Claro que há a questão da formalização da comunicação, o que ajuda a evitar aqueles probleminhas de esquecimento conveniente, ou mesmo os do tipo inocentes mesmo.
Por isso, conhecer algumas regras de etiqueta ao lidar com tão importante ferramenta de comunicação é essencial no mundo corporativo.
Ignorar suas consequências pode ocasionar o que ocorreu com a neo-zelandeza Vicki Walker, que trabalhava como contadora no ProCare Health, serviço de plano de saúde localizado na cidade de Auckland, na Nova Zelândia quando foi sumariamente demitida por ter enviado a alguns colegas de trabalho um email com palavras em caixa alta, negrito e cor vermelha.
E o pior é que seus ex-empregadores confirmaram a informação…
“A explicação da empresa para a demissão da contadora teria sido seu suposto tom rude, a ideia de que gritava no email e a perturbação que seu comportamento online causou no escritório.” (notícia veiculada pelo IG)
Não dá muito para acreditar que o problema seja simplesmente esse. Talvez teria sido a gota d’água que esperavam para demití-la.
Em todo o caso não vale a pena correr o risco de ignorar regras de etiqueta ao se enviar um email, porque pode-se até não ser demitido, porém pode tranquilamente minar aos poucos a imagem do profissional de modo que ofusque sua competência.
Por isso segue abaixo um conjunto de 19 regras que todo profissional deveria atentar para não cometer gafes evitáveis como o ocorrido acima:
- Seja conciso, vá direto ao ponto
- Mas cuidado com a brevidade, para que não falte informações essenciais
- Use gramática adequada e pontuação.
- Personalise de acordo com o destinatário, cuidado com templates
- Utilize templates para respostas muito frequentes
- Não atache arquivos desnecessários
- Utilize estruturação e layout apropriado
- Não abuse da opção de alta prioridade, para que não perca a importância.
- Não escreva em caixa alta
- Responda no próprio email recebido para que o histórico fique anexo
- Leia o email antes de enviá-lo. Depois leia novamente e aplique um corretor
- Não abuse da opção “Responder a todos”
- Cuidado com abreviações e emoticons
- Coloque um aviso legal ao fim dos emails, um disclaimer
- Não copie uma mensagem ou anexo sem permissão
- Não abuse do URGENTE e IMPORTANTE para não cair em descrédito
- Não discuta assunto confidencial por email
- Utilize um assunto (subject) que tenha sentido
- Evite longas sentenças
No site about.com você terá acesso a todas essas dicas e mais algumas (em inglês) e ainda um detalhamento da importância de cada uma delas. Aqui foram citadas apenas as que considerei de maior relevância para o assunto deste artigo.
FONTE: Carreiras e Certificações em TI por Vinicius
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