Friday, April 03, 2009

Imagem Pessoal - Aparência

Julgamento antecipado pode ser um erro, mas infelizmente ocorre no meio profissional, o ditado mais popular nos diz que “quem vê cara não vê coração” embora seja correto diante de muitas situações em nossa vida, não podemos esquecer que uma excelente aparência conta muito em uma entrevista.

No mundo dos negócios sua aparência é tão importante quanto a sua formação e experiência profissional, se o seu visual não está adequado infelizmente você não será selecionado, a primeira impressão só leva dois segundos, portanto um terno amassado de 2ª classe, um nó de gravata mal feito,um decote exagerado,maquiagem carregada,saia curta ,barba por fazer entre outras gafes, serão de fato, avaliados no primeiro olhar.

Um teste feito pela revista você s/a ,edição 89 Novembro de 2005 comprova o quanto é importante um visual de qualidade. Com o mesmo currículo e a mesma experiência profissional, dois executivos fizeram entrevistas, os dois arrancaram elogios de uma das duplas de Headhunters e várias críticas da outra, a única diferença de uma entrevista para outra era exatamente a aparência.

O teste simplesmente mostra o que acontece diariamente em processos seletivos realizados em todo o mundo, o que se espera não é uma pessoa linda perfeita, mas sim alguém adequado para uma entrevista.

Existe preconceito ou não? É um fato a ignorar, pois é natural do ser humano. Se você acha uma pessoa bonita e interessante há uma pré-disposição para encontrar pontos positivos nela, é claro que beleza não é tudo! Você precisa provar sua competência, habilidade e muito jogo de cintura no dia-a-dia, mas com uma aparência “nota 10” fica muito mais fácil!

Nem pense em torrar suas economias comprando roupas da última estação no shopping, com certeza vai deixar todo mundo morrendo de inveja da sua produção, mas não vai garantir que você será contratado só por causa disso.

Há um conjunto de regras relevantes tais como a cor da roupa, o tecido, que muitas vezes para você, pode parecer lindo, “chick”, mas para um Headhunter, uma heresia!

No comments: