“O MSN COMO DESENIBIDOR DAS CONSTRUÇÕES POÉTICAS: MSNOLOGIA”
Por Jaqueline C. Bueno
É curioso como a maioria dos usuários das redes sociais, sobretudo os bate-papos, chats e o MSN, prendem e desprendem de normas, valores e regras morais da comunicação na sociedade. Escrever pelo simples ato de escrever não significa de fato escrever no MSN, onde podemos interagir e passar ao interlocutor as frases, sentimentos, conversas e até poesias que surgem no momento caloroso de uma comunicação inspiradora.
Inspiração esta que vem pelos sentimentos arraigados de um olhar criativo e inovador surgindo muitas vezes nos momentos inesperados , assim como alguns escritores precisam de uma motivação, confrontar o MSN como refúgio, lugar de fantasias, sonhos, desabroches, representações, ficção e fonte de conhecimento é necessário para as construções poéticas.
A observação dessas conversas no MSN e análise subjetiva dessa linguagem partindo do pressuposto da serenidade diante da palavra, diante do desconhecido, temos que desconstruir as nossas certezas, convicções. Definir o MSN como arte, como a “episteme” é de fato o colocar não como discurso, contudo analisar as falas da linguagem, a cor da fonte, a forma, as imagens ali inseridas, nos emotions, figuras, layouts, etc...
1 comment:
Sim Jaqueline,
Por que não estudar a poética que se esconde por trás da linguagem dessas "conversas" mediadas por um computador, um teclado, uma tela, com uma série de códigos próprios.
Mas fico me perguntando se há muita "serenidade" diante desse tipo de palavra. Tudo ali acontece de forma tão rápida, tão imediata... Mas entendo que a "serenidade" de que você fala, é aquela, a da reflexão que permite enxergar o objeto de outra forma, considerando a outra possibilidade.
Gostei Jaqueline. Um abraço!
Post a Comment