A disciplina de Dinâmicas e Jogos empresariais nos trouxe uma nova visão sobre a necessidade e a importância desta Metodologia para a Gestão de Pessoas. Observamos que esta Metodologia vem para agregar grandes benefícios à organização, uma vez que é destinado ao desenvolvimento das competências dos profissionais dispostos a vivenciar experiências reais da empresa e do mercado em ambientes que exigem a superação de barreiras, agilidade nas decisões, enfrentamento de conflitos e as vezes força. A partir daí vemos que vivenciar é a melhor forma para assimilar determinada experiência e conhecimento.
A necessidade de aprimorar a prestação de serviços exige dos profissionais desenvolvimento humano e profissional constante. Neste sentido as Dinâmicas e Jogos Empresariais são instrumentos de grande importância. Por meio deles, as pessoas exercitam habilidades necessárias ao desenvolvimento integral e, dentre elas, autodisciplina, sociabilidade, afetividade, valores morais, espírito de equipe, bom senso, etc.
E para a organização, quando bem adaptados atendem às necessidades específicas das organizações, contribuindo inclusive, para a melhoria na prestação de serviços.
Durante o Seminário realizado na Turma de Gestão de Pessoas por Competência pudemos ver na teoria e na prática como esta Metodologia é favorável ao desenvolvimento de pessoas, bem como para auxiliar no processo de Seleção de Pessoal.
O primeiro grupo a apresentar o Seminário nos trouxe a parte teórica, abordando temas tais quais: desenvolvimento de pessoas; os estágios do desenvolvimento; forças restritivas ao desenvolvimento; E inclusive, entrou com temas relativos à psicologia. E alguns conceitos sobre vivências e jogos. Extremamente produtivo ao conhecimento da turma, mesmo que para alguns que não tem formação em psicologia.
O segundo grupo buscou apresentar à turma, através de dinâmicas, vivências para abrir eventos; Jogos para fases intermediárias dos eventos; Jogos e vivências vitalizadores - tendo como principal função levantar e descontrair o grupo; E por fim, Vivências Harmonizadoras, esta última como principal função acalmar e harmonizar o grupo trabalhado. Nesta atividade pudemos ver exatamente como a dinâmica pode alterar os ânimos e atitudes do grupo, podendo assim ser utilizada de forma a animar ou mesmo acalmar o grupo. Este segundo grupo pode atrelar a teoria e a prática. E vemos como as regras devem ser bem claras nesta atividades para evitar dúvidas, confusões e até mesmo grandes discussões sobre o que “vale ou não vale”.
O terceiro, e último grupo. Trouxe-nos a prática pra identificação de trabalho em equipe, responsabilidade, solidariedade, conscientização, estratégias, interação, concentração, entre outros. Excelente trabalho. Acredito que o objetivo esperado foi alcançado.
Por fim, esta disciplina agregou muito para o desenvolvimento da turma e, particularmente, para o meu desenvolvimento, que sempre achava as dinâmicas a parte chata e enrolada dos eventos e treinamentos. Hoje, posso perceber e compreender sua importância. Vejo que as dinâmicas e jogos oferecem uma metodologia inovadora para as atividades de seleção e desenvolvimento de pessoal, conduzida através de um processo participativo, onde pode-se identificar nas pessoas, além das habilidades técnicas, a habilidade conceitual e interpessoal, contribuindo para o desenvolvimento humano e organizacional.
Ana Carolina Pereira Bastos - Brasília
No comments:
Post a Comment