Thursday, September 16, 2010

Carl Gustav Jung

Por Marcelo Cid

Nasceu a 26 de julho de 1875, em Kesswil, Suíça, filho de um pastor protestante. Teve uma infância solitária e sonhadora, da qual se lembraria como determinante de sua carreira e idéias. 

Graduou-se em medicina em 1902, com sólida formação também em biologia, zoologia, paleontologia e arqueologia. Iniciou pesquisas sobre a associação mental de palavras, que despertaram a curiosidade de Freud. Esses dois pilares da psicologia se encontraram em 1907, mas somente cinco anos depois Jung rompeu com Freud, com a publicação de sua ´Psicologia do inconsciente´. 

Desvinculou-se da Sociedade Psicanalítica Internacional (da qual era presidente) e estabeleceu as bases da psicologia analítica, divergindo de Freud, entre outras coisas, na interpretação da libido. Para refutá-lo, apresentou comparações de mitos antigos e fantasias psicóticas, que apontavam para a existência de um ´inconsciente coletivo´. O desenvolvimento dessa teoria requeria intensa pesquisa histórica e antropológica, e por esse motivo Jung viajaria muito nos 50 anos seguintes. 

Em 1921 publicou um de seus livros mais influentes, ´Tipos psicológicos´. Escreveu dezenas de volumes de temas variados, especialmente sobre o método analítico e as relações entre psicoterapia e religião. Interessou-se por misticismo, e publicou estudos sobre o tarô e a alquimia. Em sua autobiografia anotou: ´Minha vida é a história da auto-realização do inconsciente (...) Hoje, nos meus oitenta e três anos, me propus explicar o mito da minha vida. Contudo, só posso contar histórias. Se são verdadeiras ou não, não é problema. A questão consiste somente nisto: se são histórias minhas, se são minha verdade´. Morreu a 6 de junho de 1961.

Memórias Sonhos e Reflexões
Carl Gustav Jung
Descrição:
Diz Jung: Escrever um Livro e Sempre, Para Mim, um Confronto com o Destino. o Destino Quer Como Sempre Quis que na Minha Vida Todo o Exterior Seja Acidental, e que so o Interior Represente Algo de Substancial e Determinante. 

Homem e Seus Símbolos, O
Carl Gustav Jung 
Descrição:
Inspirado por um sonho do autor e concluído apenas dez dias antes de sua morte, este livro constitui uma tentativa de expor os princípios fundamentais da análise junguiana para o leitor, sem qualquer obrigatoriedade de conhecimento especializado de psicologia. Enriquecido por mais de 500 ilustrações, O Homem e Seus Símbolos, é um livro destinado a todos que se interessam pelo tema. 

Segredo da Flor de Ouro, O
Carl Gustav Jung 
Descrição:
Comentario do Texto Taoista do Mesmo Nome. Compara a Filosofia Analitica da Anima e Animus, Movimento Circular, Mandala e Desintegracao da Consciencia. 

Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, Os
Carl Gustav Jung
Descrição:
Uma das teorias mais conhecidas de C.G.Jung é a idéia dos arquétipos e de seu correlato, o conceito de inconsciente coletivo. Para Jung, o inconsciente coletivo é um segundo sistema psíquico da pessoa. Diferentemente da natureza pessoal de nossa consciência, ele tem um caráter coletivo e não pessoal. Jung o chama também de ´substrato psíquico comum de natureza suprapessoal´, que não é adquirido, mas herdado. Consiste de forma pre-existentes, arquétipos, que só se tornam conscientes secundariamente. Este volume contém trabalhos dos anos 1933-1955. Os três primeiros capítulos são fundamentações teóricas. Seguem capítulos descrevendo arquétipos específicos, um estudo sobre a relação dos arquétipos com o processo de individuação, bem como trabalhos com material tirado da prática psicoterapêutica do autor. 

Psicologia do Inconsciente 
Carl Gustav Jung
Descrição:
Livro basico para um primeiro contato com a psicologia de Jung. Estabelece a diferenca entre Freud, Adler e Jung, atraves de um caso clinico. Apresenta tambem sua hipotese do inconsciente pessoal e coletivo. 

Psicologia e Religião
Carl Gustav Jung
Descrição:
Conferencias Pronuciadas nos Estados Unidos Sobre a Importancia da Religiao Para o Desenvolvimento Psicologico do Homem. 

O Desenvolvimento da Personalidade
Carl Gustav Jung
Descrição
Jung considera que a psicologia dos pais e educadores é de importância decisiva no processo do crescimento e do amadurecimento da criança, sobretudo no caso da criança superdotada. Destaca mesmo como causa importante de distúrbios psíquicos na infância o relacionamento psíquico insuficiente entre os pais. Por isso, pareceu natural incluir-se igualmente a dissertação de Jung “O matrimônio como relacionamento psíquico”. Também convinha ligar a problemática da infância à do amadurecimento do adulto (Selbstwerdung), e assim incluir ainda o ensaio “Sobre a formação da personalidade”. É justamente esse ensaio que fornece o título e o tema para este volume.

No comments: