

Segundo especialistas, é importante marcar um dia pra dar início a planos e isso acaba sendo associado a começos naturais, como a semana, mês ou ano.

Tudo de novo! Primeiro dia útil da semana, do mês, do semestre escolar... E como é difícil!



Leia a matéria completa aqui

Monday, August 02, 2010

Erros comuns dos amadores

Se você comete alguns desses erros, ainda há tempo de corrigí-los. Certamente você conhece alguém que, talvez como você, também precise melhorar em alguns desses pontos, então que tal divulgar esse artigo para ele? O sucesso de seus amigos pode abrir muitas portas, não acha?

1 – Chega atrasado no cliente
Não respeita horário, sempre tem um culpado para seus atrasos: uma hora é o trânsito, já adoeceu a familia inteira e matou uns 10 parentes. Alguns inclusive já morreram mais de uma vez…

Tuesday, July 20, 2010

Comunicação Interna

Por Mauro Segura - 07/07/2010 - Nós da Comunicação

"A empresa que aparece na intranet é uma empresa diferente daquela que a gente vive no dia a dia".

"Onde o pessoal de comunicação interna vive? No país das maravilhas?"

"Estes caras da comunicação não sabem o que está acontecendo".

Quantas vezes você já ouviu falar nisso? Eu já ouvi isso de algumas empresas com que tive a oportunidade de me relacionar. E basicamente, na maioria das vezes, isso ocorre por alguns motivos recorrentes.

Sunday, July 18, 2010

Líder ou Gerente?

Por Luiz Gilberto Camargo Publicado 22/02/2010

Liderança é servir aos outros

Ser um ótimo administrador é bem mais fácil do que a maioria das pessoas pensa. Quando se fala em administrar, a primeira palavra que me vem à cabeça é liderança. Se existe um líder, obviamente, existem liderados. Entretanto, nem sempre existem líderes ocupando os cargos de administradores. Muitas vezes, e reintero, na maioria delas, existem gerentes nestas funções.

Líder tem a ver com ser exemplo, trabalhar em equipe, ter caráter e respeitar a todos. Já gerente relaciona-se com o cargo, hierarquia, poderes e ordens. Parece confuso, mas a ideia é simples: líderes alcançam seus resultados sem a necessidade de dar ordens, seus subordinados lhe seguem porque acreditam em sua proposta, no seu caráter, e esperam que seu líder os dirijam rumo ao desenvolvimento profissional e pessoal. Enquanto os gerentes necessitam utilizar o cargo que ocupam para relembrar seus subordinados das obrigações e das consequências de suas atitudes, e assim, a equipe desempenha suas atividades por razão óbvia: o medo da demissão.

Wednesday, July 14, 2010

Diretor de Felicidade



Tem até chefe medindo a alegria no escritório. Segundo os patrões, isso pode aumentar a produtividade em até 50%. Um empresa oferece sala para os funcionários tirarem um cochilo.

Wednesday, June 30, 2010

Mudança

Mire-se no exemplo de mulheres que fizeram da insatisfação um motor para transformar a vida com coragem e ousadia. Especialistas ensinam os segredos da criatividade aplicada ao cotidiano

Por Melissa Diniz

Diz um famoso provérbio que quem almeja o que nunca teve precisa fazer o que nunca fez. Parece óbvio, mas nem sempre essa sabedoria é aplicada. “Muitos indivíduos preferem manter os mesmos comportamentos, ainda que estejam insatisfeitos, pois acomodar- se gasta menos energia mental e emocional”, explica a psicóloga Márcia Belmiro, sócia-diretora da Humanitas Consultoria em RH, no Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Coaching. O resultado da acomodação é uma mistura de frustração e baixa autoestima, que leva os descontentes a lamentar muito e agir pouco. “As pessoas confundem intenções com mudança real. Sempre que isso acontece, mostro a elas a discrepância entre o que dizem que desejam e o que realmente fazem para realizar esse desejo”, afirma o psiquiatra e escritor americano Gordon Livingston em seu best-seller Velho Muito Cedo, Sábio Muito Tarde – Conselhos para Viver com Vitalidade, Confiança e Coragem (Ed. Sextante).

Wednesday, June 23, 2010

Nascidos depois de 1980

Jovens da geração Y podem ser divididos em quatro tipos de profissionais

MSN Dinheiro & InfoMoney

Quando o assunto é trabalho, os jovens da chamada geração Y (nascidos depois de 1980) podem ser divididos em quatro tipos de profissionais. Ao menos, é o que revela a pesquisa "O que os jovens buscam no mercado de trabalho?" realizada pela professora e coordenadora adjunta de graduação em Administração do Ibmec/RJ, Lucia Oliveira.

De acordo com o estudo, os jovens profissionais podem ser agrupados como Engajados, Preocupados, Céticos e Desapegados, sendo os primeiros os mais ambiciosos da lista, já que desejam status, prestígio, poder, conhecimento e auto-realização.

Monday, June 14, 2010

Mudança não tras sucesso, mas muda

Por JAQUELINE C. BUENO


Este semestre tive a oportunidade de ministrar mais uma disciplina de Gestão da Mudança nas Organizações e sempre faço as reflexões em sala, converso com alunos gestores, pessoas de todas as áreas sobre a mudança, mas o que de fato me chama atenção são os comentários em relação ao desenvolvimento pessoal. Muitos não acreditam em marketing pessoal e dizem que os livros, cursos de desenvolvimento pessoal ou profissional, não servem para nada, pois segundo alguns, as pessoas não mudam simplesmente por terem freqüentado um treinamento ou por terem lido um livro.

Wednesday, June 02, 2010

O Coaching é eficiente?

por Daniela Diniz - VOCÊ RH

Cinco diretores de recursos humanos contam o que pensam de uma das técnicas mais usadas no mundo corporativo

É fácil encontrar algum executivo que já tenha ouvido a palavra coaching. O difícil, muitas vezes, é entender quando, para quem e como usar essa técnica. Apesar de sua popularidade no meio empresarial, a confusão sobre a eficácia do coaching ainda é grande. Para saber o que pensam do coaching e como aplicam em suas empresas, convidamos Ney Mauro Silva, da Camargo Corrêa; Paula Traldi, da Novartis; Valmir Buscarioli, da Electrolux; Fernando Moreno, da Saint-Gobain Distribuição; e Leda Machado, da Eaton. Veja a seguir suas orientações.

Wednesday, May 26, 2010

Gestão de Pessoas - A mudança


Quando ouvimos falar em trabalhos e horários flexíveis, prêmios e bonificações por desempenho, participação nas decisões e nos lucros da empresa, pensamos, imediatamente, que é numa empresa assim que gostaríamos de trabalhar. 

Entretanto, essa realização profissional parece distante. Não é de se estranhar, pois mesmo havendo muitas empresas que mudaram ou adequaram sua maneira de administrar, vivemos ainda numa sociedade repleta de administrações tradicionais.

A administração tradicional é aquela nossa velha conhecida empresa hierárquica e departamentalizada. Com horários e normas rígidas, informações restritas, na qual aumentos na remuneração estão diretamente ligados ao tempo de serviço do funcionário. 

Os funcionários dessas empresas também possuem valores tradicionais. Acreditam que deixar o chefe satisfeito é seu objetivo, já que é o chefe quem paga os salários. São também extremamente individualistas quanto a seu espaço e seu conhecimento da empresa e das informações que detêm, conforme ilustra o autor Stephen Robbins .

Contudo, estamos passando por uma mudança de paradigmas, em que a maneira tradicional de administrar está ficando obsoleta, dando lugar a novos modelos de organização. Nesta nova visão, o funcionário preocupa-se em satisfazer seus clientes, que são os verdadeiros sustentadores de seu salário. 

Há um interesse pelo aprendizado e pela especialização constantes, pela responsabilidade e compromisso com a empresa e surge também o espírito do trabalho em equipe.

UMA REENGENHARIA

Partindo desse princípio temos o processo de reengenharia, que consiste na reconstrução da estrutura organizacional da empresa. A reengenharia não tem por objetivo tentar consertar os processos existentes, mas sim, substituí-los por novos processos que sejam eficazes.

Conseqüentemente, temos a administração inteligente que visa integrar os funcionários à empresa, através da oportunidade de conhecerem a fundo a empresa e saberem o que se passa. 

As mudanças devem ocorrer de forma proativa, conscientizando os colaboradores da empresa sobre a importância da busca constante pelo crescimento profissional e pessoal. 

Complementando, temos a administração sinérgica que objetiva a harmonia entre colaboradores, organização e processos. Nesse tipo de administração fica ainda mais clara a importância que as empresas dão às pessoas no processo da mudança. A sinergia promove integração, respeito, confiança e democratização nos relacionamentos e processos internos da empresa.


O MONGE


Em meio às mudanças e ao fortalecimento da idéia de valorização das pessoas, surge também um novo perfil de gerência: o líder. Segundo James Hunter, “a chave para a liderança é executar tarefas enquanto se constroem os relacionamentos”. Hunter, em seu best-seller “O Monge e o Executivo” (2004), bate, incansavelmente, na mesma tecla da importância do relacionamento do líder com sua equipe. 

Além disso, o líder deve ser automotivado, seguro de si e deve ter profundos conhecimentos sobre o negócio para que possa influenciar positivamente as pessoas. Segundo Jack Welch, “líderes são incansáveis no aperfeiçoamento da equipe”. 

É essencial para o relacionamento, das equipes com seus líderes e entre todos os funcionários e unidades de uma organização, que haja uma boa comunicação interna. Para o bom andamento da empresa é recomendada a comunicação horizontal, que permite o compartilhamento de informações e a solução de problemas, além de proporcionar interação entre as pessoas envolvidas no processo.

Em relação às equipes de trabalho, é ideal que sejam pequenas para o melhor andamento das atividades propostas. 


ACONTECE A MUDANÇA

Devemos estar sempre atentos às mudanças, planejando estratégias e estudando os riscos e as oportunidades, pois o menor descuido e a realidade já é outra. Não há nada pior do que correr desesperado atrás do prejuízo.

A gestão de pessoas, quando realizada de forma correta, torna-se uma excelente vantagem competitiva, pois uma empresa que tem funcionários satisfeitos funciona inteiramente melhor. 

A empresa pode ter um belo prédio, um produto bastante útil, uma propaganda que marca. Mas se as pessoas que fizerem parte da empresa não se sentirem parte dela, é bem provável que as conseqüências no mercado não sejam as melhores.


Friday, May 21, 2010

Endomarketing - materiais

No site a seguir os visitantes encontram maiores informações sobre o Endomarketing: conceitos, trabalhos, artigos, links, enfim, mais uma fonte de informações sobre o assunto.

Acesse: www.endomarketing.com

Endomarketing - Valorização

Palestras motivacionais, café da manhã com o presidente da empresa, eventos e ações de incentivo. Para muitas empresas, estas atividades fazem parte das estratégias de Endomarketing

Empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota, são conhecidas por possuir o Endomarketing em seu DNA. Estas companhias estimulam seus funcionários através de ações focadas no bem-estar deles o que, conseqüentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. 

Para as empresas, o perigo das ações motivacionais é a autonomia dada a um funcionário incompetente. 

O planejamento, portanto, é um dos princípios do Endomarketing. Não basta desenvolver ações para remediar um problema interno ou para aumentar a vendas temporariamente. É preciso identificar virtudes e dificuldades entre os colaboradores ou serviços de uma empresa, através de ferramentas específicas que apontam o problema usando metas e resultados. 

Desmistificar o conceito de que o Endomarketing é um evento de integração ou uma ginástica laboral,  é fundamental para sua valorização dentro das organizações.


Thursday, May 20, 2010

Falar em público

Para o futuro orador, seja ao falar, ensinar, vender ou entreter, é importante aproximar o universo da leitura e exercitar a expressão oral desde criança. Veja um trecho desta matéria da revista "Nova Escola", como educadores (e pais) podem se atentar sobre este assunto e preparar a criança para um futuro brilhante.

Quem não apresenta suas ideias com clareza ou defende mal seus argumentos diante um grupo enfrenta problemas tanto na sala de aula como na vida profissional. Embora o ensino da língua oral esteja previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) há mais de uma década, essa prática está longe de ser prioridade. Ela é confundida com atividades de leitura em voz alta e conversas informais, que não preparam para os contextos de comunicação.

Wednesday, May 19, 2010

Ser profissional de excelência


Mesmo sem ter lido o best-seller “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, eu acredito que melhores hábitos tornam as pessoas melhores. Caminhar todas as manhãs, consumir produtos integrais, ler 1livro todo mês, fazer diferente o que você sempre fez igual.

Alguns dos nossos hábitos já fazem parte de nós, são automáticos, outros precisam de disciplina para realizá-los. Se queremos ser um grande profissional, cidadão ou pai, é preciso fazer isso. Percebi que boa parte dos bons hábitos são mais ou menos o mesmo para todo mundo. Como estes cinco que li e que, coincidência ou não, já aplico na minha vida há algum tempo:

Friday, May 07, 2010

Modelo básico de Currículo

MODELO BÁSICO DE CURRÍCULO