Seleção por competência
por Leandro da Silva Brito
O sucesso de uma empresa está ligado diretamente à qualidade dos colaboradores, e essa qualidade pode ser alcançada através de um processo seletivo eficaz. A identificação de competências comportamentais é um dos objetivos do processo. Buscar respostas muito além das palavras, ficar atento a linguagem não verbal, são dois dos desafios encontrados pelos selecionadores.
Para o processo seletivo ter sucesso é preciso ter pessoas qualificadas è frente da seleção. Um erro comum das empresas é ter como responsáveis pela seleção pessoas sem o conhecimento necessário, e por esse motivo acabam não sendo capazes de identificar as competências inerentes ao cargo em questão.
Simplesmente saber analisar os currículos não basta para ser um bom selecionador, é preciso colocar em prática as ferramentas de seleção capazes de identificar as competências comportamentais de cada pessoa. Essas ferramentas são entrevistas situacionais e técnicas, dinâmicas de grupo, e uma análise que está se tornando cada vez mais freqüente que a análise da vida digital de cada candidato. Verificar como o candidato se relaciona nas mídias sociais pode disponibilizar mais informação para o selecionado, possibilitando uma escolha mais adequada, mas não pode ser um fator determinante na seleção.
A chave para o sucesso do processo está na competência de quem vai liderar. A busca por especialização é fundamental para acompanhar a mudança continua dos processos, que a cada dia estão mais complexos.
A busca de características comportamentais favoráveis para a organização deve fazer parte do processo seletivo, mas obviamente competências técnicas, qualificação curricular adequada para o cargo, e valores similares com os da organização, também devem ser observadas pelo selecionador.
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