Sunday, July 18, 2010

Líder ou Gerente?

Por Luiz Gilberto Camargo Publicado 22/02/2010

Liderança é servir aos outros

Ser um ótimo administrador é bem mais fácil do que a maioria das pessoas pensa. Quando se fala em administrar, a primeira palavra que me vem à cabeça é liderança. Se existe um líder, obviamente, existem liderados. Entretanto, nem sempre existem líderes ocupando os cargos de administradores. Muitas vezes, e reintero, na maioria delas, existem gerentes nestas funções.

Líder tem a ver com ser exemplo, trabalhar em equipe, ter caráter e respeitar a todos. Já gerente relaciona-se com o cargo, hierarquia, poderes e ordens. Parece confuso, mas a ideia é simples: líderes alcançam seus resultados sem a necessidade de dar ordens, seus subordinados lhe seguem porque acreditam em sua proposta, no seu caráter, e esperam que seu líder os dirijam rumo ao desenvolvimento profissional e pessoal. Enquanto os gerentes necessitam utilizar o cargo que ocupam para relembrar seus subordinados das obrigações e das consequências de suas atitudes, e assim, a equipe desempenha suas atividades por razão óbvia: o medo da demissão.

O ser humano não desenvolve suas atividades da melhor forma possível quando subordinado a um gerente. Quando o colaborador faz algo apenas para não sofrer represálias, costuma fazê-lo da maneira comum, sem aperfeiçoamento dos processos, e no tempo total disponível. Enquanto aquele funcionário que se sente motivado por um líder, cujo caráter e atitudes demonstram interesse pessoal em sua equipe, desempenha suas atividades para não decepcionar seu líder e para crescimento próprio, já que percebe que está sendo notado; Desta maneira, procura finalizar suas tarefas com excelência e no menor tempo hábil, economizando tempo e desenvolvendo qualidade nos processos da empresa. Assim, torna-se clara a diferença entre líderes e gerentes: líder administra para os outros, enquando gerente administra para si mesmo.

Ao identificar a necessidade de contratação de um administrador, as empresas em geral, rapidamente procuram seus colaboradores com os melhores resultados técnicos; aquele que arruma mais rapidamente os produtos na prateleira, ou aquele que identifica com mais facilidade para qual setor os documentos devem ser despachados, ou ainda, aquele que melhor atende ao cliente, assim, esquecem de analisar o perfil comportamental deste profissional. Determinada empresa varejista promoveu seu melhor vendedor para o cargo de gerente, o profissional, com características inadequadas para o cargo, desmotivou toda a equipe com sua falta de ética, sua grosseria e sua arrogância. Deste modo, a empresa foi obrigada a demitir este gerente, que possuía perfeitas habilidades para vendas, mas poucas para liderança. Como lição, a empresa acabou perdendo seu melhor vendedor e continuando sem um gerente apto para o cargo.

Ao assumir um cargo de gestão, é necessário se cercar de profissionais mais capacitados que você, para que sua equipe apresente os melhores resultados, sempre visando um bem comum: a organização. Entretanto, talvez por medo e receio de perderem seus cargos, os gerentes preferem se cercar de profissionais menos capacitados que, por um lado, não sobrepoem sua inteligência, mas por outro diminuem a produtividade da equipe. Enquanto o líder não tem medo de ser superado, aliás, um líder só se torna um bom líder após ser superado pelos seus subordinados. Desta maneira, diversos gestores que apresentam ótimos resultados se surpreendem ao perceber a grande insatisfação na sua equipe. É claro, os profissionais se sentem amordaçados e escravizados perante um chefe egocêntrico, autoritário, inflexível e com pouco caráter. Se você, neste instante, está se lembrando daquelas solicitações de mudança de setor que ocorreram em seu departamento, ou da mesmice que seus funcionários sempre lhe apresentam, tenha certeza que você precisa melhorar suas caracteristicas como líder. Como já explicado, líder tem a ver com caráter, se você não possui um, as pessoas não lhe seguirão. Existem diversas outras opções que você pode oferecer para as pessoas lhe seguirem, bom salário, renome, benefícios, entre outros, mas caratér, este é o único motivador permanente de uma equipe. Mesmo que sua organização se encontre a beira da falência, se você possuir esta qualidade, seus funcionários continuarão com você até o fim. Por outro lado se você é um bom líder, é pouco provável que sua organização chegará a beira da falência.

Líderar pode se traduzir com servir aos outros, e não em ser servido. Portanto, mãos à obra. Identifiquem cada gestor em suas organizações e transformem-os em líderes, caso tenham caráter. Se não tiverem, bem, então é hora de trocá-los, pois este não se desenvolve em um coaching ou treinamento. É uma virtude nata. A liderança sim pode ser desenvolvida, mas o caráter é um pré-requisito importantíssimo para isto.

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