Tuesday, March 15, 2011

Resiliencia

por Sâmara Martins*

Essa palavra não fazia parte do vocabulário organizacional até pouco tempo, no entanto, tem sido muito utilizada nas organizações, pois ela é a competência do momento. O termo resiliência provém do latim, do verbo resilire, que significa “voltar para trás” ou “voltar ao estado natural”. Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizada pela Física e pela Engenharia, que entendia que a palavra significava “propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica”.


O que isso significa em termos práticos? As pessoas resilientes podem ser identificadas por possuírem as seguintes características: promovem mudanças para atingir objetivos, conseguem manter as competências e habilidades, mesmo diante das adversidades, antecipam crises, preveem adversidades e se preparam para elas, além disso, tem firmeza de propósito e mantêm a integridade. É possível perceber a importância de se ter na empresa pessoas resilientes.

Vale ressaltar que mesmo que não tenhamos as características de uma pessoa resiliente, podemos exercitá-la e assim adquiri-la. Uma boa dica é participar de cursos e palestras sobre o assunto. Para leitura indico os livros: “Resiliência – A transformação como ferramenta para construir empresas de valor”, de Eduardo Carmelo, e “Resiliência – Como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho”, de Ricardo Piovan.

*Sâmara Martins é assessora educacional.

No comments: