Friday, April 24, 2020

Reflexões para Vida

PESSOAL 
·         Como está a sua saúde?
·         Você faz algum tipo de esporte ou vai à academia?
·         Se sente com disposição e energia para enfrentar o seu dia?
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL 
·         Está satisfeito com os seus conhecimentos atuais?
·         Seus conhecimentos são suficientes para alcançar os seus objetivos?
·         Qual a foi a última vez que você comprou/leu um livro?
EQUILÍBRIO EMOCIONAL - Alguns questionamentos para descobrir como estão as suas emoções:
·         Como você reage as situações inesperadas que surgem na sua vida?
·         Como você lida com estresse?
·         Você faz alguma prática que o ajude a ter maior controle emocional? (terapia, yoga, meditação, por exemplo)
PROFISSIONAL - Algumas perguntas para reflexão:
·         Você tem conseguido poupar algum dinheiro para realizar os seus sonhos?
·         Você controla os seus gastos mensais de alguma forma? (Usa planilhas ou aplicativos para esta finalidade?)
·         Possui dívidas ou empréstimos?
TRABALHO E CARREIRA - Você poderá avaliar:
·         Quanto tem se dedicado a planejar a sua carreira?
·         Quais as perspectivas de crescimento no seu trabalho atual?
·         Os objetivos da empresa onde você trabalha atualmente estão alinhados com seus objetivos pessoais?
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - o rumo da sua carreira a partir de uma avaliação real da sua contribuição social.
Você pode avaliar a sua contribuição respondendo:
·         Seu trabalho contribui para alguma mudança na sociedade?
·         Você realiza doações periódicas para algum tipo de instituição com caráter filantrópico?
·         Faz algum tipo de voluntariado?
RELACIONAMENTOS - Avalie se você tem dedicado tempo suficiente para manter e fortalecer os laços que o apoiam:
·         Tem reservado tempo para se relacionar com sua família?
·         Como você avalia o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal?
·         Participa regularmente dos eventos promovidos pela sua família (aniversários, casamentos, etc)?
RELACIONAMENTO AMOROSO  - Algumas perguntas:
·         Você se sente feliz no seu relacionamento atual?
·         Sua relação amorosa é conflituosa?
·         Qual foi a última vez que você planejou um encontro romântico com seu companheiro(a)?
VIDA SOCIAL 
Qual foi a última vez que você esteve num evento social com o intuito de aumentar o seu networking?
·         Você reserva um tempo na sua agenda para participar de eventos sociais?
·         Quando foi a última vez que você recebeu amigos em casa ou foi à uma reunião na casa de amigos?
QUALIDADE DE VIDA  - Espiritualidade - Algumas reflexões:
·         Diante das adversidades você consegue se manter optimista?
·         De modo geral, você tem uma crença positiva na vida?
·         Com que frequência você costuma criar cenários mentais positivos?
LAZER, HOBBIES E CRIATIVIDADE - Responda as seguintes perguntas:
·         Você possui algum hobby? Quanto tempo dedica a ele?
·         Qual foi a ultima vez que você viajou?
·         Existem espaços livres na sua agenda diária?
PLENITUDE E FELICIDADE - Algumas perguntas:
·         Em geral, você se sente entusiasmado para avançar na vida?
·         Acha que é merecedor de conquistar suas metas e objetivos profissionais?
A qual distância você se encontra da sua felicidade

Tuesday, February 12, 2019

O Resgate dos Encontros Comunicacionais nas “Ágoras” Pelas Comunidades Virtuais


Artigo apresentado no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012
By Jaqueline da Costa Bueno 

Este artigo promove uma reflexão sobre as questões que envolvem as comunidades virtuais inseridas em quase todas as mídias digitais. Os encontros que se transformam do ciberespaço para as comunidades nas praças, shoppings, festas reuniões sociais e profissionais. Resgatando assim a ideia das antigas Ágoras gregas. Utilizou-se como ponto de partida conceitos de comunidade, Identidade, quotidiano, cibersocialidade e tribos. Distante da pretensão de contemplar todos os aspectos das comunidades existentes, o estudo procurou contextualizar os encontros e as novas formas de relações sociais quotidianas surgidas a partir da esfera da revolução tecnológica pós-moderna. 

PALAVRAS-CHAVE: Comunidade; Tribos; Mídias Digitais.  

Na perspectiva dos espaços de comunicação, seja nas praças ou nas redes, os indivíduos vão compartilhando seus valores, suas afinidades e habilidades. Esse movimento, junto às necessidades pessoais e profissionais, transforma-se num sistema de trocas mútuas e integração vivencial. Segundo Santaella (2010, p.67) “essas redes se caracterizam por uma atuação predominantemente focada em redes de relacionamentos pessoais familiares, de amizade e/ou profissionais”. Por isso, entendemos que também as relações afetivas em qualquer comunidade virtual merecem atenção especial, pois são valiosas para entendermos os processos de criação e inovação da cultura contemporânea.

Com base nessas observações, iniciamos este trabalho nos questionando sobre o que circula de forma mais complexa nesse Ciberespaço3 , quais são os valores, qualidades, ações e reações, comportamentos e rotinas que povoam tais ambientes? É fácil perceber a presença do prefixo cyber ou ciber, está em quase tudo o que é tecnológico: cyber punk, ciber-sexo, ciberespaço, etc. Cada expressão forma, com suas particularidades, o conjunto da cibercultura. Na visão do filósofo da informação Pierre Lévy (1999) é como um conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem ao mesmo tempo no ciberespaço. Esses valores ensejam um novo olhar, menos técnico, menos superficial, mais subjetivo, mais complexo e mais relacional. 

A cibercultura, para Levy (1999), inaugura um novo meio de comunicação, resultante da interconexão mundial dos computadores. Não se limita apenas à infraestrutura material da comunicação digital, mas contempla todo o universo da informação que é possível agregar. Incluindo aquelas geradas pelos seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Isso também acontece na relação entre as redes de computadores e o ciberespaço. O autor descreve este movimento social como uma “prática de comunicação interativa, recíproca, comunitária e intercomunitária [...] no qual cada ser humano pode contribuir” (Lévy, 1999 p.92). O ciberespaço não cerceia a participação de quem quer que seja. Não há limites de idade, gênero ou crença para participar e interagir com os demais membros do grupo. Ele proporciona autonomia e liberdade aos indivíduos para criarem avatares, fantasiarem livremente, inventarem e representarem encenações de si mesmo e dos que com eles interagem. O intercâmbio de informações torna o espaço mais relevante à medida que ele vai se constituindo numa série de interconexões ou “nós” como aponta o professor Dr. Luiz Carlos Iasbeck (1997).  

O espaço físico paulatinamente se amplia e se amplifica, reconfigurando-se com novas e mais complexas características. A interação em rede aumenta de modomultiplanear, o ambiente da comunicação, tornando os espaços de troca mais densos e desafiadores àqueles que dele participam. Não é por outro motivo que tantos se sentem atraídos pela conversação nas comunidades virtuais. A pesquisadora da área de Ciências Humanas e Sociais, Raquel Recuero (2009, p.27) explana sobre a necessidade de existir no ciberespaço. “É preciso constituir-se parte dessa sociedade em rede, apropriando-se do ciberespaço e constituindo um “eu” ali”. De maneira conflitual e harmoniosa ao mesmo tempo, esses estilos de vida se põem e opõem uns aos outros no cotidiano, e o que delimita esse novo “espírito do tempo”, é a socialidade: A socialidade, ou o cotidiano que ela exprime, está totalmente centrada no presente. 

A ESPACIALIDADE é o tempo em retardo, é o tempo que tentamos frear e daí a importância da ritualização na vida do dia-a-dia... (MAFFESOLI, 2006, p.57, grifo nosso). Contudo, essa “socialidade” centrada no tempo presente, no “online”, muitas vezes não é satisfatória por si só. Partimos do pressuposto de que a “falsa” satisfação de necessidades dos indivíduos é uma construção imaginária, inventada, conforme define Castoriadis: [...] Quer se trate de uma invenção “absoluta” (“uma história imaginada em todas as suas partes”), ou de um deslizamento, de um deslocamento de sentido, onde símbolos já disponíveis são investidos de outras significações que não suas significações “normais” ou “canônicas”. 

Nos dois casos, é evidente que o imaginário se separa do real, que pretende colocar-se em seu lugar. (CASTORIADIS, 1995, p.154). Essa construção imaginária está presente nas comunidades virtuais e nos relacionamentos interpessoais intermediados pelo computador. Proporcionando assim, relevância aos encontros pessoais. De um mero comportamento humano, os relacionamentos passam a compor sistemas integrativos com consequências sociais, políticas e econômicas, portanto, vitais para as sociedades contemporâneas.  

1. Agora é a vez dos encontros nas “Ágoras” 

O “lugar” dos encontros comunicacionais (das interações comunicativas) é o ambiente em que todos participam e no qual todos os assuntos podem frequentar. Segundo Iasbeck (2001) os seres humanos são complexos, necessitam se comunicar para espantar a opressão da solidão e por isso interagem continuamente. Não importa o quanto e em que direção a tecnologia evolua, essa característica dificilmente se alterará, pois: A comunicação é esse processo em que imagens, representações são produzidas, trocadas, atualizadas no bojo de relações, esse processo em que sujeitos interlocutores produzem, se apropriam e atualizam permanentemente os sentidos que moldam seu mundo e, em última instância, o próprio mundo. (FRANÇA, 2004, p.23). 

Os espaços já consagrados de encontro e informalidade são frequentados fielmente e não têm perdido espaços para o mundo digital: no cafezinho, no almoço e no jantar; nos corredores, nas praças e nos bares, no happy hour com os colegas, nas festinhas e nas confraternizações rituais. Nestes ambientes físicos, as pessoas deixam fluir espontaneidade como forma de descompressão às constrições dos ambientes virtuais. E não é demais lembrar que, tal como os meios tradicionais de comunicação, “os computadores são as extensões do nosso cérebro, do nosso corpo” (McLuhan. - 1969 p.38), portanto a presença deles nestes ambientes é imprescindível. 

O lugar e o encontro presencial são elementos novos na sociabilização da cibercultura, estes elementos são mais ligados ao mundo pré-internet e que agora são potencializados e amplificados. Entretanto essa ampliação insere-se dos sistemas de localização geográfica em uma grande quantidade de dispositivos, a “ligação” dos espaços físicos e virtuais se eleva a outra dimensão. A informação constante das coordenadas geográficas realiza uma conexão constante entre a posição física do indivíduo e informações no ciberespaço. Isso desencadeia uma grande quantidade de relações inéditas aos sistemas comunicacionais já existentes e a criação de outros.  

Outro dado relevante é a informação do local físico onde a pessoa está que também pode liberar, em muitos casos, todas as outras informações como sexo, idade e aparênciasestéticas, que ainda possuíam certa proteção na rede. Contudo estes dados ajudam a promover os encontros fora da rede: Ao mesmo tempo, tal amontoado apresenta sutis diferenciações, e as preferências quanto às roupas, ou quanto aos hábitos sexuais, aos esportes, aos bandos e aos próprios lugares não deixam de dividir o território, recriando, assim, um conjunto comunitário com funções diversificadas e complementares. (MAFFESOLI, 2006 p. 168). 

Estas evidências somadas a várias outras que começam a se desdobrar são baseadas em uma das fronteiras intocadas no ciberespaço que é a localização física. Assim como outras informações do âmbito privado que se tornam públicas sem a nítida percepção do individuo, este novo dado pode ser ainda mais complexo do ponto de vista da privacidade, pois o que se faz nas comunidades virtuais reflete claramente na vida social de cada indivíduo. 

O apego pela comunidade está diretamente ligado a perda da liberdade, esse processo acaba gerando uns dos dilemas mais significativos para compreensão das comunidades virtuais da contemporaneidade. Paradoxalmente, almejamos e resistimos à segurança coletiva, em prol da liberdade individual. Segundo Bauman (2003), a ideia de comunidade foi destruída, a de comunitarismo como “pertencer a” continua um processo em nossa sociedade que estaria orientado, segundo o autor, nas duas formas de autoridades possíveis no mundo contemporâneo: a autoridade dos especialistas e a autoridade numérica. Essa autoridade dos especialistas, por sua vez, é geralmente a classe que tem acesso aos bens culturais. 

E a autoridade numérica uma categorização econômica que já não dá mais conta de explicar a realidade, procura estabelecer marcos explicativos que deem conta da multiplicidade dos entes sociais. Essas grandes massas, resultantes da desarticulação de sua organização em termos de comunidade, inventaram historicamente como substituição o conceito de “identidade”, em que o pressuposto de “ser diferente” acaba gerando um processo de distanciamento, separação e divisão cada vez maior entre as pessoas, causando assim, a criação dos grupos seletos de pessoas dentro de uma sociedade. Entretanto, a separação das pessoas nas comunidades cercadas e controladas eletronicamente é antítese da desindividualização. 

Hipoteticamente não se pode viver só nas redes, daí a importância das comunidades virtuais se multiplicarem e se juntarem ainda mais, com a finalidade de tentar resgatar os “encontros” onde são estabelecidas as relações afetivas no espaço físico. É fato que existem as novas elites nas comunidades seletas, grupos de pessoas que se enclausuram em seus próprios mundos, egoísmo e individualismo são as palavras que classificam essas comunidades. 

Bauman (2003) nos fala do “cosmopolitismo individualista”: O estilo de vida ‘cosmopolita’ dos novos atores em secessão não foi feito para imitação das massas, e os ‘cosmopolitas’ não são apóstolos de um modelo novo e melhor de vida, nem são a vanguarda de um exército em marcha. (BAUMAN, 2003 p. 54). Para Bauman (2003) o individualismo “cosmopolita” é diagnóstico da realidade convincente e seus efeitos perversos são perceptíveis em nosso quotidiano. Questiona ainda: se podemos (em termos teóricos e práticos) e se devemos (em termos ético-morais) reconstruir a ideia de comunidade no sentido do compartilhamento das coisas comuns, residindo aqui, talvez, o principal desafio destas reflexões teóricas neste texto, ou seja, a implementação prática do mesmo.

2. Individuais coletivos 

Destacamos o resgate aos “encontros” pessoais e na “desindividualização” das comunidades, ou seja, os grupos das comunidades virtuais. Em linhas gerais, os grupos caracterizam-se pelo confinamento espacial ou neste caso virtual, combinado com a ideia de fechamento social, ou seja, a construção de uma homogeneidade dos “de dentro” e de uma heterogeneidade dos “de fora”. 

A comunidade dos “de dentro”, isto é, a “comunidade virtual”, sugere uma ideia falsa de liberdade, segurança, tranquilidade e uma série de sentimentos positivos. Porém essas novas formas urbanas, criadas a partir de ambientes renovados estão se modificando aos poucos. Ainda imperceptíveis às pessoas, pois o que se tem hoje, através do desenvolvimento e utilização das aplicações geradas nas comunidades virtuais é uma intensificação das interações “online” que Castells (2003) designa de “hipersociabilidade”. 

No sentido hiper, os utilizadores redescobrem as potencialidades das comunidades suportadas pelo interesse comum, procurando intensivamente restabelecer os laços e relações perdidas. Castells (2003) discute que “uma rede é um conjunto de nós interconectados”. A formação em redes é uma prática humana muito antiga, mas as redes ganharam vida nova em nosso tempo transformando-se em redes de informação energizadas pela Internet. Com essa concepção, a flexibilidade é mencionada por Castells como uma forte vantagem das redes, enquanto ferramentas de organização das comunidades. Nesse contexto, segundo o autor, a Internet tornou-se a principal ferramenta para uma nova sociedade, “a sociedade em rede”, impulsionando a criação de uma nova economia e quebrando antigos paradigmas da comunicação. 

Sendo assim, a Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, em escala global. Há aqueles que defendem que estamos em um processo de democratização, porém as facilidades dos encontros virtuais e a troca de informações nas redes só se concretizarão como democracia, quando o acesso à tecnologia for realmente democrático. Enquanto a exclusão de alguns grupos sociais existirem, teremos as desigualdades nos grupos que em um dado momento podem ser a elite e em outro os “desprivilegiados”, pois: 

A influência das redes baseadas na Internet vai além do número de seus usuários: diz respeito também à qualidade do uso. Atividades econômicas, sociais, políticas e culturais por todo o planeta estão sendo estruturadas pela Internet e em torno dela, como por outras redes de computadores. De fato, ser excluído dessas redes é sofrer uma das formas mais danosas de exclusão em nossa economia e em nossa cultura. (CASTELLS, 2003, p.8). Entretanto vimos que as comunidades virtuais por si só, não trazem apenas benefícios, mas também gera conflitos e tensões causadas pela abstinência virtual. Há autores que comparam a desigualdade social no acesso e domínio da tecnologia, com a desigualdade do acesso à leitura e escrita nos tempos antigos. 

Antigamente, apenas os “escribas” e uma pequena minoria dominavam a leitura e a escrita. Assim somente eles tinham acesso aos livros e obras, dominando e centralizando o conhecimento, enquanto a grande maioria da população possuía apenas o conhecimento da comunicação oral passadade pais para filhos. Hoje, apesar da rápida expansão da informática, enormes contingentes da população mundial não têm acesso a tais tecnologias. 

Se conectadas ao mundo através de comunidades diversificadas, constroem a partir delas, experiências individuais mais profundas. Partilhando-as com os demais membros e contribuindo para um aumento da qualidade da experiência e melhoria das relações. Citamos as redes sociais como exemplo. Nesta lógica construtiva, o conhecimento e informação emanados dos contatos entre membros seriam responsáveis pela construção do conhecimento coletivo nos espaços virtuais. Segundo Bruns (2008) “Há muitas pessoas nestes espaços procurando segurança na coletividade, por isso, estabelecem outro espaço da invenção coletiva”. 

Sabem que a competição é impossível, prevenindo assim desgastes, procuram se aglomerar todos juntos. Contudo nestas aglomerações quotidianas a alta tecnologia está presente, o que vem fazendo que se exponham cada vez mais, refletindo no seu convívio social. A internet por sua vez interliga em todos os lugares, causando um efeito de onipresença, isto é, significa que a possibilidade de se está em vários lugares ao mesmo tempo dá uma sensação de autonomia e poder absoluto de si e dos outros.

 Com esse efeito onipresente, não há separação da casa e do trabalho, as pessoas não precisam morar nas grandes cidades para se manterem informadas, isso é facilmente conseguido com as novas tecnologias. Por outro lado, temos o impacto negativo, as pessoas deixam de ter um convívio social sólido. Como exemplo, nas relações afetivas que é essencial, mesmo que, como defende Maffesoli (2006): Seja apenas para apreciar suas novas orientações (ou reorientações), retornar à forma pura que é o estar - junto à toa. 

Com efeito, isso pode servir de pano de fundo, de elemento revelador para os novos modos de vida que renascem sob nossos olhos. Nova rodada do jogo que diz respeito à economia sexual, à relação com o trabalho, à repartição da palavra, ao tempo livre, à solidariedade nos reagrupamentos de base. (MAFFESOLI, 2006 p. 141, grifo nosso) Segundo o autor a sociedade assim compreendida, não se resume em uma mecanicidade racional qualquer. Ela vive e se organiza, no sentido estrito do termo, através dos reencontros, das situações, das experiências no seio dos diversos grupos a que pertence cada indivíduo. 

O autor enfatiza, é uma sociedade estruturada através da conectividade generalizada, que se preocupa apenas com o presente vivido coletivamente. É preciso atentar sobre os impactos causados na família dentre eles, pode-se destacar a ameaça de valores, onde o computador acaba tirando um pouco do convívio em família. A internet, por exemplo, possui informações maléficas, que muitas vezes as crianças acabam tendo acesso, “mundo animal” e grotesco o qual todos acessam e são cúmplices dessa vida e de suas ações nela. Ainda segundo Maffesoli, 2006 p.154: Talvez não devêssemos ter medo de dizer, com uma vida um tanto animal. Eis aí o que nos lembra a lógica das redes que está se impondo nas massas contemporâneas. 

A impessoalização, melhor seria dizer a desinvidualização, assim induzida é, aliás, perceptível no fato de que cada vez mais as situações são analisadas a partir da noção de atmosfera. (MAFFESOLI, 2006 p.154) Essa noção de atmosfera que Maffesoli (2006) nos fala pode ser aquela que nos impulsiona a adquirir um aparelho eletrônico de última geração sem necessitá-lo. As pessoas adquirem novas tecnologias sem, no entanto, ter uma aplicação para elas, as chamadas futilidades, isso acontece às vezes pela pressão do próprio mercado ou simplesmente para manter uma imagem perante a sociedade, o “status”. 

É notável como está presente na vida e no quotidiano das pessoas, o vínculo de dependência com a tecnologia onde a privacidade pode ser facilmente invadida. Eis que vivenciamos na era digital, uma nova atualização das formas tradicionais de encontros e socializações bem como decisões sócio-políticas. É nesse contexto em que se ampliam as formas desses “encontros” nas praças, nos shoppings, nas festas, enfim, nos lugares públicos. Então, os protagonistas dessa nova modalidade são as redes, aliadas a um ingrediente fundamental que são a significação e ressignificação da realidade.


3. As observações empíricas 

A possibilidade dos encontros coletivos envolvendo as comunidades virtuais pode estar subitamente vinculada aos lugares. À medida que redes Wi-Fi4 começaram a transportar a Internet de cubículos para encontros nos espaços públicos, como livrarias, cafés, parques e praças, estes começaram a se transformar. A Internet começou a ser acessada em Iphones, Ipads e outros dispositivos com acessos a rede. Contudo podemos afirmar hipoteticamente que a tecnologia wireless5 está trazendo de volta este público para fora das casas, em um movimento cíclico. 

Esse movimento “geográfico e de recompensa”, como aponta Maffesoli (2006) neste contexto, faz com que os indivíduos se comuniquem de onde estiverem e troquem informações das suas posições. Em seguida há possibilidades de “encontros” em algum lugar público como um Shopping Center ou uma festa Cosplay6 , por exemplo. Portanto, as redes desempenhariam um papel estratégico, enquanto elemento organizativo, articulador, informativo e de “atribuição de poder” de coletivos e de movimentos sociais no seio da sociedade civil e na sua relação com outros poderes instituídos (Scherer – Warren, 2006, p. 222). 

Com a consolidação da sociedade em rede, também como uma esfera pública planetária, esse potencial pode ser expresso como um grande modelo para a consolidação de soluções compartilhadas diante de questões complexas, a partir da interação multiétnica, multinacional e multicultural.  Nesse sentido, há muitos exemplos concretos de grandes redes sociais construídas no plano virtual que não somente obtiveram grande alcance global, como se materializaram no mundo real, como a divulgação de manifestos e articulação de protestos em várias partes do mundo através de redes que envolvem os grupos e organizações políticas e civis. 

Considerações Finais 

Os encontros presenciais podem não ser as soluções para os problemas da socialização na cultura contemporânea. Pois, como qualquer outro meio de encontro, seja ele virtual ou presencial, apresenta qualidades e problemas. A tão ‘querida’ harmonia e liberdade podem ser tanto positivas quanto negativas. Tanto nas comunidades virtuais quanto nas presenciais podem proporcionar amizades duradouras, tolerância e até amor. 

Os indivíduos se comunicam de onde estiverem e trocam sua angustias, seus prazeres e seu sucesso. Embora o que se vê atualmente, é que essa troca virtual não satisfaz por completo as comunidades, há um rompimento dessas barreiras eletrônicas, as pessoas quebram as muralhas trazendo esses “encontros” que outrora era somente virtual, e agora é imprescindível que sejam em espaços físicos aqui denominados de “ágoras”. Esses espaços físicos a que chamamos de praças como as Ágoras Gregas são resgatados pelas comunidades virtuais, citamos como exemplo os locais desses “encontros” Shopping Centers, praças, parques, bares e festas, onde as pessoas carentes podem encontrar suporte emocional e respostas para suas angústias, pessoas tímidas podem engajar-se em frutíferas conversações e desenvolver fortes relações. 

A sociedade ‘fluida e líquida’ que Bauman (2003) relata não aguenta mais o confinamento no mundo virtual e querem relações “fora das redes”, mesmo fluidas e líquidas, mas que sejam no mundo real. Por fim, é um fenômeno social ainda recente que parte das comunidades virtuais para as comunidades das praças, resgatando a ideia das Ágoras gregas e que apresenta inúmeros desafios. Exige-se um novo olhar diante das múltiplas possibilidades de pesquisa, desconstruindo os pressupostos convencionais de investigação e construindo novas visões sobre os novos fenômenos como sendo um acréscimo às possibilidades interativas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Monday, October 22, 2018

CURSOS DE INGLÊS / ENGLISH COURSES



Programas dos Cursos de Inglês

INGLÊS BÁSICO PARA TAXISTAS / UBER / MOTORISTAS
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno

Objetivo
Apresentar e contextualizar expressões básicas, como saudações, informações sobre trajetos e localizações, da forma escrita e falada, utilizadas por taxistas que necessitem da língua inglesa como instrumento de trabalho.
A quem se destina
Associados das cooperativas de transporte no exercício da profissão de motorista de táxi.
Conteúdo Programático
• Etiqueta nas relações humanas: diferenças culturais.
• A língua inglesa no mundo.
• Reconhecimento dos sons: diferenças básicas.
• Expressões úteis.
• Saudações e despedidas.
• Numerais.
• Hora, tempo e estações do ano.
• Profissões e nacionalidades.

INGLÊS  LEITURA E ESCRITA / COMUNICAÇAO / EMAILS
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno

Seletividade do Tipo de Leitura (Skimming / Scanning) Levantamento de hipóteses sobre o texto (a partir de títulos, subtítulos, iconografias). Conscientização do processo de leitura. Exploração de informação não linear: cognato, falso cognato e contexto. Vocabulários elementares, avançados e instrumentais. Abordagem de pontos gramaticais indispensáveis à compreensão de textos. Uso do Dicionário como estratégia-suporte de leitura. Prática.

  • Identifying text genres (identificação de gêneros textuais) - Manuals, e-mails, articles from books, magazines, etc.;
  • Reading and understanding texts (leitura e interpretação de textos);
  • Cognate words (palavras cognatas);
  • Reading strategies (estratégias de leitura);
  • Skimming - general reading (leitura para informações gerais sobre o texto);
  • Scanning - reading for specific information (leitura para informações específicas sobre o texto);
  • Selectivity - reading for details (leitura detalhada do texto);
  • Predicting/previewing/guessing  the  meaning  and  the  content  of  a  text  from  the  titles,  pictures,  etc.  (Prever, analisar e adivinhar o significado e o  conteúdo  de  um  texto  a  partir  de  títulos, figuras, etc.);
  • Word study: common words and frequent expressions (palavras e expressões mais comuns e frequentes);
  
INGLÊS INSTRUMENTAL 1
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno
Módulo 1

1. Noções e prática de leitura
·         Conscientização de processo de leitura
·         Varredura dos textos (Scanning e Skimming)
·         Antecipação do conteúdo dos textos (Prediction)
·         Inferência lexical na leitura
·         Leitura para busca de pontos específicos
·         Estrutura organizacional de abstracts.
 2. Pontos gramaticais necessários para a compreensão de textos: 
·         Introdução ao conceito de grupos nominais.
·         Uso do dicionário e as diferentes funções gramaticais da palavra.
·         Tempos verbais e suas respectivas noções
·         Marcadores de discurso e suas respectivas funções retóricas.
·         Voz passiva.

INGLÊS INSTRUMENTAL 2
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno
Módulo 2

1 - Estrutura de Textos Acadêmicos
·          Introdução teórica (com base em Swales)
·          Identificação dos movimentos em textos diversos
 2 -  Estudo da Formação de palavras
·         Estudo de afixos e sufixos
·         Identificação de fato / opinião em resenhas de livros e  textos diversos
 3 - Estruturas presentes em textos argumentativos 
·         Revisão de  conectivos
·         Revisão de  voz passiva
·         Leitura e resumo do texto do próprio aluno e/ou do texto trazido pela professora
 4 - Estrutura de artigos acadêmicos
·         Trechos de artigos em inglês (enfoque nos tempos verbais utilizados)
 5 - Estrutura de frases complexas
 6 - Conceitos teóricos sobre elaboração de resumos

INGLÊS INSTRUMENTAL ORAL / CONVERSAÇÃO
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno
Inglês Instrumental Oral

Aprimorar a fluência na expressão e compreensão oral em Inglês. Estratégias de expressão e compreensão oral relacionadas com a situação de enunciação, a organização discursiva. Tipos de situações reais e compreensão de documentos sonoros diversos: entrevistas, conferências, diálogos, canções, etc., e de documentos audiovisuais: emissões televisivas, material didático produzido em vídeo, cenas de filmes, etc.  
Quem pode fazer o curso?
Todas as pessoas que queiram aprimorar o inglês, conhecer vocabulário da área específica.
A aula é ministrada em inglês?
Sim. Os alunos também se comunicarão na língua-alvo.



Thursday, February 04, 2016

Balneário Camboriú temporada 2015/16.

Balneário Camboriú foi minha escolha para temporada 2015/16.

De acordo com o Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) foi classificada entre os 10 municípios brasileiros com melhor qualidade de vida, e em segundo lugar entre os municípios catarinenses, com uma população de quase 125 mil habitantes.


A cidade é bem pequena (50 Km2) e seu centro se estende ao longo de 6 Km da praia central. É neste eixo que se concentram os hotéis, os edifícios mais luxuosos, o comércio e as diversões. 

A palavra "Balneário" chama atenção a principio, do latim balneariu, o topônimo Balneário é um adjetivo relativo a banho. Conforme o Dicionário Michaelis , a palavra refere-se a locais de banho ou estâncias de água onde se empregam banhos medicinais. Já em Portugal, Balneário pode significar um local devidamente equipado onde se pode tomar banho, trocar de roupa etc. 


As principais atividades econômicas do município são a construção civil e o 
Entre os equipamentos turísticos, temos na Barra Sul do município, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia de Laranjeiras e às demais praias da região sul de Balneário Camboriú: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. 

Pinho é a primeira praia de Nudismo oficial do Brasil. Eu fui conhecer mas não tive coragem de tirar a roupa.. rs! Fica para outra oportunidade...

Muitos Argentinos, Chilenos, Peruanos ...Durante o ano, a procura por Balneário Camboriú é feita não apenas por brasileiros, mas também por turistas de alguns países da Europa também... 
Praia de Laranjeiras




O Morro do Careca, meu local preferido, permite visão panorâmica da cidade e também da Praia Brava, em Itajaí. O local, no Litoral Norte catarinense, também é ponto de partida para voos de parapente.


Descendo o morro é possível acessar a Praia dos Amores. O local, na parte Sul da Praia Brava, pode ser avistado do mirante e é propício para a prática de surf. Na praia, os visitantes podem aproveitar os restaurantes e se hospedar nas pousadas. O local é limite dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú.



Para fazer um voo livre, a indicação é ligar para checar as condições do vento e também agendar um horário pelo (47) 9982-3159. No local, são fornecidos os equipamentos necessários. O tempo de voo é entre 15 e 20 minutos ..
Balneário Camboriú é um excelente lugar para meditar ...




Já sabemos que a meditação promove muitos benefícios tanto a nossa saúde mental, como espiritual, o nível de redução de estresse, agressividade e impaciência é algo comprovado! 

Meditar é vital... Com a meditação, as atitudes se tornam mais pacíficas, tornando o ambiente em que vive mais harmonioso.

REFLEXÃO - Atualmente com as crises,  estamos sujeitos a todo tipo de problemas, todos enfrentamos: traições, mentiras, injúrias, doenças, desamor, violência  e uma infinidade de situações estressantes e angustiantes não é verdade?  Quem não que um lugar pra descansar? Quem não sonha com um cantinho pra relaxar longe de tudo? Quem não quer ir pra uma praia deserta bem longe e só ficar deitado olhando o mar? 



ENFIM

Visitar Balneário Camboriú é uma experiência agradável, tanto a hospedagem quanto a alimentação, fora da temporada que vai do final de dezembro até o Carnaval, tem custo reduzido.



namaskaara