Thursday, November 07, 2013

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho)

Temos uma equipe de profissionais que realiza atividades para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) que focam o comportamento humano como uma forma de promover mudanças significativas para a empresa afim de evitar ou reduzir o número de acidentes ou doenças do trabalho. Nossas palestras são realizadas com muita dinâmica, descontração, interação e humor.Realizamos diversas dinâmicas com todo o grupo
Cada palestra tem em média 50 minutos de duração.

Nossos palestrantes têm formação em Psicologia, Pedagogia, Bombeiro Civil, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Terapias Alternativas, entre outros.

  • Motivação
  • Qualidade de Vida
  • Alcoolismo, Tabagismo e Outras Drogas
  • Estresse e Qualidade de Vida
  • Segurança no Trabalho
  • Sexualidade
  • Saúde e Higiene Pessoal
  • Ergonomia
  • Orçamento Doméstico (Educação Financeira)
  • Alimentação Saudável


  • Solicite um orçamento por email: jacbueno2410@gmail.com


    Tuesday, July 30, 2013

    PERFIL PROFISSIONAL EXPERIENTE


    Os contact centers têm sido responsáveis pela geração de empregos em todo o Brasil. Estima-se que cerca de 1,4 milhão de pessoas estejam empregadas neste setor e a estimativa é que este número cresça 11% ao ano, segundo o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark). Porém, o perfil dos profissionais contratados está mudando. Se no início os jovens eram os que mais ocupavam vagas, agora há uma busca por pessoas com mais de 40 anos e até aposentados.

    Monday, June 24, 2013

    MARKETING NÃO É CUSTO É CRIATIVIDADE

    As mídias tradicionais como TV, rádio e jornal tem investimento altos e fogem da realidade de algumas empresas. Por isso, a empresa precisa considerar ações de baixo custo para suportar o orçamento, muitas vezes, escasso.  Tudo vai depender do contexto do negócio, localização, público alvo e posicionamento da empresa. 

    AÇÕES DE SOCIABILIZAÇÃO DE CLIENTES EM POTENCIAL

    Pessoas que praticam determinados hábitos de consumo, especialmente aqueles ligados a hobbies, gostam de conhecer outras pessoas com mesmo comportamento. Promover ações que socializem esses clientes pode ser uma alternativa. Um encontro, um congresso, um workshop enfim pode promover em um fim de semana um evento.

    DEGUSTAÇÃO DE PRODUTOS INTANGÍVEIS

    Tanto para produtos quanto serviços, a degustação tem um papel fundamental no primeiro contato do prospect com a oferta. A intenção por trás dessa ação está relacionada ao processo de decisão do consumidor. Na medida em que se experimenta um produto/serviço antes do compromisso do pagamento, diminui-se o risco de insatisfação no processo de aquisição. Logo, as chances de compra tendem a aumentar. Exemplo, cursos de línguas, escolas de música e academias oferecem aulas gratuitas para facilitar a escolha do cliente.

    E-MAIL MARKETING DIFERENTE

    Essa é uma alternativa que deve ser utilizada com critério. Ninguém gosta de receber lixo eletrônico. Planeje bem o uso dessa ação propondo questões relevantes para públicos segmentados por interesse na oferta. Observe sempre as regras de boas maneiras e de privacidade, além de acrescentar uma alternativa ao leitor de apontar se deseja parar de receber comunicados da empresa. 

    REDES SOCIAIS

    Nosso país é referência em uso de redes sociais. São milhões de pessoas conectadas e dispostas a se associar a empresas que sejam relevantes na hierarquia de valores do cliente. Comunidades online, fóruns de discussão, blogs, sites de relacionamento e fotologs são campos férteis para ações de marketing bem direcionadas. Mas existem cuidados a serem tomados. Não basta somente postar, tem que gerar interesse, uma promoção para ganhar bolsa é uma excelente estratégia...

    FRIEND SELL

    A empresa pode estruturar uma campanha de indicação. Pode-se pensar em uma empresa que oferte cursos. O cliente que trouxer um novo aluno ganha pela indicação um desconto de 50% na próxima mensalidade. 

    FIDELIZAÇÃO

    Incentivar o consumo constante de sua oferta através da troca de benefícios. Um hotel pode oferecer uma estadia gratuita após o consumo de dez hospedagens no ano. Um curso pode oferecer um módulo extra se o aluno terminar o módulo completo . Essas ações incentivam o consumo apenas naquela empresa, blindando-a contra a concorrência e fomentando o acúmulo de consumo.


    Tuesday, May 28, 2013

    Autoconfiança é a capacidade em seu potencial. Sem dúvida, uma qualidade importante para a construção de carreiras consistentes e admiradas. 

    Pessoas sem autoconfiança com frequência não realizam simplesmente porque nem sequer tentam. Têm medo de não conseguir.

    Como ter autoconfiança?

    Ignorada por muitos e taxada como autoajuda, a capacidade de confiar em si mesmo precisa muito mais do que repetir “eu sou cara” dez vezes diante do espelho antes do café da manhã. A autoconfiança precisa ter raízes.

    É preciso experiência, e esta tem sucessos e fracassos, geralmente em proporções equivalentes.

    Errar é preciso pois os erros conduzem aos acertos. Em outras palavras, só não erra quem não tenta, o que nos leva à conclusão que não podemos atribuir autoconfiança apenas aos sucessos alcançados. Ela também é fruto dos inevitáveis insucessos.

    A autoconfiança é saber onde está o erro e escolher o caminho dos acertos com muita convicção. Assim jamais ser derrotado pelo fracasso.

     

    Thursday, May 16, 2013

    DINÂMICA DA ORDEM





    Objetivo: Demonstrar que sem a visão do equilíbrio, sem foco e sem determinação é impossível tudo sair organizado.


    Tamanho: ilimitado

    Tempo: Depende do número de pessoas (aproximadamente 10 minutos)


    Descrição:

    - O coordenador inicia entregando folha branca e caneta aos participantes. Explica que deverão desenhar de olhos fechados de acordo com os comandos que irão escutar:


    1. Desenhe uma casa com chaminé

    2. Desenhe as janelas da casa

    3. Desenhe uma porta na casa

    4. Desenhe duas arvores ao lado da casa

    5. Desenhe a cerca da casa



    Lembre-se os participantes devem estar com os olhos fechados .


    Ao final peça para cada participante olhar o seu desenho e ver como ficou, dê uns 10 minutos de reflexão, enquanto isso vá explicando que tudo na vida precisa de visão, concentração, que é importante que haja equilíbrio para que tudo fique no lugar.

    Bem assim é na vida, se fizermos tudo sem organização, sem foco as coisas sairão desordenadas. Se a vida pessoal estiver ruim poderá afetar a vida profissional.

    Enfim de acordo com o tema o coordenador poderá adaptar a dinâmica.
    Se desejar imprima  a imagem da casinha e mostre no final como deveria ter ficado , só para descontrair.

    Qualquer dúvida é só enviar um e-mail ou deixe seu comentário.

     Jac


    Monday, May 06, 2013

    IMAGEM NAS REDES SOCIAIS


    Prof.ª Jaqueline Bueno responde:

    1 - As redes sociais multiplicaram os comportamentos equivocados ou apenas expuseram essa realidade?

    Os comportamentos inadequados sempre existiram, em todas as eras, o fato é que agora com as redes sociais ficaram mais visíveis a todos. Por exemplo, fotografar e marcar pessoas em situações constrangedoras é uma forma de exposição a todos.
    2 - É verdade que pessoas podem sofrer de estresse pensando que precisam ficar postando coisas legais para mostrar aos amigos?
    Se a pessoa sofre o estresse é porque tem algum problema. A culpa não é das redes sociais.
    3 - Algumas pessoas somam milhares de amigos no Facebook. Isso é um exemplo de um "sem-noção virtual"?
    Nem todas as pessoas sabem utilizar o Facebook, conheço pessoas que simplesmente saem adicionando todos, até quem não conhecem só porque o Facebook sugere. Não é uma questão de popularidade. Não deixa de ser um site de relacionamento onde posso conhecer pessoas que não conheço.
    4 - É comum ouvir reclamações sobre os compartilhamentos, postagens, convites para participar de grupos. Existe regra para isso?
    Se estiver na sua página você tem duas escolas ou melhor, três, curtir, comentar ou compartilhar é livre pra fazer o que quiser. Quem não gostar tem a opção de ocultar ou excluir, é simples. Se a pessoa posta uma foto intima e desagradável, é legal que você oculte para não aparecer em sua página as consequências serão todas para quem postou.
    5 - O que é impensável publicar no Facebook?


    O que você quiser, é a sua imagem que está em jogo, pense como se você fosse sair na rua. Sairia de biquíni? Se vai falar alguma coisa, falaria isso em público e pessoalmente? O que você postar é algo ruim e desagradável? Não poste.
    6 - É possível criar grupos, familiares, amigos. Acha possível postar coisas mais íntimas selecionando o público?
    Você tem várias opções inclusive pode ocultar seus álbuns de fotos
    7 - As pessoas parecem muito mais felizes, religiosas, amorosas, realizadas nas redes sociais do que na vida real. Isso é de fato exagerado?
    Você mostra o que achar conveniente , quando estamos no trabalho, também não mostramos nossas fraquezas nossos defeitos e como realmente somos, pois temos que cuidar de uma imagem profissional. A mesma coisa acontece nas redes sociais, lá mostramos o que queremos mostrar.
    8 – Acredita que está havendo uma fusão da vida pessoal e profissional?

    Com essa onda de humanização, integração, liderança compartilhada, gestão de pessoas e por ai vai... As pessoas estão mais compreensivas quanto a alguns problemas pessoais. Os chefes já compreendem, por exemplo, um divórcio repentino, um falecimento de um parente de algum colaborador, inclusive é uma forma da equipe saber o que de fato está acontecendo com o colaborador. Não que isso seja da conta de alguém, mas é uma forma de justificativa.

    9 - Existe invasão de privacidade se a empresa mandar checar o Facebook dos colaboradores? Não é invasão de privacidade?

    Estive recentemente em uma empresa onde uma gestora designou um colaborador só para ficar checando o Facebook dos colaboradores que faltaram. É impressionante, teve um que disse estar doente e postou uma foto tomando cerveja numa praia. Infelizmente não podemos dizer quem está errado, o Facebook é público não é invasão de privacidade, então concordo da empresa fazer isso. 

    Thursday, March 21, 2013

    COMO MELHORAR A AUTOESTIMA



    1.   Não se comparar com outras pessoas – pessoas são únicas, temperamentos diferentes, cada um tem suas qualidades, habilidades específicas e defeitos. Cada um tem sua beleza específica, biótipo, corpo etc. Então, preste atenção naquilo que você tem de bonito e procure, também, ser feliz e satisfeito como você é.

    2.   Liste características positivas que você tem e valorize-as diariamente – se possível faça uma listinha em um papel, para que você veja as coisas boas que você tem. Quando a gente escreve parece que fica mais fácil de visualizarmos.

    3.   Faça coisas boas para você – Ter uma atividade de lazer pelo menos uma ou duas vezes por semana para que você se distraia também é fazer algo por você!

    4.   O cuidado com a alimentação também é importante. Ligue para um amigo e converse. Chame um amigo para um almoço ou um lanche.

    5.   Tenha momentos de descontração também com sua família. Enfim, trate bem você em vez de ficar se condenando por coisas que você AINDA não conseguiu.

    6.   Preste mais atenção no que você conseguiu até aqui e no que faz por você diariamente. Valorize isto!

    7.   Aceite elogios e acredite neles. Observe se você, ao ser elogiado, automaticamente se deprecia com frases como “que isso, não estou tão bonito assim” ou “ah, esta roupa é do 1,99” ou “não achei que falei tão bem assim”. Aceite o elogio. Diga “obrigado” e sinta-se mesmo elogiado, valorizando para você também o que fez. Isto não é orgulho. É se valorizar!

    8.    Não se deprecie na frente de outras pessoas. Tome cuidado para não usar frases depreciativas com relação a você para outras pessoas com relação ao seu corpo, ou a alguma atitude, seja lá o que for.

    9.   Evite pensamentos de autopiedade (“Eu não sirvo para nada” ou “Ninguém gosta de mim”, “Tudo acontece de ruim comigo”). Estes pensamentos, na maioria das vezes, não são verdadeiros. São irreais. Portanto, tente identificá-los e evitá-los. Corte-os quando eles vierem à sua mente.

    10.               Expresse e valorize suas ideias e sentimentos. Dê a sua opinião quando perguntarem e seja sincero; se alguém disser a você que está sentindo que você está triste, se confiar na pessoa, assuma isto e peça ajuda, enfim, não tenha vergonha do que está sentindo e do que pensa. Você também se valorizará assim!

    Se para você é muito difícil colocar em prática estes novos comportamentos que auxiliarão no aumento da autoestima, pode ser importante a procura por um psicólogo (a) em sua cidade a fim de “desmembrar” um pouquinho mais as raízes desta baixa autoestima e trabalhar com ela a fim de que a pessoa aprenda a se valorizar novamente.

    CAUSAS DA BAIXA AUTOESTIMA



    1.   As causas da baixa autoestima são inúmeras: pessoas que foram abusadas (verbalmente, emocionalmente, fisicamente);

    2.    Comparação de seu aspecto físico ou intelectual com outras pessoas;

    3.   Pessoas que ouviram dos pais constantemente que eram “burras”, que “não serviam para nada”, que “faziam tudo errado”, etc, e que, de alguma forma, passam a acreditar nestas frases. 

    Friday, March 08, 2013

    Entusiasmo

    A palavra "entusiasmo" vem do grego e significa "sopro divino". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse "entusiasmado" por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de produzir a melhor colheita. 

    Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano Era preciso, portanto, entusiasmasse.

    Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado. 

    A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

    Só há uma maneira de ser entusiasmado: é agir entusiasticamente! Se esperarmos as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

    Como vai seu entusiasmo pelo seu país, por sua empresa, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? 

    Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: você jamais sairá dessa situação.

    É preciso acreditar em você, na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo e o ceticismo. 

    Seja entusiasmado com sua vida e principalmente com você mesmo.

    Monday, March 04, 2013

    Mentiras são desmascaradas no Currículo

    Nível de conhecimento de idioma está entre as mais comuns. Candidato com informação falsa é eliminado da seleção na hora. A maioria das mentiras que os candidatos colocam no currículo pode ser descoberta pelos selecionadores durante a entrevista de emprego, dizem especialistas. 

    Os recrutadores lançam mão de estratégias de recursos humanos para desmascarar falsos dados e garantem que, quando pegos, os mentirosos são eliminados imediatamente, já que não transmitem confiança.
     
    Entre as principais mentiras colocadas no currículo estão aumentar o nível de conhecimento de um idioma estrangeiro, colocar uma formação acadêmica incompleta como concluída, mudar as características pessoais por meio de autoelogios, aumentar o tempo de permanência em uma empresa ou cargo e até trocar o motivo da saída do emprego anterior. 

    Os selecionadores podem, ainda, fazer alguma simulação real ou psicodrama  durante a entrevista, como pedir para mudar de sala, com o intuito de testar a reação do candidato e ver se ele age como diz ser. Por exemplo, um candidato que afirma ser flexível não faria ressalvas em mudar de sala; um mais resistente, poderia questionar o motivo.

    Profissionais de RH afirmam que a mentira no processo seletivo é fator de eliminação assim que descoberta.

    Mentir não favorece em nada, diga sempre a verdade.

    Grafologia - Entrevistas - Análise Grafológica


    O "A" em forma de triângulo indica um temperamento agressivo e autoritário. Um "C" enrolado é sinal de egoísmo. O "J" com a perna sinuosa mostra uma pessoa traumatizada e rancorosa. 

    Para quem acredita na grafologia, as letras podem revelar a alma de uma pessoa. Essa é uma verdade apregoada há seis séculos por adivinhos e videntes. Agora, ganhou ares de ciência. Grandes empresas resolveram usar a grafologia na hora de selecionar novos funcionários. 

    O objetivo é barrar os candidatos incompetentes, preguiçosos ou desonestos. 

    Como? Sutilezas como interrupções bruscas, torções ou inclinações acentuadas podem conter revelações inimagináveis. Basta, para isso, o grafólogo interpretar essas minúcias gráficas como indícios seguros de uma personalidade inconfiável.


    Segundo os grafólogos, letras retorcidas, assinaturas com letras muito diferentes do resto do texto e falta de clareza na escrita a ponto de dar margem a interpretações dúbias são indícios de falta de sinceridade.

    A avaliação grafológica é realizada por empresas especializadas. A mais famosa delas é a Grafia, do psicólogo Alberto Swartzman, 41 anos, que fez Pós-Graduação em Grafologia na Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.

    Nenhum candidato a um posto de trabalho é obrigado a fazer o teste grafológico. As companhias precisam obter uma autorização por escrito do pretendente ao cargo.

    Honestidade e sociabilidade são os itens mais valorizados.

    Mas existem empresas que desejam saber detalhes sutis da personalidade do candidato ao cargo. Algumas vasculham até mesmo a opção sexual do futuro funcionário.

    Mas como detectar, sem margem de erro, a opção sexual? "Não é difícil. A grafia dos gays apresenta sinais inconfundíveis, como floreios, coqueterias e excesso de curvas. Já as lésbicas exibem ângulos pontiagudos nas letras", explica Swartzman.

    A grafologia pode levar a equívocos, caso seja utilizada de modo inadequado.

    Para não cometer a injustiça de recusar um candidato por dados puramente subjetivos, deve-se associar a grafologia a outros testes. Na realidade, o modo como o candidato escreve fornece subsídios para validar outras informações obtidas ao longo do processo seletivo.

    Essa cautela é necessária. Entre os psicanalistas, a grafologia é vista com restrições. "A fala é muito mais importante porque revela atos falhos. A grafia mostra apenas o temperamento, não a personalidade", analisa a psicanalista carioca Regina Taccola. "A grafologia funciona apenas como ponto de partida. Definir a personalidade humana pela grafia é pretensioso demais", reforça Marlene Dias da Silva, da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

    De fato, nada é tão simples como parece. Uma letra ascendente que, para o grafologista, sinaliza ambição desmedida, por exemplo, pode representar um disfarce para um complexo de inferioridade, segundo a interpretação do psicanalista. "Na realidade, nada substitui a entrevista com o candidato a um posto de trabalho. As empresas apelam para a grafologia para economizar tempo. O perigo é estabelecer um diagnóstico simplista e precipitado", adverte Raquel Zeidel, também da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

    A grafologia tem origem curiosa. Ela nasceu no confessionário de uma igreja na Espanha, no século XIV. O rabino Samuel Hangid costumava aconselhar os fiéis depois de analisar o modo como eles escreviam bilhetes. Dois séculos depois, médicos espanhóis e italianos começaram a fazer uma comparação entre a grafia e o caráter. Surgiram as primeiras tentativas de estabelecer regras de análise da escrita. A história começou a ficar séria mesmo quando surgiu a primeira escola de grafologia, em Paris, no século XIX.

    Nem sempre uma letra bonita é sinônimo de personalidade harmônica e bem resolvida.

    Os especialistas dizem que a beleza do traço tem valor estético, mas não diz muito sobre o caráter. A caligrafia ilegível, no entanto, demonstra com certeza que a pessoa tem dificuldades de se comunicar com os outros. Seria um indício de inadaptação ou mesmo sentimento de inferioridade.

    Em contrapartida, quem escreve com excessiva clareza, fazendo questão de sublinhar seguidamente as palavras, pode no fundo esconder uma carência afetiva. O certo é que a falta de acentuação e pontuação corretas caracteriza uma personalidade negligente.

    A análise da grafia de políticos também pode ser esclarecedora. Nesses casos, o melhor é atentar para a assinatura. Especialmente se o político é dado a escrever bilhetinhos, como o ex-presidente Jânio Quadros. Seus recados para assessores, com recomendações, críticas e elogios, foram sua marca registrada.

    O detalhe que chamou a atenção dos grafólogos foi a mania que Jânio tinha de arrematar a assinatura com um ponto final. Os especialistas dizem que isso é sinal de autoritarismo. Mas indica ainda que Jânio era uma pessoa desconfiada e tinha obsessão em ser perfeito.

    Quando se debruçaram sobre a assinatura do ex-presidente Fernando Collor, os estudiosos notaram que ele fazia questão de realçar o sobrenome. Para os especialistas em grafologia, isso é indicativo certo de vaidade e orgulho.

    Vídeos interessantes




    Etiqueta Empresarial e Social - Boa imagem


    Construir uma boa imagem pessoal e profissional é algo que pode demorar anos para acontecer. Por isso, cuidar para a sua manutenção é vital para as relações pessoais e profissionais. Quando nos relacionamos com as pessoas de forma cortês, passamos uma imagem positiva e essa atitude pode, entre outras coisas, evitar diversos problemas profissionais e pessoais.

    Etiqueta Empresarial é o conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. 

    Por isso, para ser competitivo, é necessário a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal. Isso requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações e fora dela, como em ocasiões de confraternização, participação em eventos e viagens profissionais, entre outros.


    A importância da Etiqueta Profissional

    Mais do que estudo e experiência, ter o domínio dos códigos de conduta social é essencial para se relacionar bem com as pessoas e, assim, obter sucesso no mercado de trabalho. 



    Sunday, March 03, 2013

    Depoimentos de Dinamica e Jogos Empresariais

    A disciplina de Dinâmicas e Jogos empresariais nos trouxe uma nova visão sobre a necessidade e a importância desta Metodologia para a Gestão de Pessoas. Observamos que esta Metodologia vem para agregar grandes benefícios à organização, uma vez que é destinado ao desenvolvimento das competências dos profissionais dispostos a vivenciar experiências reais da empresa e do mercado em ambientes que exigem a superação de barreiras, agilidade nas decisões, enfrentamento de conflitos e as vezes força. A partir daí vemos que vivenciar é a melhor forma para assimilar determinada experiência e conhecimento.
    A necessidade de aprimorar a prestação de serviços exige dos profissionais desenvolvimento humano e profissional constante. Neste sentido as Dinâmicas e Jogos Empresariais são instrumentos de grande importância. Por meio deles, as pessoas exercitam habilidades necessárias ao desenvolvimento integral e, dentre elas, autodisciplina, sociabilidade, afetividade, valores morais, espírito de equipe, bom senso, etc.
    E para a organização, quando bem adaptados atendem às necessidades específicas das organizações, contribuindo inclusive, para a melhoria na prestação de serviços.
    Durante o Seminário realizado na Turma de Gestão de Pessoas por Competência pudemos ver na teoria e na prática como esta Metodologia é favorável ao desenvolvimento de pessoas, bem como para auxiliar no processo de Seleção de Pessoal.
    O primeiro grupo a apresentar o Seminário nos trouxe a parte teórica, abordando temas tais quais: desenvolvimento de pessoas; os estágios do desenvolvimento; forças restritivas ao desenvolvimento; E inclusive, entrou com temas relativos à psicologia. E alguns conceitos sobre vivências e jogos. Extremamente produtivo ao conhecimento da turma, mesmo que para alguns que não tem formação em psicologia.
    O segundo grupo buscou apresentar à turma, através de dinâmicas, vivências para abrir eventos; Jogos para fases intermediárias dos eventos; Jogos e vivências vitalizadores - tendo como principal função levantar e descontrair o grupo; E por fim, Vivências Harmonizadoras, esta última como principal função acalmar e harmonizar o grupo trabalhado. Nesta atividade pudemos ver exatamente como a dinâmica pode alterar os ânimos e atitudes do grupo, podendo assim ser utilizada de forma a animar ou mesmo acalmar o grupo. Este segundo grupo pode atrelar a teoria e a prática. E vemos como as regras devem ser bem claras nesta atividades para evitar dúvidas, confusões e até mesmo grandes discussões sobre o que “vale ou não vale”.
    O terceiro, e último grupo. Trouxe-nos a prática pra identificação de trabalho em equipe, responsabilidade, solidariedade, conscientização, estratégias, interação, concentração, entre outros. Excelente trabalho. Acredito que o objetivo esperado foi alcançado.
    Por fim, esta disciplina agregou muito para o desenvolvimento da turma e, particularmente, para o meu desenvolvimento, que sempre achava as dinâmicas a parte chata e enrolada dos eventos e treinamentos. Hoje, posso perceber e compreender sua importância. Vejo que as dinâmicas e jogos oferecem uma metodologia inovadora para as atividades de seleção e desenvolvimento de pessoal, conduzida através de um processo participativo, onde pode-se identificar nas pessoas, além das habilidades técnicas, a habilidade conceitual e interpessoal, contribuindo para o desenvolvimento humano e organizacional.

    Ana Carolina Pereira Bastos - Brasília 

    Questionário de Temperamentos

    Temperamentos x Liderança


    Por Jaqueline C. Bueno

    A Psicologia tem estudado o comportamento humano e tentado compreendê-lo para auxiliar o autoconhecimento. Muitas teorias tem se sucedido, muitas vezes se completando, outras vezes eliminando crenças tidas como verdades até então.  Hoje é aceito o conceito de que há uma parte da personalidade humana que é genética, ou seja, já nasce conosco e outra parte é moldada a partir de nossa interação com o meio em que vivemos, por meio de nossas experiências de vida, relacionamentos e traumas.  

    A teoria dos Temperamentos trata da parte genética da nossa personalidade. É um modelo científico que tenta nos ajudar a conhecermo-nos melhor, não havendo ninguém que seja exclusivamente de um ou outro temperamento. É bastante comum termos um temperamento dominante e um secundário. 

    Durante a nossa vida, devido às nossas experiências, traumas e necessidades, certas características de nossos temperamentos podem se sobressair e outras se ocultarem, o que não significa dupla personalidade ou fingimento. O correto desenvolvimento de uma pessoa deve passar pelo aperfeiçoamento das características positivas de seu temperamento e a luta constante por vencer seus pontos críticos.

    Existem 4 tipos de temperamentos, que interferem na maneira das pessoas agirem e reagirem nos seus relacionamentos e acontecimentos de um modo geral. Conhecer nosso próprio temperamento é fundamental para que possamos buscar uma canalização positiva de nossas atitudes advindas do temperamento e o fortalecimento das nossas qualidades. A intenção aqui é abordar algumas características a fim de nortear alguns aspectos dos temperamentos, para facilitar o entendimento e, conseqüentemente, a abordagem mais apropriada de comunicação para com as demais pessoas, em se tratando de liderança.

    Obviamente, não existe temperamento melhor ou pior, mas sim diferentes. O que vale salientar é a habilidade de saber identificar essas características nas pessoas (e em si próprio). Longe de querer “enquadrar” as pessoas em determinadas denominações, o objetivo aqui é dar uma explanação geral sobre conceitos e história dos temperamentos. A palavra temperamento deriva do latim ‘temperamentum’, que significa ‘uma mistura de proporções’. Pode-se dizer que, em essência, temperamento é um estilo pessoal inerente, uma predisposição que forma a base de nossas tendências naturais: pensar, sentir, desejar e agir.

    De acordo com as definições do psicólogo californiano David Keirsey, temperamento são nossas inclinações, diferente de caráter, que são nossos hábitos. Hipócrates (460 – 370 a.C.) foi o primeiro a estudar temperamentos, onde o estudo foi enriquecido, posteriormente, pelo médico romano Galeano, n
    esta etapa, Galeano denominou os quatro tipos de temperamentos como: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico

    Cada um deles possui pontos fortes e pontos fracos, onde constantemente, há a identificação de mais que um por pessoa, mas um deles sendo o dominante. A seguir, os quatro tipos de temperamentos onde, certamente você se identificará (bem como as pessoas que você conhece):

    DOMINÂNCIA CEREBRAL

    Segundo Ned Hermann. Este é o mesmo modelo utilizado nas organizações como Ford, Bradesco, Avon e TAM, há alguns anos, o resultado é impressionante, pela praticidade, simplicidade e grande capacidade de entendimento e utilização. Como se trata de um modelo metafórico e não clínico, podemos utilizá-lo para aplicações determinadas, incluindo projetos de desenvolvimento ORGANIZACIONAL.

    Escolha apenas uma alternativa para cada questão:

    1.    As outras pessoas geralmente falam que eu:
    A)   (     ) costumo planejar tudo com antecedência;
    B)   (     ) costumo participar de tudo com espontaneidade.
    2.    Para fazer bem algo, é melhor:
    A)   (     ) trabalhar com concentração e silêncio;
    B)   (     ) trabalhar em equipe.
    3.    O que mais gosto é de:
    A)   (     ) ver o detalhe de cada atividade;
    B)   (     ) entender logo aonde vou chegar.
    4.    Eu sou do tipo de pessoa que os outros:
    A)   (     ) conhecem somente após algum tempo;
    B)   (     ) conhecem logo.
    5.    Na maior parte das vezes, prefiro:
    A)   (     ) deixar as coisas para o último minuto;
    B)   (     ) fazer antes um detalhado planejamento.
    6.    Na minha opinião, minhas rotinas:
    A)   (     ) são difíceis de fazer diariamente, preciso de mudanças;
    B)   (     ) são muito melhores do que as mudanças constantes, preciso de organização.
    7.    Para tomar uma decisão é muito importante:
    A)   (     ) verificar como ela vai influir na vida de outras pessoas;
    B)   (     ) verificar os fatos concretos e analisar os dados.
    8.    Quando participo de uma reunião com pessoas desconhecidas, prefiro:
    A)   (     ) observar o comportamento delas e, assim que possível, apresentar minha opinião;
    B)   (     ) apresentar minha opinião somente se for necessário.
    9.    Eu gosto de tomar decisões analisando:
    A)   (     ) o ambiente emocional e suas consequências;
    B)   (     ) a lógica do problema.
    10. Quando estou em grupo, prefiro falar:
    A)   (     ) com uma pessoa de cada vez;
    B)   (     ) com todas as pessoas de uma vez.
    11. As outras pessoas me definem como alguém:
    A)   (     ) intuitivo;
    B)   (     ) organizado.
    12. É muito gostoso quando planejo meu dia e:
    A)   (     ) algo novo acontece,para motivar-me ainda mais;
    B)   (     ) quase tudo o que planejei acontece.
    13. Eu acho que na maior parte das vezes prefiro ser levado pela:
    A)   (     ) razão;
    B)   (     ) emoção.
    14. Acho muito melhor uma pessoa ser elogiada por ser:
    A)   (     ) muito pratica e organizada;
    B)   (     ) muito criativa e intuitiva.
    15. Na maior parte da minha vida, tenho sido uma pessoa que busca:
    A)   (     ) manter a tradição;
    B)   (     ) correr riscos.
    16. Eu me considero uma pessoa:
    A)   (     ) difícil de conhecer;
    B)   (     ) fácil de conhecer.
    17. É muito importante que eu:
    A)   (     ) anote minhas idéias passo a passo;
    B)   (     ) pense no objetivo final primeiro para depois anotar minhas idéias.
    18. Geralmente sou reconhecimento pelo grupo  como uma pessoa que decide com base:
    A)   (     ) na lógica das coisas;
    B)   (     ) na importância e no valor que as coisas tem.
    19. É muito chato quando começo a fazer uma atividade, e:
    A)   (     ) nada de novo acontece, deixando-me desestimulado;
    B)   (     ) tudo que não estava previsto acontece, deixando-me desestimulado.
    20. Eu acho que na maior parte das vezes eu sou mais:
    A)   (     ) discreto do que outras pessoas, porque penso bem no que devo fazer;
    B)   (     ) participativo do que outras pessoas, porque prefiro fazer p que acho certo.

    Agora, passe seus resultados para a tabela:

     0PÇÃO          A                   B
    1
     C =
     E =
    2
     A =
     R =
    3
     C =
     E =
    4
     A =
     R =
    5
     E =
     C =
    6
     E =
     C =
    7
     R =
     A =
    8
     R =
     A =
    9
     R =
     A =
    10
     A =
     R =
    11
     E =
     C =
    12
     E =
     C =
    13
     A =
     R =
    14
     C =
     E =
    15
     C =
     E =
    16
     A =
     R =
    17
     C =
     E =
    18
     A =
     R =
    19
     E =
     C =
    20
     A =
     R =

    Conte quantas vezes você marcou cada letra, 
    lembre-se, o total deve ser igual a 20.

    A=
    E=
    C=
    R=

    PONTOS FORTES DE CADA QUADRANTE

    Todos nos utilizamos os quatro quadrantes, mas, geralmente, temos uma preferência por um ou dois deles. Compare os pontos obtidos em cada um dos quadrantes, e verifique aquele no qual você obteve maior pontuação.

    [A dominância cerebral é uma metáfora do cérebro que trata se de uma fusão das preferências de pensamentos dos dois sistemas pensantes: o Limbico e o Neocórtex.]

    Todo o lado esquerdo fica relacionado com nossas habilidades racionais, e o lado direito com habilidades ligadas à emoção.



    RESULTADO


    Lembrem que as características aquí apresentadas não se aplicam por completo em uma pessoa, somente algumas.

    Temperamento Fleumático  - ANALÍTICO cérebro superior esquerdo

    Intelectual – baseado em fatos – controlado – quantitativo – movido por resultados – teórico e lógico – racional – gosta do concreto.
    Pergunta clássica: “O que vamos fazer?”

    Qualidades – Calmo, tranqüilo, digno de confiança e cumpridor de deveres, eficiente e organizado, conservador, pratico, objetivo, líder, diplomata, bem-humorado. Embora seja tímido, aprecia o convívio social. 
    Pontos a melhorar – Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado. O nome fleumático vem de fleuma, que quer dizer frieza de ânimo, impassibilidade (dic. Aurélio). Logo, o fleumático é aquele que tem fleuma. É desatento, desligado. Introvertido, tem uma tranqüilidade singular que lhe confere um temperamento de fácil relacionamento, manso e bem equilibrado. Ele é teimoso e indeciso.

    Temperamento Melancólico  - EXPERIMENTAL cérebro superior direito

    Empírico- futurista-movido por oportunidades – visual – conceitual – simultâneo – experimental - gosta de lidar com as possibilidades.
    Pergunta clássica: “ Por que vamos fazer?”

    Qualidades – Habilidoso, talentoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado e auto-disciplinado. 

    Pontos a melhorar – Egoísta, deprimido ou amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível.
    O temperamento melancólico é aquele que sofre de melancolia que é um estado mórbido de tristeza e depressão, pesar (dic. Aurélio). O melancólico se esconde dos outros, não se mistura, gosta de andar só. É voltado para si mesmo, e, às vezes, pensamos nele como o que possui o temperamento "sofredor", pois é muito exigente consigo mesmo, através de uma constante auto-análise. Ele é uma pessoa naturalmente sombria, tristonho e pessimista, entretanto é muito bem dotado e com tendências para gênio.

    Temperamento Colérico - CONTROLADOR cérebro  inferior esquerdo

    Concreto-movido por tarefas – tradicional - organizado e seqüencial - segue procedimentos - metódico e  pontual - gosta de orientação.
    Pergunta clássica: “Como vamos fazer?”

    Qualidades – Enérgico, visionário, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso. 

    A principal qualidade do colérico é à força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. O colérico é extrovertido, e também, provavelmente é o que mais produz; isso lhe dá o direito de ser chamado o temperamento mais ativo. Ele é autoconfiante e possui vontade forte. É o tipo de pessoa que resolve as coisas, que transforma idéias em fatos reais. Toma atitude definida diante dos problemas. 

    Pontos a melhorar – Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.

    O nome colérico vem de cólera, que é o impulso violento contra o que nos ofende, fere ou indigna, ira. O colérico é propenso à cólera, cheio de cólera, irado, atacado de cólera (dic. Aurélio).

    Temperamento Sanguíneo - RELACIONAL cérebro inferior direito

    Instintivo – movido por sentimentos - humanista-emocional e expressivo – interpessoal - intuitivo com as pessoas – gosta de dar opiniões.
    Pergunta clássica: “Quem vai fazer?”

    Qualidades – Comunicativo, eufórico, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.
    O sanguíneo é aquele que fala antes de pensar. É uma pessoa jovial, com seu espírito descontraído e com seu encanto pode ser, com toda a razão, chamado de o temperamento que "aproveita" a vida. Ele tem uma personalidade calorosa, vivaz e, corretamente, às vezes o chamam de "alma da festa". É o tipo de pessoa que costumamos encontrar que em qualquer reunião toma conta das conversas. Se há um grupo de pessoas reunidas e rindo, com certeza tem um sangüíneo falando. 

    Pontos a melhorar – Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso. O sanguíneo é aquele que se ira com facilidade e pega logo fogo; é impulsivo. O termo é relativo ao sangue, que tem ou parece ter aumento da massa sanguínea (dic. Aurélio). É emocionalmente instável. 


    Cabe ressaltar ainda que, todo temperamento é influenciado pelo caráter, personalidade e comportamento de cada indivíduo. Daí a importância do líder possuir este conhecimento a fim de aplicá-lo no seu dia-a-dia, na convivência com os demais, respeitando seus limites, enfatizando as qualidades peculiares de cada um e auxiliando em alguma fraqueza que se possa e se queira melhorar. É necessário entender porque se apresentam comportamentos totalmente diferenciados em cada ocasião, e como compatibilizar toda esta energia para uma convivência oportuna e uma produtividade agradável e sadia. Ai com certeza apresenta-se o “x da questão”, saber aproveitar as diferenças e formar um time vencedor!