Monday, June 24, 2013

MARKETING NÃO É CUSTO É CRIATIVIDADE

As mídias tradicionais como TV, rádio e jornal tem investimento altos e fogem da realidade de algumas empresas. Por isso, a empresa precisa considerar ações de baixo custo para suportar o orçamento, muitas vezes, escasso.  Tudo vai depender do contexto do negócio, localização, público alvo e posicionamento da empresa. 

AÇÕES DE SOCIABILIZAÇÃO DE CLIENTES EM POTENCIAL

Pessoas que praticam determinados hábitos de consumo, especialmente aqueles ligados a hobbies, gostam de conhecer outras pessoas com mesmo comportamento. Promover ações que socializem esses clientes pode ser uma alternativa. Um encontro, um congresso, um workshop enfim pode promover em um fim de semana um evento.

DEGUSTAÇÃO DE PRODUTOS INTANGÍVEIS

Tanto para produtos quanto serviços, a degustação tem um papel fundamental no primeiro contato do prospect com a oferta. A intenção por trás dessa ação está relacionada ao processo de decisão do consumidor. Na medida em que se experimenta um produto/serviço antes do compromisso do pagamento, diminui-se o risco de insatisfação no processo de aquisição. Logo, as chances de compra tendem a aumentar. Exemplo, cursos de línguas, escolas de música e academias oferecem aulas gratuitas para facilitar a escolha do cliente.

E-MAIL MARKETING DIFERENTE

Essa é uma alternativa que deve ser utilizada com critério. Ninguém gosta de receber lixo eletrônico. Planeje bem o uso dessa ação propondo questões relevantes para públicos segmentados por interesse na oferta. Observe sempre as regras de boas maneiras e de privacidade, além de acrescentar uma alternativa ao leitor de apontar se deseja parar de receber comunicados da empresa. 

REDES SOCIAIS

Nosso país é referência em uso de redes sociais. São milhões de pessoas conectadas e dispostas a se associar a empresas que sejam relevantes na hierarquia de valores do cliente. Comunidades online, fóruns de discussão, blogs, sites de relacionamento e fotologs são campos férteis para ações de marketing bem direcionadas. Mas existem cuidados a serem tomados. Não basta somente postar, tem que gerar interesse, uma promoção para ganhar bolsa é uma excelente estratégia...

FRIEND SELL

A empresa pode estruturar uma campanha de indicação. Pode-se pensar em uma empresa que oferte cursos. O cliente que trouxer um novo aluno ganha pela indicação um desconto de 50% na próxima mensalidade. 

FIDELIZAÇÃO

Incentivar o consumo constante de sua oferta através da troca de benefícios. Um hotel pode oferecer uma estadia gratuita após o consumo de dez hospedagens no ano. Um curso pode oferecer um módulo extra se o aluno terminar o módulo completo . Essas ações incentivam o consumo apenas naquela empresa, blindando-a contra a concorrência e fomentando o acúmulo de consumo.


Tuesday, May 28, 2013

Autoconfiança é a capacidade em seu potencial. Sem dúvida, uma qualidade importante para a construção de carreiras consistentes e admiradas. 

Pessoas sem autoconfiança com frequência não realizam simplesmente porque nem sequer tentam. Têm medo de não conseguir.

Como ter autoconfiança?

Ignorada por muitos e taxada como autoajuda, a capacidade de confiar em si mesmo precisa muito mais do que repetir “eu sou cara” dez vezes diante do espelho antes do café da manhã. A autoconfiança precisa ter raízes.

É preciso experiência, e esta tem sucessos e fracassos, geralmente em proporções equivalentes.

Errar é preciso pois os erros conduzem aos acertos. Em outras palavras, só não erra quem não tenta, o que nos leva à conclusão que não podemos atribuir autoconfiança apenas aos sucessos alcançados. Ela também é fruto dos inevitáveis insucessos.

A autoconfiança é saber onde está o erro e escolher o caminho dos acertos com muita convicção. Assim jamais ser derrotado pelo fracasso.

 

Thursday, May 16, 2013

DINÂMICA DA ORDEM





Objetivo: Demonstrar que sem a visão do equilíbrio, sem foco e sem determinação é impossível tudo sair organizado.


Tamanho: ilimitado

Tempo: Depende do número de pessoas (aproximadamente 10 minutos)


Descrição:

- O coordenador inicia entregando folha branca e caneta aos participantes. Explica que deverão desenhar de olhos fechados de acordo com os comandos que irão escutar:


1. Desenhe uma casa com chaminé

2. Desenhe as janelas da casa

3. Desenhe uma porta na casa

4. Desenhe duas arvores ao lado da casa

5. Desenhe a cerca da casa



Lembre-se os participantes devem estar com os olhos fechados .


Ao final peça para cada participante olhar o seu desenho e ver como ficou, dê uns 10 minutos de reflexão, enquanto isso vá explicando que tudo na vida precisa de visão, concentração, que é importante que haja equilíbrio para que tudo fique no lugar.

Bem assim é na vida, se fizermos tudo sem organização, sem foco as coisas sairão desordenadas. Se a vida pessoal estiver ruim poderá afetar a vida profissional.

Enfim de acordo com o tema o coordenador poderá adaptar a dinâmica.
Se desejar imprima  a imagem da casinha e mostre no final como deveria ter ficado , só para descontrair.

Qualquer dúvida é só enviar um e-mail ou deixe seu comentário.

 Jac


Monday, May 06, 2013

IMAGEM NAS REDES SOCIAIS


Prof.ª Jaqueline Bueno responde:

1 - As redes sociais multiplicaram os comportamentos equivocados ou apenas expuseram essa realidade?

Os comportamentos inadequados sempre existiram, em todas as eras, o fato é que agora com as redes sociais ficaram mais visíveis a todos. Por exemplo, fotografar e marcar pessoas em situações constrangedoras é uma forma de exposição a todos.
2 - É verdade que pessoas podem sofrer de estresse pensando que precisam ficar postando coisas legais para mostrar aos amigos?
Se a pessoa sofre o estresse é porque tem algum problema. A culpa não é das redes sociais.
3 - Algumas pessoas somam milhares de amigos no Facebook. Isso é um exemplo de um "sem-noção virtual"?
Nem todas as pessoas sabem utilizar o Facebook, conheço pessoas que simplesmente saem adicionando todos, até quem não conhecem só porque o Facebook sugere. Não é uma questão de popularidade. Não deixa de ser um site de relacionamento onde posso conhecer pessoas que não conheço.
4 - É comum ouvir reclamações sobre os compartilhamentos, postagens, convites para participar de grupos. Existe regra para isso?
Se estiver na sua página você tem duas escolas ou melhor, três, curtir, comentar ou compartilhar é livre pra fazer o que quiser. Quem não gostar tem a opção de ocultar ou excluir, é simples. Se a pessoa posta uma foto intima e desagradável, é legal que você oculte para não aparecer em sua página as consequências serão todas para quem postou.
5 - O que é impensável publicar no Facebook?


O que você quiser, é a sua imagem que está em jogo, pense como se você fosse sair na rua. Sairia de biquíni? Se vai falar alguma coisa, falaria isso em público e pessoalmente? O que você postar é algo ruim e desagradável? Não poste.
6 - É possível criar grupos, familiares, amigos. Acha possível postar coisas mais íntimas selecionando o público?
Você tem várias opções inclusive pode ocultar seus álbuns de fotos
7 - As pessoas parecem muito mais felizes, religiosas, amorosas, realizadas nas redes sociais do que na vida real. Isso é de fato exagerado?
Você mostra o que achar conveniente , quando estamos no trabalho, também não mostramos nossas fraquezas nossos defeitos e como realmente somos, pois temos que cuidar de uma imagem profissional. A mesma coisa acontece nas redes sociais, lá mostramos o que queremos mostrar.
8 – Acredita que está havendo uma fusão da vida pessoal e profissional?

Com essa onda de humanização, integração, liderança compartilhada, gestão de pessoas e por ai vai... As pessoas estão mais compreensivas quanto a alguns problemas pessoais. Os chefes já compreendem, por exemplo, um divórcio repentino, um falecimento de um parente de algum colaborador, inclusive é uma forma da equipe saber o que de fato está acontecendo com o colaborador. Não que isso seja da conta de alguém, mas é uma forma de justificativa.

9 - Existe invasão de privacidade se a empresa mandar checar o Facebook dos colaboradores? Não é invasão de privacidade?

Estive recentemente em uma empresa onde uma gestora designou um colaborador só para ficar checando o Facebook dos colaboradores que faltaram. É impressionante, teve um que disse estar doente e postou uma foto tomando cerveja numa praia. Infelizmente não podemos dizer quem está errado, o Facebook é público não é invasão de privacidade, então concordo da empresa fazer isso. 

Thursday, March 21, 2013

COMO MELHORAR A AUTOESTIMA



1.   Não se comparar com outras pessoas – pessoas são únicas, temperamentos diferentes, cada um tem suas qualidades, habilidades específicas e defeitos. Cada um tem sua beleza específica, biótipo, corpo etc. Então, preste atenção naquilo que você tem de bonito e procure, também, ser feliz e satisfeito como você é.

2.   Liste características positivas que você tem e valorize-as diariamente – se possível faça uma listinha em um papel, para que você veja as coisas boas que você tem. Quando a gente escreve parece que fica mais fácil de visualizarmos.

3.   Faça coisas boas para você – Ter uma atividade de lazer pelo menos uma ou duas vezes por semana para que você se distraia também é fazer algo por você!

4.   O cuidado com a alimentação também é importante. Ligue para um amigo e converse. Chame um amigo para um almoço ou um lanche.

5.   Tenha momentos de descontração também com sua família. Enfim, trate bem você em vez de ficar se condenando por coisas que você AINDA não conseguiu.

6.   Preste mais atenção no que você conseguiu até aqui e no que faz por você diariamente. Valorize isto!

7.   Aceite elogios e acredite neles. Observe se você, ao ser elogiado, automaticamente se deprecia com frases como “que isso, não estou tão bonito assim” ou “ah, esta roupa é do 1,99” ou “não achei que falei tão bem assim”. Aceite o elogio. Diga “obrigado” e sinta-se mesmo elogiado, valorizando para você também o que fez. Isto não é orgulho. É se valorizar!

8.    Não se deprecie na frente de outras pessoas. Tome cuidado para não usar frases depreciativas com relação a você para outras pessoas com relação ao seu corpo, ou a alguma atitude, seja lá o que for.

9.   Evite pensamentos de autopiedade (“Eu não sirvo para nada” ou “Ninguém gosta de mim”, “Tudo acontece de ruim comigo”). Estes pensamentos, na maioria das vezes, não são verdadeiros. São irreais. Portanto, tente identificá-los e evitá-los. Corte-os quando eles vierem à sua mente.

10.               Expresse e valorize suas ideias e sentimentos. Dê a sua opinião quando perguntarem e seja sincero; se alguém disser a você que está sentindo que você está triste, se confiar na pessoa, assuma isto e peça ajuda, enfim, não tenha vergonha do que está sentindo e do que pensa. Você também se valorizará assim!

Se para você é muito difícil colocar em prática estes novos comportamentos que auxiliarão no aumento da autoestima, pode ser importante a procura por um psicólogo (a) em sua cidade a fim de “desmembrar” um pouquinho mais as raízes desta baixa autoestima e trabalhar com ela a fim de que a pessoa aprenda a se valorizar novamente.

CAUSAS DA BAIXA AUTOESTIMA



1.   As causas da baixa autoestima são inúmeras: pessoas que foram abusadas (verbalmente, emocionalmente, fisicamente);

2.    Comparação de seu aspecto físico ou intelectual com outras pessoas;

3.   Pessoas que ouviram dos pais constantemente que eram “burras”, que “não serviam para nada”, que “faziam tudo errado”, etc, e que, de alguma forma, passam a acreditar nestas frases. 

GESTÃO DE PESSOAS X RH


O nome Gestão de Pessoas entra para substituir o nome Recursos Humanos, os chefes devem ouvir melhor o que seus funcionários têm a dizer sobre eles e as empresas, pois uma boa conversa resolve muitos problemas. 


Ter uma comunicação com os colegas locais ajuda a estimulá-los a continuarem a boa produção com bom humor e sempre dispostos.

Com a crise econômica mundial de 1929, a teoria das relações humanas de Elton Mayo passou a ganhar importância ao tratar as pessoas como seres humanos e não como objetos, com a importância desta teoria estudado ao lado das outras, Max Weber criou a teoria da burocracia para ajudar a organizar melhor o serviço, pois segundo Weber, é melhor seguir as normas impessoais de racionalidade para conseguir atingir eficientemente as metas da organização.



A Gestão de Pessoas vem para trazer as pessoas a um melhor ambiente de trabalho, tratando-as com mais respeito, oferecem treinamentos e chances de promoções no serviço. Segundo o professor José Carlos de Freitas, as pessoas estão bem informadas, sabem que existem companhias que admiram seus empregados com a Gestão de Pessoas, pois elas deixarão de ser tratadas como "recursos humanos" e serão tratadas como "parceiros".

Leia na íntegra no site: 

Friday, March 08, 2013

Entusiasmo

A palavra "entusiasmo" vem do grego e significa "sopro divino". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse "entusiasmado" por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de produzir a melhor colheita. 

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano Era preciso, portanto, entusiasmasse.

Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado. 

A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

Só há uma maneira de ser entusiasmado: é agir entusiasticamente! Se esperarmos as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

Como vai seu entusiasmo pelo seu país, por sua empresa, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? 

Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: você jamais sairá dessa situação.

É preciso acreditar em você, na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo e o ceticismo. 

Seja entusiasmado com sua vida e principalmente com você mesmo.

Tuesday, March 05, 2013

Como fazer um Currículo - Dicas

CLAREZA E OBJETIVIDADE
O Currículo Moderno




SEQUÊNCIA CORRETA

1. DADOS PESSOAIS


É exatamente aqui que começam os erros: nos dados pessoais. Escreva no alto da página somente seu nome completo, endereço (também completo), telefone, celular, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil. Em relação aos três últimos itens há uma controvérsia - alguns consultores acham que devem ir ao fim do currículo; outros, no começo. Faça como quiser, porque não muda nada.


2. OBJETIVO PROFISSIONAL


É hora de deixar claro seu objetivo, o cargo, ou os cargos, e a área (ou áreas) que você pretende. Como dizer isso sem enrolar?

Veja o exemplo:
“OBJETIVO PROFISSIONAL”.

Supervisora de Telemarketing / Assistente Administrativo ““.
3. FORMAÇÃO ACADÊMICA

Não adianta negar: além da experiência profissional, a formação acadêmica pesa muito na hora do empregador se decidir por um candidato. É consenso entre os especialistas em carreira que quem não se graduou em uma universidade conhecida deve "reparar" essa falta fazendo uma pós-graduação numa instituição de renome. Não estamos querendo dizer que sem um diploma de primeira linha a pessoa não tenha chances de entrar e crescer numa boa empresa. Claro que o desenvolvimento depende muito mais dela mesma do que das escolas por onde passou. 


A questão aqui é: o que você tem a oferecer para a empresa? Ela quer alguém que já tenha provado que deu resultados em outras companhias (e para isso o profissional não poderá ser jovenzinho) ou alguém que tenha estudado numa instituição respeitada - porque, teoricamente, desses lugares saem pessoas com mais potencial.

Nunca se iluda quanto ao objetivo das empresas: elas querem gente talentosa, capaz de dar resultados. Isso é o que mais importa para elas. Se a pessoa está entrando no mercado e não tem como provar que é boa, passará pelo funil com muito mais facilidade se tiver um diploma de nome, falar inglês fluentemente, tiver estudado no exterior e coisas assim. Se já tem feitos que fazem os olhos brilhar, basta se manter atualizada.


Fale sobre sua formação acadêmica começando sempre pelo curso mais recente, com ano de início e de término. Basta relacionar o curso de graduação e pós-graduação (é ridículo colocar pré-primário, ginásio, primeiro grau etc.). Se você estiver pleiteando um estágio, terá mais uma razão para começar dizendo onde fez, ou está fazendo, a faculdade.

4. ATIVIDADE PROFISSIONAL


Podemos dizer que o resumo profissional, o próximo item da lista, é o coração do seu currículo. É aqui que você vai apresentar uma síntese das competências que desenvolveu ao longo da carreira. E precisa entrar antes de citar as empresas em que trabalhou, porque este é o momento em que a pessoa que está lendo vai desistir ou ir em frente. Essa parte é a mais difícil, porque você vai ter que ser breve e, ao mesmo tempo, discorrer sobre as suas habilidades. Para facilitar, faça o texto em itens, como este engenheiro mecânico que está se candidatando a uma vaga gerencial:


• Sólida experiência em uma série de funções nas áreas de vendas manufatura, engenharia, gerência de projetos, relações governamentais, marketing, gerência de produtos, planejamento estratégico e gerência geral de unidades de negócios.
• Dez anos de experiência internacional nos Estados Unidos e na América do Sul.
• Capacidade de liderança, habilidades de negociação e comunicação, adaptabilidade a novas funções e novos ambientes, coragem e determinação para mudar paradigmas e visão estratégica de diferentes segmentos de negócios tanto no Brasil quanto no exterior.

Se você está começando sua carreira, ainda não tem muito que contar sobre sua experiência profissional. Então, vá direto para sua formação acadêmica.
Pelo menos uma vez por ano ou sempre que houver alguma mudança significativa na sua carreira. 


Tocou um projeto que deu certo? Coloque no currículo. Sua equipe cresceu? Coloque também. O telefone mudou? Sua área fechou um grande negócio? Tudo isso deve ser mencionado. Mesmo que você não pretenda mudar de emprego, manter o currículo pronto ajuda a evitar aquelas bobagens que se escrevem por causa da pressa (quem não deixa o currículo para a última hora?).

5. CURSOS


Só coloque os cursos complementares que fizeram você desenvolver alguma habilidade interessante para a empresa onde quer trabalhar. Aqueles seminários de uma tarde sobre relações humanas no trabalho definitivamente não interessam a ninguém.
Alguns consultores aconselham as pessoas a ter no arquivo pessoal uma espécie de diário profissional. As anotações servem para ajudá-lo a se lembrar de fatos importantes da sua carreira, o que é fundamental caso seu currículo resulte num convite para entrevista. Essa prática também facilita a atualização do currículo.

6. IDIOMAS
Em matéria de idi
omas não existe meio termo. "Ou você é fluente ou não é", diz a headhunter Yonara Costa. Para evitar constrangimentos na hora da entrevista (sim, seus conhecimentos serão testados cara a cara), ela aconselha o candidato a avaliar seu conhecimento de línguas estrangeiras. Ou seja, é melhor dizer que do francês você só sabe o básico do que afirmar que se vira muito bem - ainda que se vire razoavelmente bem. Ao contrário da faculdade, o nome da escola (ou escolas) onde você aprendeu inglês, alemão, espanhol, ou seja, o que for não importa a mínima. A não ser que tenha aprendido morando no exterior - aí, claro que tem que dizer.

Hoje o domínio de línguas estrangeiras, principalmente do inglês e do espanhol, é fundamental. Mas cometer erros de português, falando ou, pior, escrevendo, pega muito, muito mal. Talvez até pior do que não falar outro idioma. Escrever em bom português, porém, não se resume a não cometer erros gramaticais. Mesmo sendo o assunto pouco inspirador, o texto tem que ser elegante, instigante, gostoso de ler. Um bom professor de português ou revisor resolve os erros de gramática. A solução para o texto atraente e saboroso é pedir ajuda a um Professor de Português.

Se você vai mandar seu currículo para uma companhia estrangeira, prepare uma segunda versão na língua oficial da empresa. Dependendo do caso, essa pode ser a única versão. Mas cuidado ao traduzir o seu currículo para outro idioma. Cada um possui estilos e expressões que só quem o conhece bem sabe utilizar. Não hesite em pedir ajuda especializada para essa questão.


E, já que o assunto é não cometer erros, não gaste seu latim à toa. Em vez de curriculum, prefira "currículo". Até porque, se for necessário dizer, você dificilmente vai acertar o plural de curriculum. É curricula, sabia?

7. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS


Mencione somente as últimas cinco empresas em que trabalhou, em ordem cronológica decrescente. Gutemberg Macedo, diretor da Gutemberg Consultores, empresa de recolocação de executivos, aconselha escrever os dados da sua experiência profissional na seguinte seqüência: nome da empresa - se ela não for conhecida, descreva rapidamente seu ramo de atividade, sua posição no mercado, seu faturamento e seu tamanho em número de funcionários (a idéia é mostrar seu porte); cidade e, se for o caso, o país em que ela se localiza; a posição que você ocupava; e, finalmente, o mês e o ano da sua contratação e saída. "É importante mencionar isso para que o empregador saiba se você passou algum período sem trabalhar", diz Gutemberg.


Não se limite a dizer qual era o seu cargo. Muito mais importante é o que fez na prática. É isso o que vai fazer a diferença - e é justamente esse um erro que grande parte das pessoas comete. Não adianta escrever: administrador financeiro, responsável pelas finanças da empresa. "É óbvio que um jogador de futebol joga futebol", diz o headhunter Robert Wong, da Korn/Ferry International. "O que quero saber é se ele foi capitão do time, se nunca recebeu um cartão vermelho e outras coisas desse tipo”.Enumere as responsabilidades que tinha quando ocupou aquele cargo e os resultados que obteve. Sempre que possível, diga quanto à empresa lucrou com as suas ações. Veja como um gerente comercial descreveu as suas atribuições e realizações e siga seu exemplo:


"Gerente Comercial Divisão Laminados·• Fui o responsável por vendas, marketing, exportação, importação, desenvolvimento de produtos e mercados e serviço de atendimento ao cliente. Vendas em 1999: US$ 84 milhões”.
• Elevei a participação de mercado no segmento de rodas de alumínio para caminhões de 5% para 95% em cinco anos, qualificando a Roda XYZ como padrão no modelo 1938 pesados Mercedes-Benz. O volume de vendas de 40 000 rodas em 1999 justificou a aprovação de um investimento de US$ 6 milhões para sua fabricação no Brasil.”“.

Se você fosse um médico, poderia descrever suas realizações desta maneira:


• "Implementei, juntamente com minha equipe, um programa de combate à febre amarela que resultou na redução de US$ 5 milhões nas despesas públicas com saúde.
• Dirigi o Hospital XYZ durante oito anos e reverti seu delicado quadro financeiro por meio de parcerias com a iniciativa privada.
• Operei, nos últimos 12 meses, 80 pacientes com problemas cardiovasculares, obtendo 100% de sucesso nessas intervenções.”
Naturalmente, não há apenas uma maneira de falar sobre a sua carreira. Vicky Bloch, diretora da DBM, outra empresa de outplacement, sugere que você relacione suas competências com os resultados que obteve nas empresas onde trabalhou. O padrão sugerido pela consultora foi adotado por este profissional, que deseja ser o diretor industrial de uma empresa:
“Competência·Capacidade de implementação de políticas e procedimentos, evitando processos para a organização”.


Principais Realizações


Implementei políticas e procedimentos internos para aprovação pelo departamento jurídico envolvendo contratos, embalagens e rótulos, comerciais em TV, rádio e revistas, procurações e serviço de atendimento ao consumidor. Por causa dessa atuação preventiva, evitamos problemas com o consumidor como, por exemplo, um recall.”


EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL


O relato das suas experiências internacionais pode ser um item à parte ou distribuído ao longo do currículo. Atenção: viagem de férias para Cancún não é sinônima de experiência internacional. Estamos falando de trabalhar e morar fora do país. Os candidatos a trainee que tiverem feito intercâmbio ganham pontos. Se tiverem trabalhado entregando pizza, limpando piscinas ou servindo em lanchonete, melhor ainda. Todas essas experiências dão à pessoa jogo de cintura e, de qualquer forma, aumentam a rede de relacionamentos.

8. INFORMAÇÕES ADICIONAIS


Não há uma regra quando o assunto é listar, ou não, os seus hobbies e atividades fora do horário comercial (eles entram no item "informações adicionais"). Alguns consultores são de opinião de que escrever que você gosta de jogar tênis, que é um pé-de-valsa e tem prazer em ser o síndico do prédio é bobagem. Essas coisas devem ser deixadas para a entrevista. Mas não dêem ouvidos a eles se a sua intuição disser o contrário, porque um determinado detalhe pode acabar sendo o diferencial decisivo. Quer ver?


Certa vez, Robert Wong foi contratado para procurar um diretor de recursos humanos para uma empresa em Brasília. Ele selecionou cinco candidatos, todos na faixa dos 45 anos, como queria o cliente. Apenas um tinha mais de 50. "Era um profissional muito competente. Achei que valia a pena tentar", diz Wong. Adivinhe quem foi o escolhido? Justamente o mais velho. E sabe por quê? "Meu cliente se encantou com o fato de o candidato ter dito em seu currículo que era um exímio preparador de churrasco. Ele também tinha esse hobby", diz Wong. É claro que ninguém é selecionado por adorar fazer churrasco ou ser campeão de natação. Mas isso pode ser uma pista sobre a personalidade da pessoa. Reunir os amigos para preparar um churrasco não deixa de ser um sinal de liderança, qualidade interessante para um diretor de recursos humanos.


Para os meninos e meninas que estão disputando um estágio, o item "informações adicionais" é a grande chance de chamar a atenção do empregador. "Não tenho vontade de entrevistar um jovem que não pratique esportes e nunca tenha feito um trabalho voluntário, diz Luiz Edmundo Prestes Rosa, diretor de recursos humanos do Grupo Accor”.Essas são realizações importantes na vida de um adolescente.” ”.

NÃO ESCREVA MENTIRAS


Não diga que estudou em Harvard ou na Sorbonne se isso não for verdade. A headhunter Zoila lembra de um candidato que já estava nas entrevistas finais e mudava de assunto quando a conversa se encaminhava para o curso de administração que ele dizia ter feito na Fundação Getúlio Vargas. "Como não encontrava seu nome na lista de formandos, perguntei o que estava acontecendo. Ele confessou que não tinha terminado o curso", diz. Foi cortado na hora!


A omissão não é considerada exatamente uma falta grave, afinal, o currículo deve trabalhar a seu favor, e não contra. Confessar algum erro logo de cara pode não ser uma boa tática. "Mas tem que dizer a verdade na entrevista", diz Prestes Rosa. Transparência é uma qualidade supervalorizada no mundo corporativo (ao menos na hora de entrar na empresa). Vamos aos exemplos: você pode omitir que não terminou a faculdade ou a pós-graduação - mas não pode escrever o ano em o curso terminou como se tivesse ido até o fim. Não precisa dizer a sua idade - mas não pode baixá-la cinco anos. Pode não revelar que a sua experiência maior é em marketing quando o que você quer é mudar para a área de finanças - mas não pode dizer que é um expert em finanças.

MUDAR DE PROFISSÃO


Isso costuma ser um problema para muitos profissionais, porque ao mesmo tempo em que eles querem ir para uma área que pouco conhecem, as empresas preferem que eles trabalhem naquilo que dominam. Mudar de área sem mudar de emprego é mais fácil - as empresas modernas incentivam o job rotation. Mas para mudar também de empresa a condição básica é ter as qualificações necessárias para atuar naquilo que deseja. Se for o seu caso, selecione no currículo as competências que julgar úteis para a nova atividade. Veja o exemplo do profissional que trabalha na área administrativa e quer passar para a comercial:

Competências:


• Visão integrada dos processos componentes do negócio
• Conhecimento prático e teórico de análises de informações de mercado
• Análise econômica e financeira associada a desenvolvimento de parcerias e produtos
• Gerenciamento de equipes centrado em desempenho, amadurecimento e compreensão do negócio.


Se, no entanto, o candidato ainda não está preparado para mudar o rumo de sua carreira, deve se acostumar com a idéia de ganhar menos e ter uma posição menor durante algum tempo. "Não adianta achar que um cardiologista famoso vai se tornar um dentista conhecido da noite para o dia", diz Cláudio Neszlinger. "É preciso se preparar para a mudança”.

9. CARTA DE APRESENTAÇÃO


A carta de apresentação personaliza o currículo e serve para esclarecer logo de cara se você é, ou não, uma das pessoas certas para aquele cargo. Prepare-se para escrever diferentes tipos de cartas de apresentação. Se você souber, por exemplo, o nome e cargo da pessoa que você gostaria que fosse o seu futuro chefe, encaminhe seu currículo diretamente a ela. É muito mais simpático e objetivo. Acrescente alguns dados sobre a empresa, que sejam importantes para embasar seus argumentos (faça uma pesquisa antes e descubra tudo o que puder) e terá atenção dobrada.


Se for mandar o currículo para uma consultoria de headhunting, enderece a carta à empresa ou a um de seus consultores. Para ser eficiente, uma carta de apresentação precisa responder a três perguntas básicas: quem sou, o que quero e o que realizei na carreira. Tudo isso em, no máximo, 20 linhas - e terminando com um pedido para ser entrevistado. Veja como este candidato conseguiu enumerar as qualidades que tem para ser o diretor de recursos humanos:


“No atual palco de uma economia globalizada, a empresa moderna trava uma guerra em duas frentes: na primeira, a conquista de profissionais de primeira classe; na segunda, a fomentação de um ambiente que favoreça a permanência desses mesmos profissionais na organização”.


Nessa guerra, o p
apel do gestor de recursos humanos é fundamental, visto que, uma vez sintonizado com as leis de mercado, irá usá-las em benefício de sua organização.
Durante os últimos anos, como Diretor Adjunto de Recursos Humanos do Grupo XYZ, tive a oportunidade de liderar uma equipe coesa e vencedora. É essa experiência que gostaria de colocar à disposição de V. Sa.

Nesse sentido, submeto a sua apreciação o meu currículo, que descreve de forma sumarizada meu nível de competência profissional.


Aguardo com interesse a oportunidade de uma entrevista pessoal, ocasião na qual descreverei os motivos pelos quais gostaria de trabalhar na sua organização. Peço a gentileza de contatar-me pelos telefones...”“.
Se você achou essa muito empolada, veja esta outra:
“Sou um executivo canadense com residência permanente no Brasil e carreira desenvolvida nas empresas ABC, DEF e GHI”.


Meu objetivo é uma posição de direção na área comercial (marketing e vendas), ou de gestor numa start-up.


Ocupei cargos gerenciais nas áreas comercial, industrial e de exportação. Tenho forte vivência internacional nos Estados Unidos e na América Latina.
Anexo o meu currículo para a sua apreciação...”“.

10. PRETENSÃO SALARIAL


Atenção: currículo não serve para fechar negócio, e sim para você ser chamado para a primeira entrevista (se conseguir impressionar). Por isso, nunca se refira ao pacote de remuneração da empresa anterior ou mencione suas aspirações financeiras atuais. "Esse assunto só deve ser tratado no dia da entrevista", afirma Gutemberg Macedo.



MODELOS DE CURRÍCULOS 



Modelo 1

C U R R Í C U L O
FULANA DA SILVA BOAVENTURAufulana@gmail.com
81894-09774
Brasileira, 26 anos.
QI 00 cj.”U” CASA: 00 GUARA­-I
CEP: 710920-5910 Estado: DF
Telefone recados: 393Y34 3256

OBJETIVO PROFISSIONAL

Operadora de Telemarketing / Assistente Administrativo ““.

ATIVIDADE PROFISSIONAL

Capacidade de liderança, habilidades de negociação e comunicação, adaptabilidade a novas funções e novos ambientes, coragem e determinação para mudar paradigmas e visão estratégica de diferentes segmentos de negócios tanto no Brasil quanto no exterior.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Ensino Médio completo

CURSOS EXTRAS

- Operador de Telemarketing Telemarketing - ABT
-Estruturação e Planejamento de Negócios - SEBRAE


EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

“Operadora de Telemarketing Supervisora·• Fui a responsável por vendas, marketing, exportação, importação, desenvolvimento de produtos e mercados e serviço de atendimento ao cliente. Vendas em 1999: US$ 84 milhões”.



Modelo 2

Brasileira, 26 anos.
QI 00 cj U CASA 795 GUARA I
CEP: 720015-216 Estado: DF
Telefone recados: 30j356 8578
Celular: 810944-078914
E-mail: unifulana@gmail.com
Fulano de tal da silva


OBJETIVO PROFISSIONAL

Operadora de Telemarketing / Assistente Administrativo

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Ensino Médio completo

IDIOMAS

Inglês fluente

CURSOS COMPLENTARES


- Operador de Telemarketing - ABT
-Estruturação e Planejamento de Negócios - SEBRAE

ATIVIDADE PROFISSIONAL

Capacidade de liderança, habilidades de negociação e comunicação, adaptabilidade a novas funções e novos ambientes, coragem e determinação para mudar paradigmas e visão estratégica de diferentes segmentos de negócios tanto no Brasil quanto no exterior.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Pretensão Salarial: A combinar
Local de Trabalho: Brasília – DF

Brasília, 2006


COMO ENTREGAR O CURRÍCULO


Eis outra dúvida também recorrente: mandar o currículo por e-mail pega mal? Nem um pouco... Mas pode causar problemas. O ideal seria que todas as empresas - a exemplo da Microsoft, do BankBoston e do Grupo Accor - tivessem em seus respectivos sites um questionário que faz as vezes de um currículo. A pessoa preenche os espaços em branco e o sistema manda a ficha direto para o banco de dados. Ou seja, é fácil para a empresa e mais ainda para o candidato. "Quando temos urgência, checamos diariamente a entrada de novos questionários", diz Neszlinger, da Microsoft. Outra vantagem desse sistema: fica mais fácil procurar um candidato pelos questionários, porque cada campo pode ser usado como item de busca, o que não acontece com os currículos que estão no papel ou fora desse padrão.
Se a empresa não tem o questionário on-line, a segunda alternativa pode ser o correio ou o e-mail. Não há um consenso sobre qual é melhor. Alguns consultores sugerem mandar o currículo como um documento anexo (torça para que consigam abri-lo). Outros se recusam a abrir documentos anexos com medo de vírus e preferem que o currículo venha escrito no corpo do e-mail. Fazer assim resolveria o problema se não eliminasse completamente a possibilidade de mudar o corpo da letra ou usar recursos como negrito ou itálico. A acentuação também pode ficar alterada. O que fazer afinal? Gutemberg Macedo aconselha o envio do currículo por carta, a menos que o e-mail seja solicitado pela empresa. "Assim, ele chega ao seu destino exatamente como você o preparou", diz. Luciana Sarkozi, da DBM, aconselha fazer tudo ao mesmo tempo. "Para agilizar, mande primeiro o e-mail e avise que está enviando também uma cópia em disquete e papel pelo correio", diz. 


TAMANHO SUFICIENTE

Quer fazer um grande favor para a pessoa que vai ler o seu currículo? Não a canse com páginas e páginas contando todos os pormenores dos seus grandes feitos. Use frases curtas e evite ao máximo passar de duas páginas. Três é o limite, mas somente se você for um veterano. Caso seja muito experiente e seus conhecimentos exijam mais espaço, faça um outro currículo com algumas páginas extras e segure-o com você. Mas você deve mostrá-lo apenas se for chamado para uma entrevista.


Pessoas com pouca experiência profissional não têm desculpa para passar de uma página. "Mais que isso vira enrolação", diz Cláudio Neszlinger.

FONTE IDEAL


Fique com as mais simples - como a Courier, a Arial ou a Times New Roman. Elas facilitam a leitura. Também não tente aquele truque mais do que conhecido de diminuir o tamanho da letra para reduzir o número de páginas. "Letras miúdas demais dificultam o trabalho do avaliador e tiram a vontade de ler", diz Yonara Costa, da Simon Franco e Opportunity Consultoria. Qual o corpo ideal? Qualquer um entre 11 e 14.


E atenção: não abuse dos negritos, itálicos e palavras sublinhadas. Esses recursos só devem ser usados para organizar os dados.

Monday, March 04, 2013

Mentiras são desmascaradas no Currículo

Nível de conhecimento de idioma está entre as mais comuns. Candidato com informação falsa é eliminado da seleção na hora. A maioria das mentiras que os candidatos colocam no currículo pode ser descoberta pelos selecionadores durante a entrevista de emprego, dizem especialistas. 

Os recrutadores lançam mão de estratégias de recursos humanos para desmascarar falsos dados e garantem que, quando pegos, os mentirosos são eliminados imediatamente, já que não transmitem confiança.
 
Entre as principais mentiras colocadas no currículo estão aumentar o nível de conhecimento de um idioma estrangeiro, colocar uma formação acadêmica incompleta como concluída, mudar as características pessoais por meio de autoelogios, aumentar o tempo de permanência em uma empresa ou cargo e até trocar o motivo da saída do emprego anterior. 

Os selecionadores podem, ainda, fazer alguma simulação real ou psicodrama  durante a entrevista, como pedir para mudar de sala, com o intuito de testar a reação do candidato e ver se ele age como diz ser. Por exemplo, um candidato que afirma ser flexível não faria ressalvas em mudar de sala; um mais resistente, poderia questionar o motivo.

Profissionais de RH afirmam que a mentira no processo seletivo é fator de eliminação assim que descoberta.

Mentir não favorece em nada, diga sempre a verdade.

Coaching em crescimento

Em todo mundo o processo é cada vez mais procurado por pessoas que desejam se tornar coach, e usar seus conhecimentos e experiências para serem seus próprios chefes

O Brasil nos últimos anos teve um forte crescimento em sua economia, que afetou a sociedade como um todo, e possibilitou que tanto pessoas comuns quanto profissionais pudessem investir e buscar ampliar seus conhecimentos, e desenvolver suas capacidades. Com isso, tem sido cada vez maior o número de pessoas que elegem a profissão de coach como nova alternativa as suas ocupações atuais, não só para aumentarem sua renda, fazer seu próprio horário, mas principalmente, para se tornarem seus próprios chefes.

Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do coaching está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada. O coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. O coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança. Assim, através do processo de coaching, pessoas têm descoberto que podem usar suas experiências, sejam elas: pessoais, profissionais ou acadêmicas para apoiar no desenvolvimento de outras pessoas.

O retorno financeiro é outro atrativo. As sessões variam de 400 a 1200 reais, por 1h30 de encontro, e podem ser realizadas de forma semanal, quinzenal ou ainda mensal, de acordo com a necessidade do cliente. Geralmente são conduzidas face to face, de forma presencial, mas também podem ser apoiadas por ferramentas virtuais, como internet e telefone.

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Como fazer um Currículo Básico em Dez passos



Tudo bem. Você tem um histórico brilhante, uma formação maravilhosa e experiências significativas. Mas você sabe como organizar tudo isso no seu currículo?




Alguns não sabem nem por onde começar. Pensando nessa dificuldade, separamos dez dicas para deixar seu currículo igual a você: Nota 10!

1) Comece com os dados pessoais

Escreva bem no alto da página: seu nome, endereço, telefone, celular, e-mail, nacionalidade, idade. 

2) Deixe claro seus objetivos

Depois dos dados pessoais, coloque o(s) cargo(s) e a área a que você aspira, mas seja breve. Se você ainda não é um profissional experiente, o ideal é explicar como você pretende direcionar sua carreira e por que resolveu escolher essa profissão. Tome cuidado para não mandar seu currículo para qualquer empresa. Antes disso, enfoque sua área de atuação e o cargo desejado. Não vale a pena dizer que tem interesse de atuar em 20 áreas diferentes.



3) Capa cor-de-rosa não ajuda

Se você entrega seu currículo com capas ou guarda dentro de pastas com cor e cheiro, esqueça. O segredo é usar folhas brancas limpas e grampeadas. Até a tipologia deve seguir a linha tradicional: Arial ou Times New Roman. Os negritos, itálicos e sublinhados só devem ser usados para organizar as informações. Alguns headhunters advertem para o fato de que a preocupação excessiva com a estética dá a impressão que o candidato está tentando compensar uma eventual falha.

4) Currículo sim, biografia não

Um erro muito comum é achar que quanto maior o currículo melhor ele fica. Lembre-se o tempo que você tem para se apresentar não passa de um minuto. Duas folhas, portanto, são o ideal e não vale usar aquela velha tática de diminuir o tamanho da fonte para colocar mais informação dentro de uma página. 

Cuidado também para não escrever errado. Erros de português pegam muito mal.

Para um profissional com longos anos de estrada é aconselhável montar um segundo currículo mais detalhado que deve ser mostrado só se for chamado para a entrevista. No caso indico o Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/


O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.


Personalize 

Faça um currículo especial para cada empresa que você deseja trabalhar. Óbvio que para isso você vai precisar saber em quais empresas deseja atuar. A partir daí você deve descobrir tudo o que pode sobre a empresa.

Como? Internet, jornais, revistas e principalmente conversas com funcionários do local. De repente, você pode encontrar soluções para os problemas que a empresa enfrenta. Isso pode servir como cartas na sua manga.

5) Experiencias Profissionais

O próximo passo é falar das suas experiências profissionais. Essa é uma parte extremamente delicada do currículo. Você deve falar de maneira sucinta todos os lugares que passou e quais foram as suas experiências dentro de cada empresa. Ou seja, vai falar do que é capaz. Uma ótima ideia é organizar seu texto em tópicos.

Exemplo:



PR1ME Soluções Inteligentes - http://www.pr1me.com.br
Cargo / Função: Consultora em Recursos Humanos
Período: 02/12//2009 até 13/02/2013

Processos Seletivos Atuais


A gravação é dentro de uma sala. O candidato fica de frente para uma câmera acoplada ao computador. A vídeo-entrevista dura até cinco minutos. Depois de pronta, é enviada à empresa junto com o currículo do candidato. Muitas empresas já aderiram ao processo para ganhar tempo.
“Normalmente o que ela faz é eliminar 60% o processo de seleção e recrutamento, porque ela agiliza vai realmente para a entrevista final aquele candidato que gerou empatia e que tenha as competências necessárias para a vaga”, diz Patrícia Russo, dona de empresa.
Na videoconferência, a entrevista com o candidato é feita pelo monitor de TV ou pelo computador. A seleção acontece até com quem está em outros países.
“Além da preocupação natural da entrevista como tom de voz e postura, ele deve se preocupar em controlar o ambiente. Deve evitar que crianças passem atrás dele ou animais de estimação. Muitas vezes o telefone pode tocar ou a TV pode estar ligada, rádio, isso tudo pode perturbar a entrevista”, explica Fábio Saad, gerente de recrutamento.
Em outra agencia, o candidato a uma vaga é submetido ao paredão. É assim que o pessoal chama a entrevista de emprego. O processo é o mesmo para contratar uma copeira ou um executivo.
“É como se fosse um paredão mesmo. Todo mundo meio que metralhando de perguntas. Ao invés de ser entrevistado por uma pessoa só, ele é entrevistado por cinco seis”, explica Pâmela Ferreira, analista de RH.

Grafologia - Entrevistas - Análise Grafológica


O "A" em forma de triângulo indica um temperamento agressivo e autoritário. Um "C" enrolado é sinal de egoísmo. O "J" com a perna sinuosa mostra uma pessoa traumatizada e rancorosa. 

Para quem acredita na grafologia, as letras podem revelar a alma de uma pessoa. Essa é uma verdade apregoada há seis séculos por adivinhos e videntes. Agora, ganhou ares de ciência. Grandes empresas resolveram usar a grafologia na hora de selecionar novos funcionários. 

O objetivo é barrar os candidatos incompetentes, preguiçosos ou desonestos. 

Como? Sutilezas como interrupções bruscas, torções ou inclinações acentuadas podem conter revelações inimagináveis. Basta, para isso, o grafólogo interpretar essas minúcias gráficas como indícios seguros de uma personalidade inconfiável.


Segundo os grafólogos, letras retorcidas, assinaturas com letras muito diferentes do resto do texto e falta de clareza na escrita a ponto de dar margem a interpretações dúbias são indícios de falta de sinceridade.

A avaliação grafológica é realizada por empresas especializadas. A mais famosa delas é a Grafia, do psicólogo Alberto Swartzman, 41 anos, que fez Pós-Graduação em Grafologia na Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.

Nenhum candidato a um posto de trabalho é obrigado a fazer o teste grafológico. As companhias precisam obter uma autorização por escrito do pretendente ao cargo.

Honestidade e sociabilidade são os itens mais valorizados.

Mas existem empresas que desejam saber detalhes sutis da personalidade do candidato ao cargo. Algumas vasculham até mesmo a opção sexual do futuro funcionário.

Mas como detectar, sem margem de erro, a opção sexual? "Não é difícil. A grafia dos gays apresenta sinais inconfundíveis, como floreios, coqueterias e excesso de curvas. Já as lésbicas exibem ângulos pontiagudos nas letras", explica Swartzman.

A grafologia pode levar a equívocos, caso seja utilizada de modo inadequado.

Para não cometer a injustiça de recusar um candidato por dados puramente subjetivos, deve-se associar a grafologia a outros testes. Na realidade, o modo como o candidato escreve fornece subsídios para validar outras informações obtidas ao longo do processo seletivo.

Essa cautela é necessária. Entre os psicanalistas, a grafologia é vista com restrições. "A fala é muito mais importante porque revela atos falhos. A grafia mostra apenas o temperamento, não a personalidade", analisa a psicanalista carioca Regina Taccola. "A grafologia funciona apenas como ponto de partida. Definir a personalidade humana pela grafia é pretensioso demais", reforça Marlene Dias da Silva, da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

De fato, nada é tão simples como parece. Uma letra ascendente que, para o grafologista, sinaliza ambição desmedida, por exemplo, pode representar um disfarce para um complexo de inferioridade, segundo a interpretação do psicanalista. "Na realidade, nada substitui a entrevista com o candidato a um posto de trabalho. As empresas apelam para a grafologia para economizar tempo. O perigo é estabelecer um diagnóstico simplista e precipitado", adverte Raquel Zeidel, também da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

A grafologia tem origem curiosa. Ela nasceu no confessionário de uma igreja na Espanha, no século XIV. O rabino Samuel Hangid costumava aconselhar os fiéis depois de analisar o modo como eles escreviam bilhetes. Dois séculos depois, médicos espanhóis e italianos começaram a fazer uma comparação entre a grafia e o caráter. Surgiram as primeiras tentativas de estabelecer regras de análise da escrita. A história começou a ficar séria mesmo quando surgiu a primeira escola de grafologia, em Paris, no século XIX.

Nem sempre uma letra bonita é sinônimo de personalidade harmônica e bem resolvida.

Os especialistas dizem que a beleza do traço tem valor estético, mas não diz muito sobre o caráter. A caligrafia ilegível, no entanto, demonstra com certeza que a pessoa tem dificuldades de se comunicar com os outros. Seria um indício de inadaptação ou mesmo sentimento de inferioridade.

Em contrapartida, quem escreve com excessiva clareza, fazendo questão de sublinhar seguidamente as palavras, pode no fundo esconder uma carência afetiva. O certo é que a falta de acentuação e pontuação corretas caracteriza uma personalidade negligente.

A análise da grafia de políticos também pode ser esclarecedora. Nesses casos, o melhor é atentar para a assinatura. Especialmente se o político é dado a escrever bilhetinhos, como o ex-presidente Jânio Quadros. Seus recados para assessores, com recomendações, críticas e elogios, foram sua marca registrada.

O detalhe que chamou a atenção dos grafólogos foi a mania que Jânio tinha de arrematar a assinatura com um ponto final. Os especialistas dizem que isso é sinal de autoritarismo. Mas indica ainda que Jânio era uma pessoa desconfiada e tinha obsessão em ser perfeito.

Quando se debruçaram sobre a assinatura do ex-presidente Fernando Collor, os estudiosos notaram que ele fazia questão de realçar o sobrenome. Para os especialistas em grafologia, isso é indicativo certo de vaidade e orgulho.

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