Tuesday, April 26, 2011

Seleção por Competência


No dia-a-dia corporativo, por exemplo, os líderes se deparam com uma infinidade de situações que envolvem raiva, alegria, tristeza, ansiedade e que quando não bem administrados podem gerar conflitos, comprometendo até mesmo o desempenho da equipe. Mas, como saber se um colaborador possui uma determinada competência comportamental para assumir uma função? Somente na prática, na rotina do meio organizacional que essa pergunta pode ser respondida.

No entanto, é possível identificar se um profissional possui algumas competências comportamentais logo na seleção. Contudo, para isso, o selecionador deve estar preparado para realizar atividades que revelem as possíveis respostas que os candidatos poderão dar frente a uma situação inesperada e que exigirá pressão no trabalho, por exemplo. Esse é um assunto relevante para quem atua em Gestão de Pessoas ou mesmo procura alternativas para escolher a pessoa certa para os cargos que precisam ser preenchidos. É realmente indispensável identificar competências comportamentais nos processos seletivos, pois o nosso mundo está totalmente globalizado e estando neste nível automaticamente os que fazem parte dele ficam mais exigentes.

Antigamente, as empresas buscavam profissionais com conhecimento formal e acadêmico. Isso incluía, por exemplo, pessoas que falassem outros idiomas, que tivessem preparação acadêmica e dominassem conhecimento em metodologias de trabalho. Hoje, nos processos seletivos é primordial identificar competências comportamentais. Entre essas, a comunicação, a flexibilidade, o espírito do trabalho em equipe, o desenvolvimento interpessoal, a criatividade, o foco em resultados, as habilidades em negociações e a administração do tempo.

Para um profissional fazer uma entrevista por competência, o mesmo terá que ser um especialista no assunto e sempre buscar o aprimoramento na elaboração de questionários para poder identificar as competências desejadas. Algumas vezes as competências podem ser reveladas através de testes psicológicos, dinâmicas de grupo ou durante a condução de uma entrevista individual por competência. Em certos casos, algumas competências estão entrelaçadas, o selecionador busca uma que traga outras como, por exemplo, liderança. Possivelmente o candidato que tenha essa competência levará para a organização que o contratou poder de decisão, negociação, comunicação e planejamento - competências que podem ser desenvolvidas durante os primeiros meses de atuação na empresa.

DIFICULDADES

As dificuldades mais comuns que os selecionadores encontram ao tentar identificar as competências comportamentais nos candidatos: Em primeiro lugar, o especialista tem que ter em mente que para se fazer um processo seletivo de sucesso que envolve a identificação de competências comportamentais é exigido conhecimento, para que possa administrar a entrevista, a dinâmica de grupo ou os testes de forma eficaz e produtiva.

O selecionador precisa ficar atento para que não seja "enganado" pelo candidato, pois a pessoa que participa do processo estará buscando conquistar uma oportunidade e pode tentar mascarar atitudes que não sejam compatíveis com o cargo que será preenchido. É bom mencionarmos que existe ainda a possibilidade do candidato sentir-se pressionado e procurar omitir informações precisas e valiosas. Nesse caso, se o entrevistador não obtiver competência, habilidade e conhecimento poderá ser influenciado, comprometendo seriamente o processo.

As dinâmicas de grupo, avaliação presencial - simulando situações vivenciais, desafios do cotidiano e do meio empresarial - testes psicológicos e entrevistas de mapeamento de competências que estão sendo mais usados nas organizações. Esse recurso uma vez conduzido de forma correta a margem de acerto chega a quase 100%. Quais os possíveis problemas que podem surgir para a empresa contratante, se durante o processo de seleção foram levadas em consideração apenas as competência técnicas e o lado comportamental do candidato foi deixado "de lado"?

Se isso ocorrer, possivelmente o candidato não se adaptará à empresa ou à vaga, podendo gerar problemas comportamentais como: dificuldade em se relacionar com o grupo; desconfiança do cargo que foi lhe oferecido; recusa para aceitar ajuda; dificuldade para trabalhar sob pressão; insatisfações; estagnação; sensação de impotência diante da realidade que vive e ainda não enxergar "ele próprio" na organização. Dependendo do cargo o profissional nem saberá vender o produto da empresa.

Todo selecionador que sempre busque o aprimoramento profissional, através de especializações, cursos, palestras, leituras direcionadas para o trabalho e o mais importante, ouvir quem já possui muita experiência no assunto, esse sim saberá conduzir estes processos com muito sucesso

"O colaborador que deseja trabalhar o lado comportamental pode buscar ajuda de profissionais capacitados que poderão guiá-lo sem medo. As competências comportamentais mexem com nosso ego e o importante é ter um acompanhamento periódico do que se esta descobrindo", explica Cíntia Baranek, Consultora de carreira 





Texto com adaptações Profª Jaqueline C. Bueno

Monday, April 25, 2011

Dinâmica de Integração e Comunicação - Por Brenda Cariello

União Educacional de Brasília
Pós-graduação em Gestão de Pessoas por Competência
Disciplina: Dinâmicas e Jogos para Desenvolvimento de Competências
Professora: Jaqueline C. Bueno
Aluna: Brenda Cariello de Oliveira José


Dinâmica de Integração e Comunicação

Brasília, 25 de abril de 2011.


Fotolinguagem


Apresentação


A Fotolinguagem é uma metodologia largamente utilizada no contexto da dinâmica de grupos. Trata-se de apresentar um conjunto de fotografias (recortes de jornais e revistas), previamente escolhidas pelo orientador da ação, e propor aos participantes que escolham uma imagem que represente um ou mais temas propostos. 


Seguindo-se comentários sobre as escolhas feitas.
Tem-se revelado uma técnica muito rica e facilmente se passa toda uma manhã à volta do que dela emerge. Habitualmente, se propõe alguns ou todos destes 5 temas: sobre o próprio, sobre conduzir, segurança, risco e sobre as expectativas acerca da própria ação. Em traços gerais, proporciona:


a) a criação de um clima desprovido de juízos de valor;
b) a criação de um grupo que encontra os seus pontos comuns;
c) o encontro entre o orientador e os participantes através de uma linguagem comum, simultaneamente verbal e não verbal;
d) o emergir das temáticas grupais e tipo de funcionamento do grupo;
e) o emergir de problemáticas pessoais.


O potencial da técnica reside no fato de ser essencialmente uma metodologia verdadeiramente psicológica.


Por um lado, é um exercício projetivo em que o indivíduo ao fazer a sua escolha se faz refletir no espelho da imagem que apresenta. Essa escolha floresce no encontro entre o dentro e o fora, entre a percepção e a projeção. Por outro lado, é desencadeador do processo de simbolização, logo um auxiliar do trabalho de facilitadores da criação de sentido e de tradutores da ação pela linguagem.
É, enquanto exercício projetivo, que começa um olhar deste instrumento como auxiliar do orientador no sentido de oferecer uma compreensão diagnóstica acerca de cada um dos participantes.


Trata-se a Fotolinguagem como uma ferramenta – e esta será mesmo a palavra certa –, porque não se pretende entendê-la como uma prova projetiva. Não é, nem será nunca, uma prova projetiva, a começar no fato de que não é sempre o mesmo estímulo que é apresentado a diferentes sujeitos. É o psicólogo quem escolhe o estímulo, criando assim uma matriz projetiva marcada pelo seu próprio “conflito estético” (Meltzer, 1988), pela sua capacidade de atribuição simbólica e pelos seus afetos mais ou menos inconscientes.


Quando a tarefa é proposta aos participantes, ela solicita a participação dos afetos – pela necessidade de escolha – e promove o encontro com os afetos do orientador – que foi o primeiro a escolher. Neste encontro se vê um esboço de vínculo, ou antes, um momento relacional, um encontro de inconsciente a inconsciente.


Olha-se para as imagens escolhidas como fotogramas de um filme complexo, pequenas captações de luz de um todo vasto que é o indivíduo.


Aplicação e desenvolvimento


Fotolinguagem sobre o próprio participante.


Objetivo
Olhando para as fotos sobre a realidade que se vive, aprender a ligar dois ou mais fatos e ter uma opinião sobre eles.


Número de participantes
Se houver mais de oito pessoas, deve-se subdividir em grupos de cinco.


Material necessário
Fotos de jornais e revistas espalhadas por toda a sala.




Descrição da dinâmica
Os participantes passeiam pela sala, olhando as fotos e escolhem duas fotos que tenham ligação entre si.
Depois, durante 7 minutos, pensam nas seguintes questões:
a) Que realidade me revelam?
b) Qual a ligação entre elas?
c) Por que me identifiquei com elas?


Encerramento
Cada um apresenta as fotos e as conclusões às quais chegou. O restante do grupo pode questionar a ligação dos fatos entre si e fazer uma ou duas perguntas para clarear melhor as afirmações.


Avaliação do evento
Todo o grupo de participantes expõem seus sentimentos na escolha das figuras para se identificarem, sobre a dinâmica e sobre a imagem que o outro se permitiu enxergar.


Bibliografia


Agenda da Juventude, CCJ (Centro de Capacitação da Juventude), São Paulo, 2000. Site na internet: http://www.ccj.org.br, acesso em 25 de abril de 2011.
Site na internet: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v23n1/v23n1a06.pdf, acesso em 25 de abril de 2011.

Wednesday, April 20, 2011

Atividade para o curso e treinamento

Introdução:
Atualmente as organizações de qualquer porte, seja grande, média, pequena ou micro, todas sabem da relevância de integrar seus colaboradores e realizar dinâmicas de grupo com jogos e brincadeiras para estimular a comunicação e o relacionamento entre os colaboradores, além dos processos seletivos que utilizam com o enfoque decisivo da contratação. Sabemos que a competência do gerenciamento e coordenação das dinâmicas depende basicamente de vivências e muita prática, com isso este seminário tem como objetivos:

Ø  Identificar os fundamentos teóricos e metodológicos das teorias e técnicas de dinâmica de grupo.
Ø  Descrever os principais modelos de planejamento e ação grupal, relacionando-os aos seus fundamentos teóricos.
Ø  Refletir sobre as ações e comportamentos realizados no exercício da profissão tais como desenvolvimentos de Equipes.

Objetivos específicos da atividade proposta:

1)     Envolver os participantes  promovendo trabalho em Equipes.
2)     Cada um deverá  conduzir de acordo com a programação dada.
3)     Organização , sincronia e coerência .
4)     Saber expor e ouvir.

 Passos:

1)     Pesquisar em livros, revista, internet, estudo de casos, colher material e fazer brainstorming.
2)     Delimitação do assunto e escolha  das melhores idéias.
3)     Depois deste trabalho, realiza-se um plenário, onde as pessoas apresentam conclusões, tiram dúvidas, complementam idéias.
4)      Entregar relatório do Seminário completo ao final 
5)      CoffeBreak – Confraternização – opcional


Thursday, April 07, 2011

Elogiar do jeito certo

FONTE: FLORESCER - JARDIM DE INFÂNCIA WALDORF
POR MARCOS MEIER*

Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.

O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” … e outros elogios à capacidade de cada criança.

O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!” … e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.

Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.

As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.
A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.
No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram… você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu vídeogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repetí-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.
Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.
Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

*Marcos Meier é mestre em Educação, psicólogo, professor de Matemática e especialista na teoria da Mediação da Aprendizagem em Jerusalém, Israel.

Thursday, March 31, 2011

Coaching Virtual

'Coaching' Virtual aumenta no país

Sunday, March 27, 2011

OS ERROS E ACERTOS NO COMPORTAMENTO DA CHAMADA GERAÇÃO Y

FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR
Infomoney

Para especialista, a Geração Y é mais dinâmica, questionadora e disposta a assumir riscos e desafios

Quando os integrantes da chamada Geração Y (nascida após 1980) ingressaram no mercado de trabalho acabaram por se deparar com gestores arraigados no cargo há anos e que priorizavam o trabalho.


"Chegou uma geração muito mais alinhada à tecnologia, um grupo que, ao contrário do anterior, não tem dificuldade de se adaptar aos novos conceitos do mercado de trabalho", afirma a coordenadora do departamento de Carreiras da Veris Faculdades, Priscila de Azevedo Costa.

Para a especialista, a Geração Y é mais dinâmica, questionadora e disposta a assumir riscos e desafios, algo que passa longe do comportamento conservador da Geração X (nascida após 1960) e dos Baby Boomers (nascidos após a 2ª Guerra Mundial).

"Isso assustou a geração anterior. Esse novo grupo chegou rápido, crescendo, com perfil de tomada de decisão, com soluções mais criativas para os problemas", explica Priscila.

Comportamento

Apesar de estamparem o perfil do momento, a nova geração peca pelo descompasso no exercício de suas tarefas. Em tese, acabaram por ser taxados de desorganizados, já que optam por fazer tudo ao mesmo tempo. Eles são competitivos ao extremo e impulsivos, pelo fato de não avaliarem as decisões tomadas.

"Todos esses gargalos fizeram com que a Geração Y ficasse com uma imagem distorcida. O fato deles serem multitarefa não é ruim, mas quando se encontram com gerações diferentes isso gera conflito", aponta Priscila.

Amizade na internet - Verdadeira ou falsa?



Nunca foi tão fácil o contato com gente nova pela internet. Graças às redes sociais, nunca tivemos tantos amigos. Mas isso está transformando a própria definição de amizade.

Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos no Facebook? 

Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na internet. Só o Facebook já tem mais de milhões de usuários. 

Então as pessoas começam a se adicionar no Facebook e no final todo mundo vira amigo? Não é bem assim. A internet raramente cria amizades do zero - na maior parte dos casos, ela funciona como potencializadora de relações que já haviam se insinuado na vida real. 

Se você gostar do perfil, adiciona aquela pessoa, e está formado um vínculo. As redes sociais têm o poder de transformar os chamados elos latentes (pessoas que frequentam o mesmo ambiente social que você, mas não são suas amigas) em elos fracos - uma forma superficial de amizade. 

Pois é. Por mais que existam exceções a qualquer regra, todos os estudos apontam que amizades geradas com a ajuda da internet são mais fracas, sim, do que aquelas que nascem e crescem fora dela.

Isso não é inteiramente ruim. Os seus amigos do peito geralmente são parecidos com você: pertencem ao mesmo mundo e gostam das mesmas coisas. Os elos fracos não.Eles transitam por grupos diferentes do seu, e por isso podem lhe apresentar coisas e pessoas novas e ampliar seus horizontes - gerando uma renovação de ideias que faz bem a todos os relacionamentos, inclusive às amizades antigas. 

O problema, por assim dizer, é que a maioria das redes na internet é simétrica: se você quiser ter acesso às informações de uma pessoa ou mesmo falar reservadamente com ela, é obrigado a pedir a amizade dela, que tem de aceitar. Como é meio grosseiro dizer "não" a alguém que você conhece, mesmo que só de vista, todo mundo acaba adicionando todo mundo. 


Está se tornando natural

A maioria dos especialistas em relacionamento humano acredita que a proximidade física é essencial para sentirmos os efeitos benéficos das amizades profundas. Só que o cérebro pode estar começando a mudar de opinião.

Um estudo que está sendo realizado na Universidade da Califórnia começou a desvendar o efeito que as redes sociais produzem no organismo. Mais precisamente, o que acontece com os níveis de ocitocina quando usamos as redes sociais. 

É há um efeito. Os primeiros resultados mostraram que  ler  e olhar o Facebook estimula a liberação desse hormônio, e consequentemente diminui os níveis de hormônios como cortisol e ACTH, associados ao estresse.

O cérebro entende a conexão eletrônica como se fosse um contato presencial, talvez, isso possa ser uma adaptação evolutiva ao uso da internet.

Além de mudar as amizades, a internet também pode acabar modificando o próprio cérebro humano. Mas ainda é cedo para dizer se acabaremos nos tornando seres hiperssociais, com cérebros capazes de acomodar um número maior de amigos. 


Sunday, March 20, 2011

Filme: INIMIGO MEU - 1985

INIMIGO MEU
Origem/Ano: EUA/1985
Nesta excelente aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito.
A princípio, o humano (Dennis Quaid) e seu inimigo, um réptil alienígena (Louis Gosset, Jr.) estão determinados a destruirem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal.
Se tornam mais que amigos o réptil por sua vez engravida (não do personagem do Denis Quaid como eu pensava ao assisti o filme aos 6 anos de idade ) e morre deixando uma criatura feiosa para ele cuidar ...enfim é muito interessante as lições contida nesta obra.
Direção: Wolfgang Petersen
Elenco:
Dennis Quaid... Willis Davidge
Louis Gossett Jr... Jerry
Brion James... Stubba
Richard Marcus... Arnold
Carolyn McCormick... Morse
Bumper Robinson... Zammis
Jim Mapp... Old Drac
Lance Kerwin... Wooster
Scott Kraft... Jonathan
Lou Michaels... Wilson
Andy Geer... Bates
Henry Stolow... Cates
Herb Andress... Hopper
Danmar... Wise Guy
Mandy Hausenberger... 1st Medic

Distribuição em DVD: Fox

Thursday, March 17, 2011

Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación social por Eduardo Vizer

Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación social

Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación socialpor Eduardo A. Vizer


VEJA e LEIA EM:http://www.unila.edu.br/?q=node/351

Jesús Martín-Barbero

Jesús Martín-Barbero: Um defensor da televisão latino-americana
Dom, 13 de Março de 2011 23:21

Barbero1A UNILA contou, na última semana, com a presença do pesquisador Jesús Martin-Barbero, que veio a Foz do Iguaçu fundar a Cátedra Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania. Durante os três dias de atividades, Barbero abordou vários assuntos, que foram de direitos humanos a política latino-americana. Apesar de hoje o pesquisador transitar por várias áreas do conhecimento, foi na Comunicação que o espanhol radicado na Colômbia, que se considera apenas latino-americano, ganhou destaque. Seu livro mais conhecido, Dos meios às mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia, foi traduzido para 12 idiomas e é um dos únicos livros de Comunicação da América Latina traduzidos na França, um país que, segundo o próprio Barbero, resiste a editar publicações vindas de outros países.

Filósofo e comunicólogo, Jesús Martín-Barbero focou suas pesquisas nas relações entre cultura e comunicação e fez da América Latina um laboratório para formular suas teorias. Seus objetos de estudo foram, principalmente, produtos de massa regionais que são rejeitados pela grande maioria dos intelectuais e pesquisadores de comunicação. O maior exemplo são as telenovelas, que Barbero pesquisou durante mais de dez anos. “Quando comecei a escrever sobre as telenovelas eu era um filósofo, com pós-graduação em Psicologia e Semiótica. Meus colegas pesquisadores e professores não entendiam por que eu perdia meu tempo com o que eles chamavam de 'a cultura da miséria'”, disse Jesús Martín-Barbero.

VEJA EM : http://www.megafone.inf.br/noticias/2455-jesus-martin-barbero-um-defensor-da-televisao-latino-americana-.html


Colômbia: Uma agenda para o país em comunicação

Catedra7

UNA AGENDA DE PAÍS

EN COMUNICACIÓN

Colômbia: Uma agenda para o país em comunicação

leia MARTIN BARBERO

O USO DE MÍDIAS SOCIAIS NAS EMPRESAS

As mídias sociais e a Web traduzem, hoje, importante ferramenta aos proprietários de pequenas e grandes empresas. Nesta visão, muitas empresas estão de uma maneira ou de outra, buscando adaptar-se, a esta nova ferramenta, e assistindo a um mundo em que qualquer um pode se tornar um mini-magnata da mídia.

A empresa identifica, no seu trabalho de marketing, se o tempo e energia gastos em suas atividades de venda estão tendo resultado aceitável e se é necessário reinvestir, esse tempo e energia, em novas abordagens. A utilização das mídias sociais traz essa nova linguagem para a divulgação de seus produtos.

O mais importante será monitorar aquilo que falam sobre você, sua empresa e sua marca, nas mídias sociais, se possível respondendo as criticas, elogios e trabalhando com estas opiniões, que serão fundamentais para o sucesso. Este monitoramento exige planejamento e organização, alem de possibilitar a identificação das pessoas que possuem possível interesse pelo seu produto.

Trabalhar com mídias sociais é estudar a melhor abordagem para sua empresa, divulgando seu produto, suas promoções. É através desta relação entre empresa e público que a imagem da instituição e sua credibilidade serão definidas é neste cenário de redes sociais que as empresas podem despontar e obter grandes resultados.

VEJA EM : http://andersonalves.co/post/o-uso-de-midias-sociais-nas-empresas/

Wednesday, March 16, 2011

Palestrantes Famosos no Brasil

Companheiros,

Lula sonha grande. Acha que pode ser, nas palavras de um auxiliar, um misto de Bill Clinton com Nelson Mandella - ganhar dinheiro com conferências e participar de iniciativas internacionais, como as promovidas pela ONU.
Jornal Valor Econômico, A9, 8/05/08

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Universidades lançam cursos voltados para o mercado verde – “Valor Econômico” - 04/03/2011

“A preocupação do mercado com o impacto social e ambiental dos negócios está fazendo as universidades brasileiras criarem cursos de graduação que tenham a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Nos últimos anos, os currículos de bacharelados e licenciaturas têm ganhado novas ênfases como biodiversidade, agroecologia e energias renováveis. Mesmo com enfoque "verde", as escolas não deixaram de lado a empregabilidade dos recém-formados, fechando parcerias com empresas e adaptando seus conteúdos às necessidades das companhias nas regiões onde atuam”.


veja também em: http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=1234

Professores Universitários em Brasília

Percepção de Professores e Estudantes Universitários quanto ao Estímulo à Criatividade: Um Estudo Comparativo

Eunice Soriano de Alencar & Denise de Souza Fleith


Observa-se uma consciência crescente da necessidade de se promover melhores condições ao desenvolvimento das habilidades criativas no contexto educacional. Apesar da importância do tema, há um número muito reduzido de estudos focalizando a criatividade no ambiente universitário, notadamente com dados coletados em amostras de professores. No sentido de contribuir para o progresso da área e sanar essa lacuna, será desenvolvido o presente estudo, com os seguintes objetivos: (a) investigar a extensão em que os professores universitários consideram que vêm apresentando comportamentos que favorecem o desenvolvimento das habilidades criativas de seus alunos; (b) investigar a extensão em que estes docentes consideram que os seus alunos percebem os referidos comportamentos apresentados pelo professor para favorecer o desenvolvimento das habilidades criativas; (c) examinar a extensão em que os estudantes dos docentes que constituirão a amostra efetivamente percebem que os seus professores apresentam ou não, em sala de aula, comportamentos que favorecem o desenvolvimento e a expressão da criatividade; (d) comparar as respostas dos professores e de seus alunos, no sentido de verificar o grau de concordância entre estes dois grupos de sujeitos. A amostra será constituída por 30 professores universitários e seus alunos. Será utilizada uma escala, em três versões, para coleta de dados referentes aos objetivos propostos e análises de variância e regressão múltipla para tratamento dos dados.

PALESTRA DE MOTIVAÇÃO EM BRASÍLIA

Tuesday, March 15, 2011

Resiliencia

por Sâmara Martins*

Essa palavra não fazia parte do vocabulário organizacional até pouco tempo, no entanto, tem sido muito utilizada nas organizações, pois ela é a competência do momento. O termo resiliência provém do latim, do verbo resilire, que significa “voltar para trás” ou “voltar ao estado natural”. Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizada pela Física e pela Engenharia, que entendia que a palavra significava “propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica”.

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO - ALDOUS HUXLEY

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Sunday, March 06, 2011

Inteligencia Emocional

A inteligência emocional é a capacidade que o profissional tem de administrar suas emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque ele deve saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades. Esta competência, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite à pessoa desenvolver um ambiente harmonioso, e ao mesmo tempo ser agressivo em idéias e resultados.

O ser humano por sua natureza tem predisposição a realizar ações em cima de suas emoções e a inteligência emocional está ligada a ser uma pessoa prudente, intuitiva e racional. Ela faz parte de um equilíbrio e diante de ações permite ser sensato e buscar a melhor solução. As prerrogativas de ter a inteligência emocional bem equilibrada é a sabedoria nas tomadas de decisão e ter tranquilidade e discernimento para buscar as melhores estratégias.

Monday, December 13, 2010

Profissão - Gostar do que faz


Por Gladys Ferraz Magalhães , InfoMoney
06 de dezembro de 2010, às 10h24min


Maioria dos estudantes, 58,61%, afirma ter conhecimento a respeito de apenas alguns cursos; 13,58% conhecem só o curso que pretendem escolher e 11,94% não conhecem a maioria dos cursos

Na hora de escolher qual profissão seguir, a maior parte dos estudantes, 31,70%, tem no prazer e na felicidade os principais motivadores. A conclusão é de pesquisa feita pelo Portal Educacional e faz parte do Guia de Profissões, projeto criado pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

Em seguida, com 30,39% das respostas, aparece o fato dos estudantes quererem seguir um ofício em que possam usar suas habilidades, satisfazendo assim seus interesses; em outras palavras, possibilitando fazer o que gostam.

Sunday, November 21, 2010

Geração Y comanda empresas de sucesso

Conheça a rotina do Facebook, empresa comandada por jovens e que põe na internet a maior rede de relacionamentos do mundo. No Brasil, profissionais contam como aumentam o faturamento sem seguir o modelo convencional de trabalho.

Marc Zuckerberg não está nem aí para a câmera. Ser notícia, para ele, é rotina. O fundador e presidente do Facebook é um símbolo de sucesso na geração Y, além de muito ocupado e bilionário.

Numa empresa onde se é estimulado a ser criativo o tempo todo, ninguém bate ponto. Eles querem é trabalhar com prazer, a qualquer hora do dia ou da noite, pensando sempre em resultados. 

Para uma geração acostumada com coisas multitarefa, como falar no celular e trabalhar e andar na rua ao mesmo tempo, pingue-pongue durante o expediente é uma coisa normal. Dentro da empresa, eles acreditam que jogar é uma coisa que se faz ao mesmo tempo em que se trabalha.

Afinal, para a geração Y, existem mil e uma formas de ser produtivo. Cada um decora a baia do jeito que quiser. No Facebook, os funcionários têm três refeições grátis por dia. E se quiserem novos ares, podem comer debaixo da árvore ou bater uma bolinha na quadra de basquete. O funcionário mais velho que encontramos era um senhor de 43 anos, raro representante da geração X. Devidamente adaptado, interagindo com a garotada, e, mais do que tudo, aprendendo com eles.

Numa empresa de comando tão jovem, o que acontece é que os mais velhos acabam agindo de forma parecida com os mais novos. E quem não fica esperto, fica pelo caminho.


Saturday, November 13, 2010

Filmes motivacionais

FONTE: Professor Granjeiro - http://www.professorgranjeiro.com


Alunos, leitores dos meus livros e artigos e internautas em geral sempre me pedem uma lista de filmes que os motive para a difícil missão que é a conquista de uma carreira pública, tendo os benefícios e as vantagens do Governo como patrão. Vi-me, então, obrigado a assistir dezenas de filmes para fazer a seleção e confesso que foi difícil escolher apenas as quatorze obras que listo a seguir, com breve sinopse.

BEN-HUR

O filme se passa na época de Jesus Cristo. Conta a vida de um príncipe judeu que, traído pelo amigo romano, é escravizado. Depois de lutar muito pela liberdade, ele retorna para se vingar do traidor.
Na Jerusalém do início do século I, vive Judah Ben-Hur, rico mercador judeu. Sua vida sofre uma reviravolta com o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade. Um desentendimento por causa de divergências políticas leva Messala, mesmo ciente da inocência de Ben-Hur, a condenar o ex-amigo a viver como escravo em uma galera romana. Mas Ben-Hur terá a oportunidade de se vingar.


Sunday, November 07, 2010

Pilares do Coaching


1) SER HUMANO
Um bom Coach entende e se especializa continuamente sobre tudo que se refere ao ser humano e ao processo de mudanças e aumento de performance. Busca conhecer sobre a psique e interação corpo e mente (neurologia, biologia e fsiologias das pessoas), sobre estilos psicológicos, tipos de personalidade, estilos pessoais, sobre comportamento, atitude motivação e tudo sobre mudança e performance.

E principalmente faz parte do grupo de seres humanos que busca constantemente por melhoria, evolução, aprendizagem, auto-motivação e auto transformação, se tornando um exemplo e modelo de excelência.

2) METODOLOGIA
O Coaching está baseado em metodologias, processos e pensamento sistêmico. O Coaching é muito mais que efetivo se embasado em modelagem de pessoas de sucesso, modelos de excelência. Usaremos durante o treinamento modelos de Coaching comprovados na prática e modelos utilizados internacionalmente.

Friday, October 29, 2010

KOTLER- 5 Fundamentos do Marketing

Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing | 26/10/2010

Os consumidores estão comprando mais por menos; As empresas devem inovar, oferecendo garantias aos clientes; A sustentabilidade pode dar lucro para as companhias; Muitas empresas ficarão em apuros nas redes sociais; O concorrente roubará facilmente o seu cliente caso acredite que esteja satisfazendo-o plenamente. Essas são as principais respostas de Philip Kotler para cinco questões fundamentais nos dias de hoje. 

Em sua única entrevista antes de falar sobre o Marketing 3.0 na HSM ExpoManagement 2010, no dia 9 de novembro, em São Paulo, Kotler falou com exclusividade para o Mundo do Marketing sobre como conquistar e manter clientes, inovar, aproveitar a onda das redes sociais, da sustentabilidade e sobre os desafios do profissional de Marketing. O consultor, professor e autor dos livros de Marketing mais vendidos e influentes de todos os tempos, é categórico ao afirmar que as empresas ainda precisam se desenvolver para poder sobreviver neste novo mercado.

Tuesday, October 26, 2010

Etiqueta ao enviar E-mail Corporativo

Que o email é importante no ambiente de trabalho, apesar das inúmeras opções de ferramentas de comunicação hoje disponíveis por conta do avanço tecnológico, isso ninguém pode negar. Enviamos email para tudo na empresa, inclusive para o colega ao lado, quando um simples conversa resolveria tudo.
Claro que  há a questão da formalização da comunicação, o que ajuda a evitar aqueles probleminhas de esquecimento conveniente, ou mesmo os do tipo inocentes mesmo.

Por isso, conhecer algumas regras de etiqueta ao lidar com tão importante ferramenta de comunicação é essencial no mundo corporativo.
Ignorar suas consequências pode ocasionar o que ocorreu com a neo-zelandeza Vicki Walker, que trabalhava como contadora no ProCare Health, serviço de plano de saúde localizado na cidade de Auckland, na Nova Zelândia quando foi sumariamente demitida por ter enviado a alguns colegas de trabalho um email com palavras em caixa alta, negrito e cor vermelha.

Wednesday, October 13, 2010

FAC SENAC - INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2011 COMEÇAM NO PRÓXIMO DIA 18/10

FONTE: Faculdade SENAC - 08/10/10 17:33
Coordenadoria de Comunicação e Divulgação

A Faculdade de Tecnologia Senac-DF divulga período de inscrições para o 1º vestibular 2011. O início será dia 18 de outubro e irá até dia 26 de novembro às 20h. A inscrição poderá ser feita pela internet (www.facsenac.edu.br) até dia 24 de novembro e presencialmente até o último dia. Os candidatos pagarão a taxa de R$20 (vinte reais).

Monday, October 11, 2010

Profissional de Marketing


A demanda por Trade Marketing cresce a cada dia, a procura por profissionais de Marketing é acirrada. As  empresas reconhecem que o Marketing é a salvação para muitos problemas.

Diante deste cenário, a responsabilidade do profissional desta área aumenta. O grande desafio é entender que o mercado está cada vez mais especializado. As empresas sabem da importância do Marketing e, por isso a cobrança é maior.

Esse profissional deve saber como agir no mercado. Requer experiência, mas a maioria dos profissionais recém-formados não a possui. Porém, existem outras questões que fazem a diferença na escolha do novo ocupante da cadeira de Marketing: conhecimento.

A formação desse profissional é extremamente exigente. Deve ter total atenção no panorama mundial. Não basta só gostar de atuar no Marketing , não adianta adorar a disciplina e não saber em qual área trabalhar. 

Por isso, a recomendação é que, desde cedo, os alunos precisam investir em cursos, workshops e eventos que os direcionem para o caminho a seguir. 

Dificuldades

Mesmo diante de um novo cenário, as principais dificuldades encontradas pelos novos profissionais de Marketing são as mesmas. Ainda é preciso convencer os donos de empresas a fazerem o investimento que ele acredita ser o ideal sem falar da rotineira dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento. 

Este é outro ponto que normalmente frustra os novos diretores e gerentes de Marketing, já que, sem as garantias de retorno, a verba não será concedida.

Uma das iniciativas que pode evitar tropeços no mundo corporativo, principalmente para os que acabam de chegar ao mercado de trabalho, é o interesse. É fato de que o candidato precisa se destacar de alguma forma e, às vezes, uma formação sólida abre portas, mas não as mantém abertas. “A dica para todo candidato a uma vaga de Marketing é, ao fazer a entrevista, demonstrar interesse pela empresa com pesquisa antes. 

É importante ele mostrar que sabe onde está, quem é a empresa, o que ela faz e se tem referências publicadas nos últimos meses. 

Para ser um grande profissional é preciso leitura, trabalho árduo, ser um maestro de ações, polivalente, conhecer o mercado de forma ampla, ser proativo e enfrentar o risco. 


Tuesday, October 05, 2010

“O MSN COMO DESENIBIDOR DAS CONSTRUÇÕES POÉTICAS: MSNOLOGIA”

“O MSN COMO DESENIBIDOR DAS CONSTRUÇÕES POÉTICAS: MSNOLOGIA”

Por Jaqueline C. Bueno

É curioso como a maioria dos usuários das redes sociais, sobretudo os bate-papos, chats e o MSN, prendem e desprendem de normas, valores e regras morais da comunicação na sociedade. Escrever pelo simples ato de escrever não significa de fato escrever no MSN, onde podemos interagir e passar ao interlocutor as frases, sentimentos, conversas e até poesias que surgem no momento caloroso de uma comunicação inspiradora.

Inspiração esta que vem pelos sentimentos arraigados de um olhar criativo e inovador surgindo muitas vezes nos momentos inesperados , assim como alguns escritores precisam de uma motivação, confrontar o MSN como refúgio, lugar de fantasias, sonhos, desabroches, representações, ficção e fonte de conhecimento é necessário para as construções poéticas.

A observação dessas conversas no MSN e análise subjetiva dessa linguagem partindo do pressuposto da serenidade diante da palavra, diante do desconhecido, temos que desconstruir as nossas certezas, convicções. Definir o MSN como arte, como a “episteme” é de fato o colocar não como discurso, contudo analisar as falas da linguagem, a cor da fonte, a forma, as imagens ali inseridas, nos emotions, figuras, layouts, etc...

Dê continuidade a este artigo de opinião ...

Escreva-nos , complemente...

Friday, October 01, 2010

MAX GEHRINGER - O QUE É... MEDÍOCRE

Max Gehringer - O que é... Medíocre

ENTREVISTA - JAMES C. HUNTER - LUCRO NÃO É PECADO

LUCRO NÃO É PECADO

MODELOS DE ARTIGOS DE OPINIÃO

FONTE: LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido

PONTOS DE VISTA

Nesta parte do website você encontrará Artigos de Revisão sobre os mais diferentes aspectos da Química do Estado Sólido e Materiais e das áreas que fazem parte de sua cadeia de conhecimentos.

Além disso, não só terá acesso a Artigos de Opinião sobre o assunto base do site, como também sobre aqueles ligados à Política Científica, Educação, Meio Ambiente, etc.

Esta sub-rubrica se propõe, ainda disponibilizar Editoriais e Artigos de divulgação, selecionados e caráter abrangente.

O material veiculado é de autoria de membros do LQES, de convidados e também material autorizado, disponibilizado nos diferentes tipos de mídia.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Portal LQES.

Leia os artigos clicando aqui.

Monday, September 20, 2010

Boato e fofoca nas empresas

FONTE: www.empregos.com.br/ - Por Vanderlei Abreu de Paulo e Carolina Cruz*

Muito mais que ruídos na comunicação interna, funciona como uma saída dos funcionários para suprir sua necessidade de informação

A compra ou a venda de uma empresa, a transferência de sede, a troca de presidente, o lançamento de novo produto e/ou marca, a retirada do mercado de uma marca, demissões, contratações, mudanças na política de benefícios... Enfim, praticamente tudo que envolve a organização está sujeito, se não informado corretamente, a fazer parte das conversas de corredores, dos murmurinhos na fábrica ou simplesmente ser incluída na pauta do cafezinho.

Fofoca, rádio-peão, rádio-corredor e vários outros termos que surgiram ao longo do tempo e com a preocupação das empresas em aprimorar os processos de comunicação interna.