Monday, June 14, 2010

Mudança não tras sucesso, mas muda

Por JAQUELINE C. BUENO


Este semestre tive a oportunidade de ministrar mais uma disciplina de Gestão da Mudança nas Organizações e sempre faço as reflexões em sala, converso com alunos gestores, pessoas de todas as áreas sobre a mudança, mas o que de fato me chama atenção são os comentários em relação ao desenvolvimento pessoal. Muitos não acreditam em marketing pessoal e dizem que os livros, cursos de desenvolvimento pessoal ou profissional, não servem para nada, pois segundo alguns, as pessoas não mudam simplesmente por terem freqüentado um treinamento ou por terem lido um livro.

Na verdade, em alguns aspectos, concordei com a crítica e sei que muitas pessoas são céticas em relação a este assunto. Afinal, caso os cursos e livros em referência tivessem tal poder de transformação, não seria apenas incrível, mas verdadeiramente fantástico.

Qualquer que seja a mudança que se pretenda (quando esta ocorre) deve ser pretendida não por quem escreve, mas sim por quem lê um livro, assim como num curso, não deve ser somente o instrutor a pessoa a querer transformações para os presentes e sim àqueles que participam. Ministro cursos e palestras nesta área há vários anos e desconheço alguma mudança verdadeira que possa ter ocorrido sem o sincero desejo e esforço daquele que pretende mudar.

Uma análise mais detida do conteúdo de tanta informação presente nos milhares de livros e cursos disponíveis mostrará que a essência de suas propostas é relativamente semelhante: os desenvolvimentos pessoais, profissionais, através do questionamento e reflexão sobre conduta, postura e comportamento, ética, entre outros. No entanto, vale ressaltar que em última instância as mudanças sempre dependerão única e exclusivamente de cada um. Afinal, todos têm o livre arbítrio de escolher o caminho.

Acredito que de tudo que é discutido, poderíamos resumir nossa necessidade de questionamentos, reflexões e mudanças em algumas áreas da nossa vida que estão centradas em certas palavras chave. A seguir cito apenas algumas delas (a ordem listada não é necessariamente a ordem de importância):

• Respeito
• Amor
• Educação
• Determinação
• Entusiasmo
• Metas e Objetivos
• Ambição
• Fé
• Dinheiro

Num rápido exercício, caso solicite a você que faça um breve comentário sobre cada palavra, confirmarei que a percepção e a importância que cada uma delas dá poderá ser bastante diferente. Isso sim é que causa a grande e saudável diferença entre as pessoas. É como cada um (de acordo como seu ponto de vista), encara sua necessidade de imprimir mudanças em suas vidas ou não. Um fator determinante do insucesso em um processo de mudanças é o fato de que a grande maioria de nós sempre espera que os outros mudem. Ora, se uma mudança pessoal já é difícil, imaginem querer mudar os pensamentos e atitudes dos outros?

Quando queremos algo, em nosso íntimo sabemos muito bem o que é preciso para conseguir e o quanto teremos que renunciar para isso. Nem todos têm sucesso. Nem todos passam nesta prova de esforço, ambição e determinação. Mas quem consegue, sabe o quanto é fantástico perceber que as ferramentas sempre estiveram ali... A disposição. Estavam apenas adormecidas.

Portanto, é sensato pensar que não são necessariamente as pessoas que mudam, mas sim sua forma de encarar o mundo a sua volta. Não acredite somente em livros ou cursos, mas acima de em tudo si. Descobrir isso já é uma grande mudança e o caminho para verdadeiros milagres.