Programas
dos Cursos de Inglês
INGLÊS
BÁSICO PARA TAXISTAS / UBER / MOTORISTAS
PERÍODO
MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno
EMAIL : prof.jacbueno@gmail.com
|
Objetivo
Apresentar
e contextualizar expressões básicas, como saudações, informações sobre trajetos
e localizações, da forma escrita e falada, utilizadas por taxistas que
necessitem da língua inglesa como instrumento de trabalho.
A
quem se destina
Associados
das cooperativas de transporte no exercício da profissão de motorista de táxi.
Conteúdo
Programático
•
Etiqueta nas relações humanas: diferenças culturais.
•
A língua inglesa no mundo.
•
Reconhecimento dos sons: diferenças básicas.
•
Expressões úteis.
•
Saudações e despedidas.
•
Numerais.
•
Hora, tempo e estações do ano.
•
Profissões e nacionalidades.
INGLÊS LEITURA E ESCRITA / COMUNICAÇAO / EMAILS
PERÍODO
MINISTRADO: 40
DOCENTE:
Jaqueline Da Costa Bueno
|
Seletividade
do Tipo de Leitura (Skimming / Scanning) Levantamento de hipóteses sobre o
texto (a partir de títulos, subtítulos, iconografias). Conscientização do
processo de leitura. Exploração de informação não linear: cognato, falso
cognato e contexto. Vocabulários elementares, avançados e instrumentais.
Abordagem de pontos gramaticais indispensáveis à compreensão de textos. Uso do
Dicionário como estratégia-suporte de leitura. Prática.
- Identifying text genres (identificação
de gêneros textuais) - Manuals, e-mails, articles from books, magazines,
etc.;
- Reading and understanding texts (leitura
e interpretação de textos);
- Cognate words (palavras cognatas);
- Reading strategies (estratégias de
leitura);
- Skimming - general reading (leitura para
informações gerais sobre o texto);
- Scanning - reading for specific
information (leitura para informações específicas sobre o texto);
- Selectivity - reading for details
(leitura detalhada do texto);
- Predicting/previewing/guessing the
meaning and the
content of a
text from the
titles, pictures, etc.
(Prever,
analisar e adivinhar o significado e o
conteúdo de um
texto a partir
de títulos, figuras, etc.);
- Word study: common words and frequent
expressions (palavras e expressões mais comuns e frequentes);
INGLÊS
INSTRUMENTAL 1
PERÍODO
MINISTRADO: 40
DOCENTE:
Jaqueline Da Costa Bueno
|
Módulo
1
1. Noções e prática de leitura
·
Conscientização de processo de
leitura
·
Varredura dos textos (Scanning
e Skimming)
·
Antecipação do conteúdo dos
textos (Prediction)
·
Inferência lexical na leitura
·
Leitura para busca de pontos
específicos
·
Estrutura organizacional de abstracts.
2. Pontos
gramaticais necessários para a compreensão de textos:
·
Introdução ao conceito de grupos
nominais.
·
Uso do dicionário e as diferentes
funções gramaticais da palavra.
·
Tempos verbais e suas respectivas
noções
·
Marcadores de discurso e suas
respectivas funções retóricas.
·
Voz passiva.
INGLÊS
INSTRUMENTAL 2
PERÍODO
MINISTRADO: 40
DOCENTE:
Jaqueline Da Costa Bueno
|
Módulo
2
1 - Estrutura de Textos
Acadêmicos
·
Introdução teórica (com
base em Swales)
·
Identificação dos
movimentos em textos diversos
2 - Estudo da
Formação de palavras
·
Estudo de afixos e sufixos
·
Identificação de fato / opinião
em resenhas de livros e textos diversos
3 - Estruturas
presentes em textos argumentativos
·
Revisão de conectivos
·
Revisão de voz passiva
·
Leitura e resumo do texto do
próprio aluno e/ou do texto trazido pela professora
4 - Estrutura de
artigos acadêmicos
·
Trechos de artigos em inglês
(enfoque nos tempos verbais utilizados)
5 - Estrutura de
frases complexas
6 - Conceitos
teóricos sobre elaboração de resumos
INGLÊS
INSTRUMENTAL ORAL / CONVERSAÇÃO
PERÍODO
MINISTRADO: 40
DOCENTE:
Jaqueline Da Costa Bueno
|
Inglês
Instrumental Oral
Aprimorar
a fluência na expressão e compreensão oral em Inglês. Estratégias de expressão
e compreensão oral relacionadas com a situação de enunciação, a organização
discursiva. Tipos de situações reais e compreensão de documentos sonoros
diversos: entrevistas, conferências, diálogos, canções, etc., e de documentos
audiovisuais: emissões televisivas, material didático produzido em vídeo, cenas
de filmes, etc.
Quem pode
fazer o curso?
Todas as pessoas que queiram aprimorar o inglês, conhecer vocabulário da área específica.
A aula é ministrada em inglês?
Sim. Os alunos também se comunicarão na língua-alvo.
Todas as pessoas que queiram aprimorar o inglês, conhecer vocabulário da área específica.
A aula é ministrada em inglês?
Sim. Os alunos também se comunicarão na língua-alvo.