Monday, June 24, 2013

MARKETING NÃO É CUSTO É CRIATIVIDADE

As mídias tradicionais como TV, rádio e jornal tem investimento altos e fogem da realidade de algumas empresas. Por isso, a empresa precisa considerar ações de baixo custo para suportar o orçamento, muitas vezes, escasso.  Tudo vai depender do contexto do negócio, localização, público alvo e posicionamento da empresa. 

AÇÕES DE SOCIABILIZAÇÃO DE CLIENTES EM POTENCIAL

Pessoas que praticam determinados hábitos de consumo, especialmente aqueles ligados a hobbies, gostam de conhecer outras pessoas com mesmo comportamento. Promover ações que socializem esses clientes pode ser uma alternativa. Um encontro, um congresso, um workshop enfim pode promover em um fim de semana um evento.

DEGUSTAÇÃO DE PRODUTOS INTANGÍVEIS

Tanto para produtos quanto serviços, a degustação tem um papel fundamental no primeiro contato do prospect com a oferta. A intenção por trás dessa ação está relacionada ao processo de decisão do consumidor. Na medida em que se experimenta um produto/serviço antes do compromisso do pagamento, diminui-se o risco de insatisfação no processo de aquisição. Logo, as chances de compra tendem a aumentar. Exemplo, cursos de línguas, escolas de música e academias oferecem aulas gratuitas para facilitar a escolha do cliente.

E-MAIL MARKETING DIFERENTE

Essa é uma alternativa que deve ser utilizada com critério. Ninguém gosta de receber lixo eletrônico. Planeje bem o uso dessa ação propondo questões relevantes para públicos segmentados por interesse na oferta. Observe sempre as regras de boas maneiras e de privacidade, além de acrescentar uma alternativa ao leitor de apontar se deseja parar de receber comunicados da empresa. 

REDES SOCIAIS

Nosso país é referência em uso de redes sociais. São milhões de pessoas conectadas e dispostas a se associar a empresas que sejam relevantes na hierarquia de valores do cliente. Comunidades online, fóruns de discussão, blogs, sites de relacionamento e fotologs são campos férteis para ações de marketing bem direcionadas. Mas existem cuidados a serem tomados. Não basta somente postar, tem que gerar interesse, uma promoção para ganhar bolsa é uma excelente estratégia...

FRIEND SELL

A empresa pode estruturar uma campanha de indicação. Pode-se pensar em uma empresa que oferte cursos. O cliente que trouxer um novo aluno ganha pela indicação um desconto de 50% na próxima mensalidade. 

FIDELIZAÇÃO

Incentivar o consumo constante de sua oferta através da troca de benefícios. Um hotel pode oferecer uma estadia gratuita após o consumo de dez hospedagens no ano. Um curso pode oferecer um módulo extra se o aluno terminar o módulo completo . Essas ações incentivam o consumo apenas naquela empresa, blindando-a contra a concorrência e fomentando o acúmulo de consumo.


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