Saturday, April 04, 2009

Enjaulados - O Filme

Sinopse

Walmsley, é um professor substituto encarregado de dar aulas para um grupo de adolescentes desajustados totalmente fora de controle. A escola não tem dinheiro, os professores se preocupam apenas em sobreviver e compromissos ilegais impedem qualquer mudança radical.

A todo momento ele é insultado e atacado pelos alunos. Cansado de enfrentar tanta humilhação, ele resolve contra atacar. Seqüestra seus alunos e, em um lugar distante, os prende nus em uma jaula eletrificada para uma nova e dura reeducação. Agora, eles terão que aprender... por bem ou por mal!
Já Viu o Filme? Comente....

http://www.interfilmes.com/filme_16066_Enjaulados-(Detention.Learning.Curve).html

RESUMO

Aluna do curso de Pós-Graduação - Eulina Pereira Sales - Serra do Ramalho - BA

A escola é vista como um espaço de aprendizagem, na qual tem como função social a formação do cidadão/ã. Assim torna-se de fundamental importância que cada educador e a escola como um todo repense o seu planejamento. A direção escolar, sendo uma gestão democrática busca construir sua proposta pedagógica juntamente com a comunidade escolar e a comunidade local, pois a família é a primeira base na educação de uma criança e a escola deve está aberta a este relacionamento, a este trabalho em parceria com os pais. O ato de planejar parte das necessidades da escola, por isso é relevante que o (ppp) Projeto Político Pedagógico da escola seja construído com a participação da comunidade escolar e dos pais, é interessante que as famílias conheçam essas necessidades da escola, participando das elaborações de metas e ajudando-o a realizá-las.

Lembrando o filme: “Enjaulados” observa-se que a escola na qual o professor substituto foi convidado a ministrar as suas aulas, a direção escolar não tinha autonomia para resolver os problemas da escola. Isso porque a escola não tinha uma prática reflexiva, deveria relacionar a teoria com a prática, trabalhando a ação –reflexão –ação. A gestão não era democrática, nem tão pouco trabalhava com um planejamento em parceria com as famílias. De acordo o filme na reunião de pais na escola, a maioria não comparecia e quando aparecia alguém éramos advogados substituindo os pais. Os alunos não respeitavam os professores, agredia com palavras e fisicamente como no caso da professora de “Artes” que foi agredida fisicamente pela aluna. Daí a necessidade do planejamento escolar, para trabalhar essas problemáticas da escola.

No filme nota-se que a direção cobrava dos professores o plano de aula, anotações, mas a própria direção não planejava com os docentes que não conseguiam ministrar suas aulas, pois os estudantes eram indisciplinados, não tinham capacidade de pensar, estavam arraigados apenas aos bens materiais dos pais e não tinham um olhar antropológico, eram orgulhosos, não tinham sonhos e nem disciplina. O professor substituto ao chegar na escola, queria mediar os seus alunos mas era impossível, então ele queria ser ouvido, mas os jovens não sabiam ouvir, o professor acreditava que os professores devem educar os seus alunos, porque os mesmos tem um dever com a sociedade, então ele planejou afastar alguns alunos da cidade para mostrar-lhes através de regras rígidas que o ser humano é capaz de aprender também na fragilidade. E aconteceu, na fragilidade eles começaram a mudar de comportamento, pararam para ouvir, começaram a pensar,a estudar, a dialogar, uns foram ajudando os outros a pensar, a se transformar e trabalhar em equipe. A metodologia aplicada pelo professor substituto deixou marcas, mas foi através desta metodologia que ele começou a acordar o emocional dos seus alunos, muitas vezes é necessário nos enjaular para acordar com outra ótica.

O planejamento é um ato político, e é através dele que buscamos os objetivos que queremos alcançar. O professor substituto e a professora de arte alcançaram os seus objetivos que foi a mudança de idéias e de comportamento da turma que começaram a levar o estudo mais a sério, aprenderam a respeitar os outros, exercendo assim a sua cidadania.
O filme os “enjaulados” mostra o exemplo que o professor não deve desanimar e nem desistir diante de qualquer dificuldade, é importante buscar alternativas que ajude a superar os problemas, desenvolvendo um trabalho em parceria com competência e responsabilidade. E agindo assim, estaremos investindo no futuro da nossa sociedade, procurando resgatar os valores e vivenciando práticas sociáveis.

COMENTE, DÊ SUA OPINIÃO!

22 comments:

Anonymous said...

excelente filme
conta como é a triste vida de um professor, e como ele deve dar a volta por cima

Anonymous said...

Nossa vida como professores encontramos mais espinhos que flores, Mas devemos nos segurar na esperança de que estamos de alguma forma contribuindo para o futuro da nossa sociedade!!

Anonymous said...

eu adora pois é liçao de vida pra muitos que nao querem nada e nao pensão no futuro que pena pois nao podemos fazer o que o professor fez na vida real.

Sheila said...

Quem escreveu esse artigo não tem muita noção de concordância verbal ou revisão do texto antes de ser postado mas tudo bem,não se espera muito mesmo de um professor,afinal,nessa profissão quase não se lida com isso.
Textinho pobre,poderia ser mais condensado e objetivo.

Lourival Rosa said...

Senhorita Sheila;

Nois num qué sabê se voismicê sabi fazer analize de iscrituração ! Deche as pessoa butá o pensatório no paper! I quem dice pá tú qui o testo foi parido por um fesô. A pró Jaqueine pidiu pá falá do firme!

Prezada professora Jaqueline Bueno;

Achei muito interessante a sinopse do filme e pretendo assistí-lo. Peço-lhe que, se for possivel, encaminhe o meu comentário a senhorita Sheila.
Atenciosamente.

Lourival Rosa

Anonymous said...

o filme é uma MERDA

Anonymous said...

Esse Filme mostra a realidade das coisas, ele merece nota 10... amei.!

Flavinha Almeida said...

Amei, as vezes é preciso um sacrificio a mas, para tornar as coisas mas faceis, esse filme é muito bom.!

Fernando said...

Olá Prof. Jaqueline!
Gostei muito do resumo junto a sua idéia sobre algumas atitudes dos professores comparando com filme "enjaulados". Nós professores sabemos muito bem a dificuldade de lidar com alunos, nos quais não se interessam aos estudos. Mas, por orgulho a nossa missão e profissão de educadores, é a nossa obrigação resgatar esses alunos, direcionando-os a terem uma outra visão sobre os estudos e até mesmo do mundo em que vivemos hoje.

Anonymous said...

Oie
sou uma aluna, vendo esse filme ele retrata muito bem com é nas nas sala de aula...
mostra como os professores passa para dar apenas uma aula...
na minha escola tinha q ser assim, pois os alunos não fica quieto um segundo...
Filme nota 10...Muito bom msm

Fátima Valente said...

O filme apresenta a triste e real situação de uma escola de ensino público nos EUA,e nos leva a refletir sobre a nossa atuação como docentes frente a tais situações.O professor Walmsley age de uma maneira cruel de se ensinar,foi uma forma que ele encontrou para ajudar aqueles alunos a não jogarem suas vidas fora e romperem com os rótulos e esteriótipos que existem nas escolas.Minha conclusão é que existem diversas maneiras que podemos encontrar para agir frente a um sistema opressor e repressor,o ideal é antes de idealizarmos o tipo de alunos queremos encontrar,devemos comprometermos com a educação neste país,e acreditar na mudança,na transformação que deve começar a partir de cada homem e mulher.

Leiciane Santos said...

eu adorei o filme, muito bom...
atualmente existe adolescentes que agem do jeito que agiam os meninos do filme, esse filme ajuda muito os alunos e os professores mostra um pouco da realidade!!

sou aluna e o texto que vc escreveu me ajuda muito, tenho que fazer uma resenha !!

aluna do curso de química IFET said...

Muito excelente do filme, retrata algo que ainda acontece em nossa sociedade, no qual, para alguns é desconhecido.

Carlos Morais said...

A Sheila perdeu a oportunidade de ficar calada. Se está de mal com a vida, não desconte nos outros.
Parabéns Eulina pelo trabalho apresentado.

JAQUELINE C BUENO said...

CAROS COLEGAS ,
Quero agradecer todos os comentários no Blog , a finalidade é essa mesmo , discutir, questionar sem julgar é claro pois....

Sempre digo: Ninguém é perfeito ! sempre podemos melhorar!

Abraço caloroso , fiquem na Paz de Cristo,

Profª Jaqueline C. Bueno

Anonymous said...

Pq o professor substituto deixa o telefone tocar trinta vezs antes dele atender?

Prof. William Rodrigues said...

Ele perdeu a mulher, está deprimido, ele trabalhava em circo, estava em um estado de depressão. Portanto, ele nem queria atender telefones nem nada.

Anonymous said...

o filme é muito interes interesante,nos faz refletir sobre os desafios que temos que enfrentar todo dia dentro uma sala de aula

Unknown said...

gostaria que alguém, com conhecimento de causa, analisasse o filme do ponto de vista da psicologia educacional, pois notem que no filme o professor fala de Pavlov e seu comportamento condicionado, além disso, como se poede ver, o experimento das celas eletrificadas se assemelham com a caixa de Skinner. podemos concluir, então, que...

Anonymous said...

cabecinha vc ta on???olia vc sabe usar a net...sua cabeça tem que servi para algo...assinado:internalta!!

Anonymous said...

esse filme retrata o desrespeito com os professores em sala de aula e como nos conseguiriamos dar um jeito nessa situação...mas eu acho que a violencia nao levaria a lugar algum,mas no caso do filme a ideia de tratar os alunos como animais foi uma otima ideia.
gostaria que os alunos tomassem consiencia que só estamos aqui pra ajudar eles...

Anonymous said...

esse filme mostra como é a vida de um professor(a) na vida real, mostra como deve ensinar quem tem dificuldade no aprendiz, e quem fica tirando onda com a cara do outro...