Jaqueline C. Bueno |
Relacionamentos profissionais na internet
Com a velocidade das informações e a constante atualização que o profissional precisa manter, é quase impossível não se integrar na era digital. Enviar e-mails, elaborar páginas com informações pessoais, participar de comunidades virtuais, utilizar programas de mensagens instantâneas, receber ou mandar mensagens SMS, ou seja, criar cadeias de relacionamento, faz parte de uma nova maneira de se relacionar, seja pessoalmente, seja profissionalmente. O resultado mais visível é que acabamos mantendo muitos relacionamentos virtuais e perdemos o contato mais direto e pessoal com os colegas de trabalho.
No entanto, essa "vida paralela" virtual gera outras conseqüências. Como podemos adequar o mundo digital ao nosso dia-a-dia? Ele gera uma influência positiva ou negativa no desempenho profissional? Como manter um relacionamento adequado na troca de e-mails? O que podemos escrever e o que não podemos? Participar de uma comunidade virtual ou manter um blog prejudica nossa imagem? Enfim, como devemos nos comportar profissionalmente na era digital?
Para as consultoras da SEC Talentos Humanos, empresa de Recursos Humanos especializada em secretárias, o profissional deve usufruir as soluções com ponderação, sem se prejudicar. "Com a globalização, sentimos a necessidade de estarmos inseridos no mundo da tecnologia.
Porém, muitas vezes, não sabemos como nos comportar perante tantas opções e o que fazer para manter a seriedade, principalmente no ambiente de trabalho", comenta Vivian Maerker Faria, diretora da SEC. "Devemos utilizar esses meios de comunicação para agilizar nossos contatos e nossas resoluções diárias, mas isso não substitui o contato humano, direto e pessoal", explica.
"Muitas vezes, o profissional é avaliado conforme o material que tem postado na Internet, a maneira como escreve um e-mail ou transmite uma mensagem. Isso porque, com a concorrência cada vez mais brutal no mercado, o relacionamento digital torna-se fator decisivo para classificar ou desclassificar alguém", explica.
De acordo com Vivian, é preciso termos sempre em mente que não existem restrições para acessos em páginas pessoais. O chefe, por exemplo, pode saber tudo sobre a vida pessoal do colaborador. Por isso, essas páginas devem ser encaradas como verdadeiros cartões de visita e é necessário ter o controle sobre as informações transmitidas.
"Essas ferramentas expõem muito as pessoas e podem resultar em uma imagem errada, pois cada um interpreta como quer. Na maioria das vezes, blogs e comunidades mostram a imaturidade das pessoas, ou seja, participar de uma comunidade como "adoro beber" ou ter um correio eletrônico gostosinha@hotmail.com não contam pontos positivos para a imagem profissional.
"O uso de programas de mensagem instantânea permitem maior intimidade, enquanto o e-mail é hoje um documento e deve ser usado como tal. É preciso ter em mente que quando uma empresa permite o uso de programas de mensagens instantâneas, bom senso é fundamental para fixarmos limites. A ferramenta não pode atrapalhar o desempenho profissional . Se isto acontecer, não somente a ferramenta poderá ser retirada, como também o profissional será identificado como desqualificado, desrespeitoso, ou até mesmo, desinteressado pelo trabalho, gerando alto risco de demissão", completa Vivian.
Logicamente, o uso de toda essa tecnologia tem vantagens e desvantagens, afirma Vivian. "Ganhamos tempo e temos acesso facilitado a pessoas que de outra forma não teríamos. Porém, ficamos sobrecarregados, pois estamos disponíveis demais. Muitas vezes, é necessário sair do ar para poder recarregar as baterias", conclui.
Etiqueta digital: algumas dicas
Não ficar de papo no celular durante o experiente. Deixe-o no silencioso. Se tocar e for importante atender, saia da sala e seja breve.
Jamais fornecer o e-mail corporativo para amigos e familiares, não o usar para assuntos que não sejam pertinentes ao trabalho, nem cadastrá-lo em sites de compras, entretenimento e outros.
Receber correspondência particular no ambiente corporativo, mesmo que em um webmail, deve ser feito com a maior discrição possível. Qualquer um pode ler.
Usar o e-mail da empresa para assuntos referentes apenas à vida empresarial. Não encaminhar para colegas da empresa mensagens pessoais com piadas, poemas, fotos, etc.
Ao enviar qualquer anexo, tenha certeza de que o destinatário está esperando o material ou tem interesse em recebê-lo. De preferência, consultá-lo antes de enviar e ter cuidado com o tamanho e a extensão do arquivo.
Nunca pressupor que um e-mail foi recebido e lido. A mensagem pode ter sido bloqueada pelo anti-spam do servidor da empresa.
Em caso de assuntos importantíssimos, fazer da maneira tradicional: telefone.
Ser discreto em comunidades virtuais. Lembrar-se que qualquer um pode acessá-las, inclusive seu chefe ou aquele colega de trabalho que não vê a hora de conseguir o seu cargo.
Se desejar muito manter um blog, fugir de qualquer assunto que comprometa a empresa ou que possa ser prejudicial para sua imagem profissional.
Usar mensagens instantâneas comedidamente , de forma que não comprometa sua administração do tempo. Seu chefe saberá se você passou o dia todo teclando com amigos ou se efetivamente fez seu trabalho.