É um privilegio fazer parte dessa Equipe de Excelência!
Monday, May 05, 2014
Friday, April 04, 2014
Evento OEB
Hoje
tive a oportunidade de participar de um evento da Ordem dos Economistas
do Brasil - OEB ,que acontece todo mês no Terraço Itália. Lugar lindo,
diga-se de passagem.
O
Prof. Dr. Antônio Carlos Rocca fez uma palestra sobre as condições
atuais do investimento no Brasil, onde demonstrou dados interessantes e
até inéditos.
Ele apresentou números que demonstram que a taxa de
poupança do país caiu para pouco mais de 13%, recorde negativo, o pior
índice da história dos últimos 50 anos, pelo menos. A taxa de poupança
do país inclui a poupança como um todo cadernetas, fundos,
investimentos, etc, tanto das pessoas físicas como das pessoas jurídicas
e dos governos, e no caso das empresas representa o quanto estas deixam
na reserva de seus caixas. nacional. Fiquei espantada com esse dado
alarmante, 13%, quando se espera que o país tenha pelo menos 24% de seu
PIB reservados pela sua taxa de poupança.
Ainda
fiquei mais assustada quando o professor apresentou um gráfico que
demonstra que a rentabilidade, o lucro das empresas, está caindo em que
mais de 80% delas é necessário que busquem recursos em outras fontes
para poderem se financiar, dados até 2013. Em comparação com 2011 que
era de 46%, é preocupante. Com isso, diminui sua capacidade de investir,
e não podem promover crescimento. Mas infelizmente isso não é divulgado
pela grande imprensa, muito menos pelo governo. Pelo contrário o que se
ouve na mídia é que vamos crescer, fazendo ressonância das peças de
propaganda que o próprio governo produz, e acredita... Sou otimista,
porém a realidade não podemos mudar, mas sim enfrentar, com honestidade e
coragem para resolver o que está errado.
Muitas
pessoas não dão valor ao trabalho dos economistas nas empresas;
acredito que toda empresa deveria contratar um economista para situar,
analisar com conhecimento de causa as condições econômicas dela, e
determinar oportunidades e riscos. Muitas empresas entram em falência e
para muitas é uma surpresa desagradável esse fato, coisa que poderia
ter sido evitada.
Enfim,
tive a honra de conhecer pessoalmente meu “amigo do Face”, Prof. Dr.
Maílson da Nóbrega, e o simpático presidente da OEB Manuel Enriquez
Garcia, entre outros ilustres economistas do Brasil.
Leia mais sobre a OEB
Friday, March 07, 2014
Segmentação Turistica
Turismo de Saúde constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos
Projeto Mural
O segredo da Felicidade no Trabalho Reside em uma Palavra: Excelência. Faz Bem Aquele que Gosta do que Faz
Trabalho em Equipe
Visita Técnica aos pontos Turísticos de São Paulo
![]() |
Pateo do Collegio São Paulo nasceu |
Fascinante, São Paulo é uma metrópole superlativa em tudo, inclusive na diversidade. Efervescente caldeirão de estilos e culturas onde convivem pessoas de mais de 70 nacionalidades, também é um grande centro de entretenimento: são mais de 280 salas de cinema, 180 teatros, mais de 90 centros culturais e 110 museus, além de inúmeras casas noturnas dos mais diversos estilos para uma das noites mais agitadas do planeta. Sem falar nas compras – com 79 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado.
XVII Semana de Prevenção as Deficiências - Barueri
O palestrante por vezes ressaltou o desafio que é promover a inclusão de pessoas com limitações e lembrou o quanto o preconceito ainda deve ser superado, “ As pessoas precisam entender que o potencial desse público deve ser trabalhado e que as adequações e adaptações são necessárias para que o resultado seja positivo"
Tenologia em Eventos - 2º turma 2013
O que faz o Tecnólogo?
Gerencia eventos como feiras, exposições, entre outros; Estuda as oportunidades e a criação de novas áreas de negócios, bem como a viabilidade econômica dos eventos; Planeja e organiza visitas, recepção, acompanhamento e orientação de indivíduos e grupos nacionais e estrangeiros; Organiza eventos restritos entre grupos e organizações.
Onde atua?
Em empresas de eventos, em organismos municipais, estaduais e como empreendedor de seu próprio negócio.
O que se estuda?
Eventos e Hospitalidade, Gestão do Patrimônio Cultural, Planejamento e Organização de Eventos, Gestão de Marketing de Serviços, Captação de Eventos e Comercialização, Inglês, Espanhol, Português, Matemática e muito mais...
Fatec Barueri
Inaugurada em 17 de agosto de 2009, a Fatec Barueri oferece gratuitamente os Cursos Superiores:
Tecnologia em Eventos,
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação,
Tecnologia em Comércio Exterior e de
Tecnologia em Transporte Terrestre.
Os cursos têm duração de seis semestre, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Mais informações: http://www.fatecbarueri.edu.br/
Orgulho do Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra 213 Escolas Técnicas (Etecs) e 59 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 162 municípios paulistas. As Etecs atendem cerca de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio,Técnico e Técnico integrado ao Médio. Já nas Fatecs, mais de 64 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.
O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969. Mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação da instituição aconteceram em 1963, quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista.
A idéia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do Estado de São Paulo, em 1967.
Em outubro de 1969, o governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior.
Leia mais : http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/quem-somos/perfil-historico/
Friday, December 27, 2013
PROJETOS E PLANOS PARA 2014
2- Comprometimento - até que ponto você esta comprometido com seus projetos e planos ?
3- Sacrifício - ate que ponto você esta disposto a sacrificar algo para atingir seus objetivos ?
4 - DDF - Determinação , disciplina e foco.
Que vocês realizem seus sonhos em 2014 - Feliz ano novo ! http://www.youtube.com/watch?v=KI3EyrMWyGE&feature=youtu.be
www.jacbueno.com
Thursday, December 19, 2013
Dicas de Motivação - O que fazer em 2014?
•Nunca confesse uma derrota
•Nunca demonstre MEDO diante dos
desafios
•Nunca se esqueça das conquistas
•Nunca duvide do impossíveis
• Trabalhe com ENTUSIASMO
•Pedir o que quer
•FAZER COM EXCELENCIA
•O problema não é o dinheiro e sim a
falta de sabedoria Parar de pensar PEQUENO!
O SEU
SUCESSO DEPENDE DOS RELACIONAMENTOS E DOS LIVROS QUE VOCÊ LER
REFLEXOES E ATITUDES
Em uma folha
•Quais pessoas podem influenciar positivamente para o seu sucesso?
•Quais livros podem ajudar no seu crescimento?
•Escreva todos os seus planos,
projetos, sonhos, desejos materiais , bens de consumo etc.
•O que você gostaria de pedir
Video
Thursday, November 07, 2013
SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho)
Temos uma equipe de profissionais que realiza atividades para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) que focam o comportamento humano como uma forma de promover mudanças significativas para a empresa afim de evitar ou reduzir o número de acidentes ou doenças do trabalho. Nossas palestras são realizadas com muita dinâmica, descontração, interação e humor.Realizamos diversas dinâmicas com todo o grupo
Cada palestra tem em média 50 minutos de duração.
Nossos palestrantes têm formação em Psicologia, Pedagogia, Bombeiro Civil, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Terapias Alternativas, entre outros.
Solicite um orçamento por email: jacbueno2410@gmail.com
Tuesday, July 30, 2013
PERFIL PROFISSIONAL EXPERIENTE

Os contact centers têm sido responsáveis pela geração de empregos em todo o Brasil. Estima-se que cerca de 1,4 milhão de pessoas estejam empregadas neste setor e a estimativa é que este número cresça 11% ao ano, segundo o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark). Porém, o perfil dos profissionais contratados está mudando. Se no início os jovens eram os que mais ocupavam vagas, agora há uma busca por pessoas com mais de 40 anos e até aposentados.
Monday, June 24, 2013
MARKETING NÃO É CUSTO É CRIATIVIDADE
As mídias tradicionais
como TV, rádio e jornal tem investimento altos e fogem da realidade de algumas
empresas. Por isso, a empresa precisa considerar ações de baixo custo para
suportar o orçamento, muitas vezes, escasso. Tudo vai depender do contexto do negócio,
localização, público alvo e posicionamento da empresa.
AÇÕES
DE SOCIABILIZAÇÃO DE CLIENTES EM POTENCIAL
Pessoas que praticam determinados hábitos de consumo, especialmente aqueles ligados a hobbies, gostam de conhecer outras pessoas com mesmo comportamento. Promover ações que socializem esses clientes pode ser uma alternativa. Um encontro, um congresso, um workshop enfim pode promover em um fim de semana um evento.
DEGUSTAÇÃO
DE PRODUTOS INTANGÍVEIS
Tanto para produtos quanto serviços, a degustação tem um papel fundamental no primeiro contato do prospect com a oferta. A intenção por trás dessa ação está relacionada ao processo de decisão do consumidor. Na medida em que se experimenta um produto/serviço antes do compromisso do pagamento, diminui-se o risco de insatisfação no processo de aquisição. Logo, as chances de compra tendem a aumentar. Exemplo, cursos de línguas, escolas de música e academias oferecem aulas gratuitas para facilitar a escolha do cliente.
E-MAIL
MARKETING DIFERENTE
Essa é uma alternativa que deve ser utilizada com critério. Ninguém gosta de receber lixo eletrônico. Planeje bem o uso dessa ação propondo questões relevantes para públicos segmentados por interesse na oferta. Observe sempre as regras de boas maneiras e de privacidade, além de acrescentar uma alternativa ao leitor de apontar se deseja parar de receber comunicados da empresa.
REDES
SOCIAIS
Nosso país é referência em uso de redes sociais. São milhões de pessoas conectadas e dispostas a se associar a empresas que sejam relevantes na hierarquia de valores do cliente. Comunidades online, fóruns de discussão, blogs, sites de relacionamento e fotologs são campos férteis para ações de marketing bem direcionadas. Mas existem cuidados a serem tomados. Não basta somente postar, tem que gerar interesse, uma promoção para ganhar bolsa é uma excelente estratégia...
FRIEND
SELL
A empresa pode estruturar uma
campanha de indicação. Pode-se pensar em uma empresa que oferte cursos. O
cliente que trouxer um novo aluno ganha pela indicação um desconto de 50% na
próxima mensalidade.
FIDELIZAÇÃO
Incentivar o consumo constante de sua oferta através da troca de benefícios. Um hotel pode oferecer uma estadia gratuita após o consumo de dez hospedagens no ano. Um curso pode oferecer um módulo extra se o aluno terminar o módulo completo . Essas ações incentivam o consumo apenas naquela empresa, blindando-a contra a concorrência e fomentando o acúmulo de consumo.
Tuesday, May 28, 2013
Autoconfiança é a capacidade em seu potencial. Sem dúvida, uma qualidade importante para a construção de carreiras consistentes e admiradas.
Pessoas sem autoconfiança com frequência não realizam simplesmente porque nem sequer tentam. Têm medo de não conseguir.
Como ter autoconfiança?
Ignorada por muitos e taxada como autoajuda, a capacidade de confiar em si mesmo precisa muito mais do que repetir “eu sou cara” dez vezes diante do espelho antes do café da manhã. A autoconfiança precisa ter raízes.
É preciso experiência, e esta tem sucessos e fracassos, geralmente em proporções equivalentes.
Errar é preciso pois os erros conduzem aos acertos. Em outras palavras, só não erra quem não tenta, o que nos leva à conclusão que não podemos atribuir autoconfiança apenas aos sucessos alcançados. Ela também é fruto dos inevitáveis insucessos.
A autoconfiança é saber onde está o erro e escolher o caminho dos acertos com muita convicção. Assim jamais ser derrotado pelo fracasso.
Thursday, May 16, 2013
DINÂMICA DA ORDEM
Objetivo: Demonstrar que sem a visão do equilíbrio, sem foco e sem determinação é impossível tudo sair organizado.
Tamanho: ilimitado
Tempo: Depende do número de pessoas (aproximadamente 10 minutos)
Descrição:
- O coordenador inicia entregando folha branca e caneta aos participantes. Explica que deverão desenhar de olhos fechados de acordo com os comandos que irão escutar:
1. Desenhe uma casa com chaminé
2. Desenhe as janelas da casa
3. Desenhe uma porta na casa
4. Desenhe duas arvores ao lado da casa
5. Desenhe a cerca da casa
Lembre-se os participantes devem estar com os olhos fechados .
Ao final peça para cada participante olhar o seu desenho e ver como
ficou, dê uns 10 minutos de reflexão, enquanto isso vá explicando que tudo na
vida precisa de visão, concentração, que é importante que haja equilíbrio para
que tudo fique no lugar.
Bem assim é na vida, se fizermos tudo sem organização, sem foco as
coisas sairão desordenadas. Se a vida pessoal estiver ruim poderá afetar a vida
profissional.
Enfim de acordo com o tema o coordenador poderá adaptar a dinâmica.
Se desejar imprima a imagem da casinha e mostre no final como deveria ter ficado , só para descontrair.
Qualquer dúvida é só enviar um e-mail ou deixe seu comentário.
Jac
Monday, May 06, 2013
IMAGEM NAS REDES SOCIAIS
Prof.ª Jaqueline Bueno responde:
1 - As redes sociais multiplicaram os
comportamentos equivocados ou apenas expuseram essa realidade?
Os comportamentos inadequados sempre existiram, em todas as eras, o fato é que agora com as redes sociais ficaram mais visíveis a todos. Por exemplo, fotografar e marcar pessoas em situações constrangedoras é uma forma de exposição a todos.
2 - É verdade que pessoas podem sofrer de estresse pensando que precisam ficar postando coisas legais para mostrar aos amigos?
Se a pessoa sofre o estresse é porque tem algum problema. A culpa não é das redes sociais.
3 - Algumas pessoas somam milhares de amigos no Facebook. Isso é um exemplo de um "sem-noção virtual"?
Nem todas as pessoas sabem utilizar o Facebook, conheço pessoas que simplesmente saem adicionando todos, até quem não conhecem só porque o Facebook sugere. Não é uma questão de popularidade. Não deixa de ser um site de relacionamento onde posso conhecer pessoas que não conheço.
4 - É comum ouvir reclamações sobre os compartilhamentos, postagens, convites para participar de grupos. Existe regra para isso?
Se estiver na sua página você tem duas escolas ou melhor, três, curtir, comentar ou compartilhar é livre pra fazer o que quiser. Quem não gostar tem a opção de ocultar ou excluir, é simples. Se a pessoa posta uma foto intima e desagradável, é legal que você oculte para não aparecer em sua página as consequências serão todas para quem postou.
5 - O que é impensável publicar no Facebook?
O que você quiser, é a sua imagem que está em jogo, pense como se você fosse sair na rua. Sairia de biquíni? Se vai falar alguma coisa, falaria isso em público e pessoalmente? O que você postar é algo ruim e desagradável? Não poste.
6 - É possível criar grupos, familiares, amigos. Acha possível postar coisas mais íntimas selecionando o público?
Você tem várias opções inclusive pode ocultar seus álbuns de fotos
7 - As pessoas parecem muito mais felizes, religiosas, amorosas, realizadas nas redes sociais do que na vida real. Isso é de fato exagerado?
Você mostra o que achar conveniente , quando estamos no trabalho, também não mostramos nossas fraquezas nossos defeitos e como realmente somos, pois temos que cuidar de uma imagem profissional. A mesma coisa acontece nas redes sociais, lá mostramos o que queremos mostrar.
8 – Acredita que está havendo uma fusão da vida pessoal e profissional?
Com essa onda de humanização, integração,
liderança compartilhada, gestão de pessoas e por ai vai... As pessoas estão
mais compreensivas quanto a alguns problemas pessoais. Os chefes já compreendem,
por exemplo, um divórcio repentino, um falecimento de um parente de algum colaborador,
inclusive é uma forma da equipe saber o que de fato está acontecendo com o
colaborador. Não que isso seja da conta de alguém, mas é uma forma de
justificativa.
9 - Existe invasão de privacidade se a
empresa mandar checar o Facebook dos colaboradores? Não é invasão de privacidade?
Estive recentemente em uma empresa onde uma
gestora designou um colaborador só para ficar checando o Facebook dos
colaboradores que faltaram. É impressionante, teve um que disse estar doente e
postou uma foto tomando cerveja numa praia. Infelizmente não podemos dizer quem
está errado, o Facebook é público não é invasão de privacidade, então concordo
da empresa fazer isso.
Thursday, March 21, 2013
COMO MELHORAR A AUTOESTIMA
1.
Não se
comparar com outras pessoas – pessoas são únicas, temperamentos diferentes,
cada um tem suas qualidades, habilidades específicas e defeitos. Cada um tem
sua beleza específica, biótipo, corpo etc. Então, preste atenção naquilo que
você tem de bonito e procure, também, ser feliz e satisfeito como você é.
2.
Liste
características positivas que você tem e valorize-as diariamente – se possível
faça uma listinha em um papel, para que você veja as coisas boas que você tem.
Quando a gente escreve parece que fica mais fácil de visualizarmos.
3.
Faça
coisas boas para você – Ter uma atividade de lazer pelo menos uma ou duas vezes
por semana para que você se distraia também é fazer algo por você!
4.
O cuidado
com a alimentação também é importante. Ligue para um amigo e converse. Chame um
amigo para um almoço ou um lanche.
5.
Tenha
momentos de descontração também com sua família. Enfim, trate bem você em vez
de ficar se condenando por coisas que você AINDA não conseguiu.
6.
Preste
mais atenção no que você conseguiu até aqui e no que faz por você diariamente.
Valorize isto!
7.
Aceite
elogios e acredite neles. Observe se você, ao ser elogiado, automaticamente se
deprecia com frases como “que isso, não estou tão bonito assim” ou “ah, esta
roupa é do 1,99” ou “não achei que falei tão bem assim”. Aceite o
elogio. Diga “obrigado” e sinta-se mesmo elogiado, valorizando para você também
o que fez. Isto não é orgulho. É se valorizar!
8.
Não se deprecie na frente de outras pessoas.
Tome cuidado para não usar frases depreciativas com relação a você para outras
pessoas com relação ao seu corpo, ou a alguma atitude, seja lá o que for.
9.
Evite
pensamentos de autopiedade (“Eu não sirvo para nada” ou “Ninguém gosta de mim”,
“Tudo acontece de ruim comigo”). Estes pensamentos, na maioria das vezes, não
são verdadeiros. São irreais. Portanto, tente identificá-los e evitá-los.
Corte-os quando eles vierem à sua mente.
10.
Expresse e
valorize suas ideias e sentimentos. Dê a sua opinião quando perguntarem e seja
sincero; se alguém disser a você que está sentindo que você está triste, se
confiar na pessoa, assuma isto e peça ajuda, enfim, não tenha vergonha do que
está sentindo e do que pensa. Você também se valorizará assim!
Se para você é muito difícil colocar em
prática estes novos comportamentos que auxiliarão no aumento da autoestima,
pode ser importante a procura por um psicólogo (a) em sua cidade a fim de
“desmembrar” um pouquinho mais as raízes desta baixa autoestima e trabalhar com
ela a fim de que a pessoa aprenda a se valorizar novamente.
CAUSAS DA BAIXA AUTOESTIMA
1.
As causas
da baixa autoestima são inúmeras: pessoas que foram abusadas (verbalmente,
emocionalmente, fisicamente);
2.
Comparação de seu aspecto físico ou
intelectual com outras pessoas;
3.
Pessoas
que ouviram dos pais constantemente que eram “burras”, que “não serviam para
nada”, que “faziam tudo errado”, etc, e que, de alguma forma, passam a
acreditar nestas frases.
Friday, March 08, 2013
Entusiasmo
A palavra "entusiasmo" vem do grego e significa "sopro divino". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse "entusiasmado" por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de produzir a melhor colheita.
Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano Era preciso, portanto, entusiasmasse.
Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano Era preciso, portanto, entusiasmasse.
Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado.
A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.
A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.
Só há uma maneira de ser entusiasmado: é agir entusiasticamente! Se esperarmos as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Como vai seu entusiasmo pelo seu país, por sua empresa, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: você jamais sairá dessa situação.
Como vai seu entusiasmo pelo seu país, por sua empresa, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: você jamais sairá dessa situação.
É preciso acreditar em você, na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo e o ceticismo.
Seja entusiasmado com sua vida e principalmente com você mesmo.
Seja entusiasmado com sua vida e principalmente com você mesmo.
Monday, March 04, 2013
Mentiras são desmascaradas no Currículo
Nível de conhecimento de idioma está entre as mais comuns. Candidato com informação falsa é eliminado da seleção na hora. A maioria das mentiras que os candidatos colocam no currículo pode ser descoberta pelos selecionadores durante a entrevista de emprego, dizem especialistas.
Os recrutadores lançam mão de estratégias de recursos humanos para desmascarar falsos dados e garantem que, quando pegos, os mentirosos são eliminados imediatamente, já que não transmitem confiança.
Entre as principais mentiras colocadas no currículo estão aumentar o nível de conhecimento de um idioma estrangeiro, colocar uma formação acadêmica incompleta como concluída, mudar as características pessoais por meio de autoelogios, aumentar o tempo de permanência em uma empresa ou cargo e até trocar o motivo da saída do emprego anterior.
Os selecionadores podem, ainda, fazer alguma simulação real ou psicodrama durante a entrevista, como pedir para mudar de sala, com o intuito de testar a reação do candidato e ver se ele age como diz ser. Por exemplo, um candidato que afirma ser flexível não faria ressalvas em mudar de sala; um mais resistente, poderia questionar o motivo.
Profissionais de RH afirmam que a mentira no processo seletivo é fator de eliminação assim que descoberta.
Mentir não favorece em nada, diga sempre a verdade.
Grafologia - Entrevistas - Análise Grafológica
O "A" em forma de triângulo indica um temperamento agressivo e autoritário. Um "C" enrolado é sinal de egoísmo. O "J" com a perna sinuosa mostra uma pessoa traumatizada e rancorosa.
Para quem acredita na grafologia, as letras podem revelar a alma de uma pessoa. Essa é uma verdade apregoada há seis séculos por adivinhos e videntes. Agora, ganhou ares de ciência. Grandes empresas resolveram usar a grafologia na hora de selecionar novos funcionários.
O objetivo é barrar os candidatos incompetentes, preguiçosos ou desonestos.
Como? Sutilezas como interrupções bruscas, torções ou inclinações acentuadas podem conter revelações inimagináveis. Basta, para isso, o grafólogo interpretar essas minúcias gráficas como indícios seguros de uma personalidade inconfiável.
Para quem acredita na grafologia, as letras podem revelar a alma de uma pessoa. Essa é uma verdade apregoada há seis séculos por adivinhos e videntes. Agora, ganhou ares de ciência. Grandes empresas resolveram usar a grafologia na hora de selecionar novos funcionários.
O objetivo é barrar os candidatos incompetentes, preguiçosos ou desonestos.
Como? Sutilezas como interrupções bruscas, torções ou inclinações acentuadas podem conter revelações inimagináveis. Basta, para isso, o grafólogo interpretar essas minúcias gráficas como indícios seguros de uma personalidade inconfiável.
Segundo os grafólogos, letras retorcidas, assinaturas com letras muito diferentes do resto do texto e falta de clareza na escrita a ponto de dar margem a interpretações dúbias são indícios de falta de sinceridade.
A avaliação grafológica é realizada por empresas especializadas. A mais famosa delas é a Grafia, do psicólogo Alberto Swartzman, 41 anos, que fez Pós-Graduação em Grafologia na Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.
Nenhum candidato a um posto de trabalho é obrigado a fazer o teste grafológico. As companhias precisam obter uma autorização por escrito do pretendente ao cargo.
Honestidade e sociabilidade são os itens mais valorizados.
Nenhum candidato a um posto de trabalho é obrigado a fazer o teste grafológico. As companhias precisam obter uma autorização por escrito do pretendente ao cargo.
Honestidade e sociabilidade são os itens mais valorizados.
Mas existem empresas que desejam saber detalhes sutis da personalidade do candidato ao cargo. Algumas vasculham até mesmo a opção sexual do futuro funcionário.
Mas como detectar, sem margem de erro, a opção sexual? "Não é difícil. A grafia dos gays apresenta sinais inconfundíveis, como floreios, coqueterias e excesso de curvas. Já as lésbicas exibem ângulos pontiagudos nas letras", explica Swartzman.
A grafologia pode levar a equívocos, caso seja utilizada de modo inadequado.
Para não cometer a injustiça de recusar um candidato por dados puramente subjetivos, deve-se associar a grafologia a outros testes. Na realidade, o modo como o candidato escreve fornece subsídios para validar outras informações obtidas ao longo do processo seletivo.
Mas como detectar, sem margem de erro, a opção sexual? "Não é difícil. A grafia dos gays apresenta sinais inconfundíveis, como floreios, coqueterias e excesso de curvas. Já as lésbicas exibem ângulos pontiagudos nas letras", explica Swartzman.
A grafologia pode levar a equívocos, caso seja utilizada de modo inadequado.
Para não cometer a injustiça de recusar um candidato por dados puramente subjetivos, deve-se associar a grafologia a outros testes. Na realidade, o modo como o candidato escreve fornece subsídios para validar outras informações obtidas ao longo do processo seletivo.
Essa cautela é necessária. Entre os psicanalistas, a grafologia é vista com restrições. "A fala é muito mais importante porque revela atos falhos. A grafia mostra apenas o temperamento, não a personalidade", analisa a psicanalista carioca Regina Taccola. "A grafologia funciona apenas como ponto de partida. Definir a personalidade humana pela grafia é pretensioso demais", reforça Marlene Dias da Silva, da Sociedade Brasileira de Psicanálise.
De fato, nada é tão simples como parece. Uma letra ascendente que, para o grafologista, sinaliza ambição desmedida, por exemplo, pode representar um disfarce para um complexo de inferioridade, segundo a interpretação do psicanalista. "Na realidade, nada substitui a entrevista com o candidato a um posto de trabalho. As empresas apelam para a grafologia para economizar tempo. O perigo é estabelecer um diagnóstico simplista e precipitado", adverte Raquel Zeidel, também da Sociedade Brasileira de Psicanálise.
A grafologia tem origem curiosa. Ela nasceu no confessionário de uma igreja na Espanha, no século XIV. O rabino Samuel Hangid costumava aconselhar os fiéis depois de analisar o modo como eles escreviam bilhetes. Dois séculos depois, médicos espanhóis e italianos começaram a fazer uma comparação entre a grafia e o caráter. Surgiram as primeiras tentativas de estabelecer regras de análise da escrita. A história começou a ficar séria mesmo quando surgiu a primeira escola de grafologia, em Paris, no século XIX.
Nem sempre uma letra bonita é sinônimo de personalidade harmônica e bem resolvida.
Os especialistas dizem que a beleza do traço tem valor estético, mas não diz muito sobre o caráter. A caligrafia ilegível, no entanto, demonstra com certeza que a pessoa tem dificuldades de se comunicar com os outros. Seria um indício de inadaptação ou mesmo sentimento de inferioridade.
Em contrapartida, quem escreve com excessiva clareza, fazendo questão de sublinhar seguidamente as palavras, pode no fundo esconder uma carência afetiva. O certo é que a falta de acentuação e pontuação corretas caracteriza uma personalidade negligente.
De fato, nada é tão simples como parece. Uma letra ascendente que, para o grafologista, sinaliza ambição desmedida, por exemplo, pode representar um disfarce para um complexo de inferioridade, segundo a interpretação do psicanalista. "Na realidade, nada substitui a entrevista com o candidato a um posto de trabalho. As empresas apelam para a grafologia para economizar tempo. O perigo é estabelecer um diagnóstico simplista e precipitado", adverte Raquel Zeidel, também da Sociedade Brasileira de Psicanálise.
A grafologia tem origem curiosa. Ela nasceu no confessionário de uma igreja na Espanha, no século XIV. O rabino Samuel Hangid costumava aconselhar os fiéis depois de analisar o modo como eles escreviam bilhetes. Dois séculos depois, médicos espanhóis e italianos começaram a fazer uma comparação entre a grafia e o caráter. Surgiram as primeiras tentativas de estabelecer regras de análise da escrita. A história começou a ficar séria mesmo quando surgiu a primeira escola de grafologia, em Paris, no século XIX.
Nem sempre uma letra bonita é sinônimo de personalidade harmônica e bem resolvida.
Os especialistas dizem que a beleza do traço tem valor estético, mas não diz muito sobre o caráter. A caligrafia ilegível, no entanto, demonstra com certeza que a pessoa tem dificuldades de se comunicar com os outros. Seria um indício de inadaptação ou mesmo sentimento de inferioridade.
Em contrapartida, quem escreve com excessiva clareza, fazendo questão de sublinhar seguidamente as palavras, pode no fundo esconder uma carência afetiva. O certo é que a falta de acentuação e pontuação corretas caracteriza uma personalidade negligente.
A análise da grafia de políticos também pode ser esclarecedora. Nesses casos, o melhor é atentar para a assinatura. Especialmente se o político é dado a escrever bilhetinhos, como o ex-presidente Jânio Quadros. Seus recados para assessores, com recomendações, críticas e elogios, foram sua marca registrada.
O detalhe que chamou a atenção dos grafólogos foi a mania que Jânio tinha de arrematar a assinatura com um ponto final. Os especialistas dizem que isso é sinal de autoritarismo. Mas indica ainda que Jânio era uma pessoa desconfiada e tinha obsessão em ser perfeito.
Quando se debruçaram sobre a assinatura do ex-presidente Fernando Collor, os estudiosos notaram que ele fazia questão de realçar o sobrenome. Para os especialistas em grafologia, isso é indicativo certo de vaidade e orgulho.
O detalhe que chamou a atenção dos grafólogos foi a mania que Jânio tinha de arrematar a assinatura com um ponto final. Os especialistas dizem que isso é sinal de autoritarismo. Mas indica ainda que Jânio era uma pessoa desconfiada e tinha obsessão em ser perfeito.
Quando se debruçaram sobre a assinatura do ex-presidente Fernando Collor, os estudiosos notaram que ele fazia questão de realçar o sobrenome. Para os especialistas em grafologia, isso é indicativo certo de vaidade e orgulho.
Vídeos interessantes
Análise Grafológica http://www.youtube.com/watch?v=oU-6mn8XEjc
Processos Seletivos modernos http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/03/empresas-diversificam-maneira-de-entrevistar-candidatos-aos-empregos.html
Subscribe to:
Posts (Atom)