Monday, October 17, 2011

Estilo Profissional do Multiplicador


 O Multiplicador é a pessoa responsável por disseminar conteúdos específicos no ambiente organizacional. É aquele que, tendo adquirido o nível cultural ou de conhecimentos necessários para o desempenho da sua atividade, dá direção ao processo de ensino e aprendizagem. É ele quem assume o papel de mediador entre a cultura elaborada, o coletivo da sociedade e o individual do aluno.

É fundamental conhecer o campo teórico do conhecimento em que atua e ter competência técnica e profissional. Portanto, as funções dele na Organização são:

  1. Dar oportunidades para se galgar os conhecimentos e torná-los acessíveis aos seus pares;
  2. Organizar o processo educativo de maneira que possa compartilhar seu conhecimento;
  3. Atender às necessidades dos indivíduos relativas ao seu desempenho profissional, o qual depende de determinado conhecimento, habilidade ou atitude e,
  4. Atender às necessidades da organização se prontificando a disseminar seu conhecimento acumulado e as boas práticas institucionais.

Muitas vezes, atitudes dizem mais do que qualquer discurso, daí a necessidade de as mesmas serem proferidas mediante a uma postura correta e coerente, partindo do pressuposto de que o respeito, a justiça e a moral são elementos primordiais inerentes à conduta cotidiana ética, referente a todo ser humano. 

Ao assumir um estilo profissional adequado, o multiplicador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo.

Primeiramente, antes de conquistar o respeito, é necessário se dar ao respeito, e certas atitudes acabam comprometendo os objetivos propostos. Portanto, algumas medidas tendem a colaborar para que os mesmos sejam concretizados de forma plausível.  Entre elas destacam-se: 

  • Evitar que sejam proferidas palavras negativas e pessimistas – ser um motivador para aprendizagem;
  • Saber contornar de forma autônoma e dinâmica os possíveis desafios provenientes das relações interpessoais, bem como dos resultados advindos do processo de ensino-aprendizagem; 
  • Procurar cumprir com os compromissos perante todos. Posturas como estas conferem confiabilidade. 

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