Sunday, March 03, 2013

Relatório de Seminário Dinâmica e jogos empresariais

Relatório de Seminário Dinâmica e jogos empresariais 

Assuntos Trabalhados:
·       Desenvolvimento e Mudanças: Forças Restritivas e Propulsoras.
·       Jogos de Empresa e Vivências: Algumas Considerações.
·       Jogos e Vivências: Prática.
·       Dinâmicas para Desenvolver o Crescimento Pessoal e Coletivo.

Explanações:
·         Desenvolvimento/Mudança/Potencial

            Os agentes são os incentivadores. Geralmente parte da força propulsora do processo. Porém, é importante ressaltar que ninguém muda ninguém. Tudo se inicia na própria pessoa. A motivação é interna e externa. Ela pode ser estimulada por fatores internos e externos, mas ela acontece no indivíduo intrinsecamente.

            A autora Maria Rita Gramigna, base de apoio do grupo, apresenta 5 (cinco) estágios no processo de desenvolvimento. O primeiro é caracterizado pela percepção e captação, pelo acesso do que é passado, sentido e percebido. O segundo é marcado pelo acesso aos valores, crenças pessoais, sentimentos e emoções atingidas. Na terceira fase se desenvolve as habilidades necessárias para se implementar mudanças. A quarta etapa é caracterizada pela ação. Após perceber, sentir, pensar e decidir. O quinto estágio é o “momento” em que a mudança acontece. Arregimento do processo.

         Pudemos observar que o estágio do desenvolvimento segundo Gramigna, se divide em 5 (cinco) fases.  É importante ressaltar que assim como existem forças que impulsionam o desenvolvimento, há também as que os restringem.      
            O potencial humano é imenso. Porém, mesmo a mente humana possuindo um potencial ilimitado, é comprovado que utilizamos muito pouco do seu potencial.

            Cada lado do cérebro possui funções diferentes. Fato comprovado por Roger Sperry – Prêmio Nobel. Cada hemisfério trabalha, ativa e/ou proporciona algumas funções. Dados que podemos observar na tabela de Ned Herrmann.

     É importante que o indivíduo trabalhe em prol de usar suas potencialidades, isso significa dizer que é importante que o indivíduo facilite a ação de mudar, de resgatar seu potencial criativo, de influenciar o seu desenvolvimento. É preciso se desafiar, se exercitar, se experimentar. Acionar todos os seus dispositivos.

            E isso pode ser feito e estimulado de diversas formas. Com exercícios, com jogos e vivências, com mudanças de rotina, com desafios, com pequenas, médias ou grandes, mas significativas alterações, etc.
           No que diz respeito a jogos e vivencias, convém destacar a importância que estes podem proporcionar no processo de desenvolvimento e transformação. Diante da nova ordem social, política e tecnológica na qual o mercado se encontra, funcionando como poderosos instrumentos nesse processo. 
·         Jogos e Vivências

Em virtude do contexto mercadológico, da gama de benefícios e vantagens apresentados em vistas dos resultados obtidos, pela adesão e utilização de tais instrumentos por seus profissionais, convém explanar um pouco sobre jogos e vivências.

Primeiro é importante ressaltar que nem toda vivência é um jogo, mas que todo jogo é uma vivência. Que ambos têm regras, porém nem todos têm pontos, pontuação. No jogo, há pontos, se vence e se perde.

O jogo e a vivência podem ser utilizados para diversas situações diferentes. Existem vivências para abrir eventos, para a fase intermediária, para descontração, para se revigorar durante uma palestra ou se harmonizar, enfim, um vasto campo de aplicação e possibilidades.

Por exemplo, as vivências de abertura nos permitem estabelecer um clima de descontração, uma quebra no gelo inicial. Nos permitem ter um primeiro contato com os participantes, colher informações, observar comportamentos e atitudes, um pouco do que passa na cabeça deles, um estreitamento de contato, etc.

         Para os jogos e vivências na fase intermediárias, o objetivo maior seria para retomar a concentração, ou proporcionar um relaxamento para depois se retornar ao foco. Estratégias de motivação também podem ser trabalhadas.

            Muitos são os tipos, objetivos e aplicabilidade das dinâmicas, elas podem trabalhar a harmonia, a desenvoltura. Podem simplesmente ter como objetivo descontrair, mesmo que durante sua aplicação outras coisas possam ser absorvidas e captadas. Elas não possuem uma obrigação de reflexão, de ter sempre um aprendizado. Ela pode ser moldada. O mais importante é que ela atenda o propósito a que foi destinada. Por isso a importância, na sua definição. Conhecer os propósitos, os porquês. Saber escolher o que vai ministrar e o porquê da escolha, pro contexto específico.

Como exemplo de dinâmicas que pode ser utilizadas, podemos citar inúmeras, tudo depende do que se objetiva, do contexto apresentado, do público destinado, de alguns fatores determinantes para a boa e satisfatória aplicação de um a dinâmica. Há uma infinidade de dinâmicas, jogos e vivências.

Assim como a poesia, a música, a arte, os jogos, as dinâmicas e as vivências são muito mais de quem precisa, do que de quem um dia fez, esse é o seu propósito ao criar. Dividir, ao criar. O prazer da descoberta é completo quando compartilhado, quando se permite descobrir também. Quando se proporciona vivências.
        


Administração de Marketing Digital

Temos acompanhado o crescimento do marketing digital. Um segmento em expansão a cada dia, o marketing digital hoje é responsável por uma fatia crescente do mercado de comunicação e tecnologia. 

Um novo setor de negócios, mas, por tratar-se de um novo nicho de mercado, algumas empresas ainda se deparam com dificuldades na hora da contratação de profissionais.

“Faltam profissionais nessa área, muitos profissionais desconhecem as ferramentas adequadas e eficazes para divulgação de conteúdos, produtos e serviços no mundo digital.” – resume Anderson Alves, professor de Administração de Marketing e Negócios Digitais .http://andersonalves.co/

Além da falta de mão de obra qualificada para atender essa nova demanda, muitas empresas ainda ignoram experiencias e cases de sucesso das campanhas virtuais. E com o intuito de disseminar estas informações e contribuir para campanhas mais direcionadas e eficazes, a JACBUENO.COM  inseriu em sua grade de cursos, um voltado para Administração de Marketing Digital.

A profissão de Administrador de Marketing Digital,  visa qualificar os profissionais para que eles possam atender as demandas do mercado de forma efetiva, precisa e direcionada. “Formamos profissionais para que atendam com objetividade e foco as demandas e que tenham sempre em mente a importância deste segmento. ” – enfatiza  Anderson.

Durante o curso, os profissionais aprendem as diversas formas de utilizar os meios on-line para divulgar conteúdos, produtos ou serviços além de terem conhecimento prático em ações que visam atingir diretamente o target da empresa, além de poder mensurar de forma quantitativa os resultados de cada divulgação. As atividades são desenvolvidas com aplicabilidade imediata.

A dica para os profissionais que estão começando é que, não basta apenas criar ações, é preciso sustentá-las e se o profissional não estiver preparado e qualificado, a internet pode se tornar uma arma contra a empresa.


Thursday, February 28, 2013

Grandes Desafios


Quando tenho um desafio a frente, me sinto renascendo. Uma energia muito forte toma conta de mim e uma disposição além do comum me consome. Sei que alguns dos grandes desafios me deixam com um frio na barriga, isto é, o medo vem. Mas, quando este medo vem, penso rapidamente que em todas as situações aprendo algo. Sejam positivas ou negativas, seja no erro ou no acerto.

Novas situações surgem o que me deixa empolgada, pois não gosto de rotina e coisas comuns. Com isto consigo medir, mensurar o meu limite e muitas vezes ultrapassar, superar. E a superação só é possível se me dou chance de enfrentar.

Se, penso que não vou conseguir e que é muito difícil. Já me limitei e coloquei uma barreira no meu caminho.

Se, penso que é difícil, mas vou conseguir, diminuo meu desafio e gero uma força de vontade de agir.

Agindo para enfrentar o grande desafio, virá pessoas para me ajudar a superá-lo. Através de sócios, mentores ou parceiros, ter pessoas para me apoiar é fundamental. Eu penso que um grande desafio é grande demais para ser enfrentado sozinho.
Outro ponto a destacar, exemplos e experiências de alguém que já enfrentou com sucesso os grandes desafios, vão me ajudar a aprender o máximo possível. Assim como eu ajudo pessoas a enfrentarem os mesmos problemas que já enfrentei. É a ordem da natureza.
Lembrar que pessoas pessimistas aparecerão para me limitar, isso é fato, daí é só ignorar e ser indiferente. Não devo contar meus planos e estratégias de superação de desafios para ninguém. Isto é algo pessoal e intransferível.
Repetir sempre “estou preparada para os grandes desafios!”, “eu consigo”, “eu vou vencer”.
Jaqueline da Costa Bueno

Comunicação Digital - Comportamento

Jaqueline C. Bueno

Relacionamentos profissionais na internet


Com a velocidade das informações e a constante atualização que o profissional precisa manter, é quase impossível não se integrar na era digital. Enviar e-mails, elaborar páginas com informações pessoais, participar de comunidades virtuais, utilizar programas de mensagens instantâneas, receber ou mandar mensagens SMS, ou seja, criar cadeias de relacionamento, faz parte de uma nova maneira de se relacionar, seja pessoalmente, seja profissionalmente. O resultado mais visível é que acabamos mantendo muitos relacionamentos virtuais e perdemos o contato mais direto e pessoal com os colegas de trabalho.

No entanto, essa "vida paralela" virtual gera outras conseqüências. Como podemos adequar o mundo digital ao nosso dia-a-dia? Ele gera uma influência positiva ou negativa no desempenho profissional? Como manter um relacionamento adequado na troca de e-mails? O que podemos escrever e o que não podemos? Participar de uma comunidade virtual ou manter um blog prejudica nossa imagem? Enfim, como devemos nos comportar profissionalmente na era digital?

Para as consultoras da SEC Talentos Humanos, empresa de Recursos Humanos especializada em secretárias, o profissional deve usufruir as soluções com ponderação, sem se prejudicar. "Com a globalização, sentimos a necessidade de estarmos inseridos no mundo da tecnologia.

Porém, muitas vezes, não sabemos como nos comportar perante tantas opções e o que fazer para manter a seriedade, principalmente no ambiente de trabalho", comenta Vivian Maerker Faria, diretora da SEC. "Devemos utilizar esses meios de comunicação para agilizar nossos contatos e nossas resoluções diárias, mas isso não substitui o contato humano, direto e pessoal", explica.

"Muitas vezes, o profissional é avaliado conforme o material que tem postado na Internet, a maneira como escreve um e-mail ou transmite uma mensagem. Isso porque, com a concorrência cada vez mais brutal no mercado, o relacionamento digital torna-se fator decisivo para classificar ou desclassificar alguém", explica.

De acordo com Vivian, é preciso termos sempre em mente que não existem restrições para acessos em páginas pessoais. O chefe, por exemplo, pode saber tudo sobre a vida pessoal do colaborador. Por isso, essas páginas devem ser encaradas como verdadeiros cartões de visita e é necessário ter o controle sobre as informações transmitidas.

"Essas ferramentas expõem muito as pessoas e podem resultar em uma imagem errada, pois cada um interpreta como quer. Na maioria das vezes, blogs e comunidades mostram a imaturidade das pessoas, ou seja, participar de uma comunidade como "adoro beber" ou ter um correio eletrônico gostosinha@hotmail.com não contam pontos positivos para a imagem profissional.

"O uso de programas de mensagem instantânea permitem maior intimidade, enquanto o e-mail é hoje um documento e deve ser usado como tal. É preciso ter em mente que quando uma empresa permite o uso de programas de mensagens instantâneas, bom senso é fundamental para fixarmos limites. A ferramenta não pode atrapalhar o desempenho profissional . Se isto acontecer, não somente a ferramenta poderá ser retirada, como também o profissional será identificado como desqualificado, desrespeitoso, ou até mesmo, desinteressado pelo trabalho, gerando alto risco de demissão", completa Vivian.

Logicamente, o uso de toda essa tecnologia tem vantagens e desvantagens, afirma Vivian. "Ganhamos tempo e temos acesso facilitado a pessoas que de outra forma não teríamos. Porém, ficamos sobrecarregados, pois estamos disponíveis demais. Muitas vezes, é necessário sair do ar para poder recarregar as baterias", conclui.

Etiqueta digital: algumas dicas

Não ficar de papo no celular durante o experiente. Deixe-o no silencioso. Se tocar e for importante atender, saia da sala e seja breve.

Jamais fornecer o e-mail corporativo para amigos e familiares, não o usar para assuntos que não sejam pertinentes ao trabalho, nem cadastrá-lo em sites de compras, entretenimento e outros.

Receber correspondência particular no ambiente corporativo, mesmo que em um webmail, deve ser feito com a maior discrição possível. Qualquer um pode ler.

Usar o e-mail da empresa para assuntos referentes apenas à vida empresarial. Não encaminhar para colegas da empresa mensagens pessoais com piadas, poemas, fotos, etc.

Ao enviar qualquer anexo, tenha certeza de que o destinatário está esperando o material ou tem interesse em recebê-lo. De preferência, consultá-lo antes de enviar e ter cuidado com o tamanho e a extensão do arquivo.

Nunca pressupor que um e-mail foi recebido e lido. A mensagem pode ter sido bloqueada pelo anti-spam do servidor da empresa.

Em caso de assuntos importantíssimos, fazer da maneira tradicional: telefone.

Ser discreto em comunidades virtuais. Lembrar-se que qualquer um pode acessá-las, inclusive seu chefe ou aquele colega de trabalho que não vê a hora de conseguir o seu cargo.

Se desejar muito manter um blog, fugir de qualquer assunto que comprometa a empresa ou que possa ser prejudicial para sua imagem profissional.

Usar mensagens instantâneas comedidamente , de forma que não comprometa sua administração do tempo. Seu chefe saberá se você passou o dia todo teclando com amigos ou se efetivamente fez seu trabalho.


Tuesday, February 12, 2013

Autoestima


Auto-estima é o valor físico e emocional que você dá a si mesmo. Ter auto-estima significa sentir-se alguém de valor e capaz de enfrentar desafios, perseguir objetivos e desenvolver soluções. Quanto maior a auto - estima, mais facilidade terá a pessoa em lidar com perdas, sofrimentos e desafios. Pessoas dotadas de nível saudável de auto-estima também se sentem inseguras ou sem esperança em determinados momentos, mas vencem facilmente esta fase. Elas recuperam o foco positivo da vida com maior rapidez.


Pessoas com nível de auto-estima pequeno receberam muitos estímulos negativos na fase de crescimento. Pais e professores bombardeiam a auto-estima dos jovens:

 “ você nunca vai ser nada na vida”, “ você não presta para nada mesmo ”, “ o filho do vizinho é melhor ”, “ seu irmão faz melhor ”. "você é feia mesmo", "menina gorda, insuportável" etc.

Dessa forma uma pessoa adulta não terá auto-estima em bom nível. Faça o que fizer, nunca se achará boa o suficiente. 



Três necessidades básicas não são sustentadas quando somos depreciados: ser notado ( = ser reconhecido ), ser aceito e ser amado. A satisfação destas necessidades básicas na infância causa grande impacto na maneira de ser do adulto e se não forem supridas, ele passará a vida tentando satisfazê-las, fazendo com que os outros lhe dêem atenção e o ajudem. Não obtendo o que deseja, terá sua auto-estima. 


As vezes não é a forma de dizer dos pais que prejudica a auto-estima, mas o modo como nós mesmos interpretamos os fatos da vida. Você pode ter sempre ouvido: “filho você é ótimo”, aí vai estudar e se dá mal. Sentir-se-á um fracassado, sem competência, um “burro”. A pessoa com auto-estima baixa não consegue enxergar suas qualidades e potencial, por isso é pouco criativa, insegura, dependente dos outros, tem pouca iniciativa, nos casos piores medos injustificados, timidez extrema e complexo de inferioridade. Em outros casos é perfeccionista, obsessiva, tensa, porque não aceita fazer as coisas se não for com perfeição, afinal precisa compensar o dito na infância: “você nunca faz nada certo!” 


Não existe fórmula milagrosa para desenvolver a auto-estima, mas uma série de recomendações que se aplicadas em conjunto, ajudarão você a vencer o derrotismo. Sugestões para desenvolver a auto-estima: 




  • Não se autocastigar quando ouvir coisas ruins a seu respeito. 
  • Saber administrar os altos (elogios) e baixos ( críticas) sem entrar em depressão. 
  • Saber gostar de si e apreciar a vida, mesmo que receba críticas fortes. 
  • Evitar crenças do tipo: “por mais que me esforce nunca serei tão bom”, “toda felicidade dura pouco”, “ não vale a pena se esforçar, sempre terá alguém melhor que eu”. 
  • Estabelecer metas de vida no campo da auto-estima para melhorar a qualidade do relacionamento consigo mesmo e com os outros. Busque ajuda em livros, cursos, palestras e terapias. 
  • Procure se conhecer melhor: analise porque sua auto-estima anda tão baixa; procure identificar objetivamente onde estão as causas específicas dos seus problemas, depois tente trabalhar as mesmas. Descobrir as causas é meio caminho para as soluções. O auto-conhecimento e a ajuda da psicologia permitirão identificar duas pessoas em você: a que você imagina ser e a que você é de fato mas está fraco para assumir. 
  • Procure substituir sentimentos de inferioridade por idéias positivas. Imagens negativas e idéias de auto - depreciação ficaram registradas em seu inconsciente. Você precisa estimular idéias construtivas ao seu próprio respeito. Procure se lembrar de fatos bons de sua vida quando surgirem os pensamentos negativos, isto elevará sua auto-estima. 
  • Vença o círculo vicioso do fracasso: 


    1º.) Sua auto-imagem e estima estão afetadas (“Sou um fracasso”); 
    2º.) Acontecimentos indesejáveis ocorrem na vida: (não ser reconhecido, perder o emprego, etc:); 
    3º.) Tais acontecimentos reforçam a idéia de que é “um fracassado”; 
    4º.) Surge o medo de fracassar; 
    5º.) Você fracassa de tanto pensar nisto; 
    6º.) Sua auto-imagem e estima ficam mais prejudicados, reiniciando o ciclo. 


  • Procure lidar adequadamente com a auto - aceitação (reconhecer defeitos), autovalorização (acreditar que é importante), autopercepção (identificar as emoções prejudiciais), auto-estímulo (reforçar-se com carinho, recompensas), autodirecionamento (traçar rumos) e autodeterminação (querer chegar-lá).

    Texto de Flávio Pereira, psicólogo, Cérebro & Comunicação – Desenvolvimento Pessoal com adaptações profª Jaqueline C. Bueno .
  • Sunday, February 03, 2013

    8º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero - São Paulo, SP, 23 de novembro de 2012)

    Coord. Mesa Simonetta Persichetti

    ARTIGO

    O relacionamento interpessoal intermediado pelo computador proporciona relevância ao processo da comunicação e demanda maior qualidade das informações. De um mero comportamento humano, os relacionamentos passam a compor sistemas integrativos com consequências sociais, políticas e econômicas, portanto, vitais para as sociedades contemporâneas.

    Na visão de Pierre Lévy (1999) é como um conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem ao mesmo tempo no ciberespaço. Esses valores ensejam um novo olhar, menos técnico e mais semiótico, menos objetivo e mais complexo, menos superficial e mais relacional. 

    O ciberespaço não cerceia a participação de quem quer que seja. Não há limites de idade, gênero ou crença para participar e interagir com os demais membros do grupo. Ele proporciona autonomia e liberdade aos indivíduos para criarem avatares, fantasiarem livremente, inventarem e representarem encenações de si mesmo e dos que com eles interagem. O intercâmbio de informações torna o espaço mais relevante à medida que ele vai se constituindo numa série de interconexões ou “nós” Iasbeck (1997).

    Estranhamente, a comunicação informal que acontece no ambiente das mídias
    digitais corporativas não assume os vetores do relacionamento em todas as suas possibilidades. Ao contrário, seleciona o que deve entrar e sair, privilegiando aquelas temáticas e abordagens de caráter positivo, abonadas pelas regras de convivência social.

    Institucionalmente, as organizações que utilizam o espaço das mídias digitais
    buscam exaltar a qualidade dos seus produtos e serviços, mas não oferecem o mesmo espaço e as mesmas condições de interação para aqueles que não se satisfazem com o seu atendimento ou com a qualidade do que oferecem. Esse problema é facilmente constatado nos sites dedicados à defesa do consumidor. 

    Não são apenas as reclamações que ficam sem espaço no mundo digital corporativo. Também os boatos e as fofocas não encontram ali ambiente favorável para se constituir. Tratar a Comunicação Organizacional informal nas Mídias digitais e os relacionamentos organizacionais como se fossem “recursos materiais” por meio de uma racionalidade instrumental ou simplesmente ignorando, é, segundo Bauman (2003), a ‘fuga ao sentimento’. 

    Portanto, evidenciar as interações comunicacionais e os relacionamentos no sentido subjetivo é fundamental. Principalmente para consolidar uma dinâmica
    organizacional respaldada pelos valores de cooperação, solidariedade, confiança e ética.

    Dinâmicas e Jogos para Desenvolvimento de Competências

    União Educacional de Brasília
    Pós-graduação em Gestão de Pessoas por Competência
    Disciplina: Dinâmicas e Jogos para Desenvolvimento de Competências
    Professora: Jaqueline C. Bueno


    Palestra de Motivação em SIPAT

    Profª Jaqueline C. Bueno  Ministra Palestra de Motivação em SIPAT

    Palestra Motivação e Mudança - In Company

    Profª Jaqueline C. Bueno  Ministra Palestra de Motivação em SIPAT

    Curso de Oratória - Senac - DF

    Profª Jaqueline C. Bueno  Ministrou Seminários de Oratória na Faculdade Senac

    Apresentação em Publico - Senac - DF

    Profª Jaqueline C. Bueno  Ministrou Seminários de Oratória na Faculdade Senac 

    Palestra de Oratória

    Profª Jaqueline C. Bueno 

    Cada um tem um estilo de comunicação. Em 5 minutos de apresentação a platéia o conhecerá mais do que você pensa. Então se solte, haja naturalmente, assim se sentirá seguro e suas apresentações serão mais eficientes.

    Palestra - Apresentação em Público

    Profª Jaqueline C. Bueno

    "Quem não apresenta suas ideias com clareza ou defende mal seus argumentos diante um grupo enfrenta problemas tanto na sala de aula como na vida profissional. "


    Palestras - Entrevista


    Disciplina Gestão da Qualidade

    Ministrei a disciplina de Gestão da Qualidade no MBA em Gestão de Pessoas  - FORTIUM Seminário de Gestão da Qualidade com a presença ilustre do Dr. Vilhena e do Professor Adão. 

    Curso de Psicopedagogia em Bom Jesus da Lapa - BA

    Lecionei nos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Gestão e Orientação Educacional - CEBRAS - coordenação Professor Moisés Ataídes
    em Bom Jesus da Lapa - BA 

    Informal Organizational Communication: Rumors and Gossip in Digital Media


    The motivation for this research came from discussions and reflections on the of postgraduate studies classes in Communication at the Catholic University of Brasilia.

    Along with this, our participation in the XXXIV Brazilian  Congress of Communication Sciences, with an article entitled "Fences Communication: Other places on the internal communication in organizations." Lured by the challenge of developing a subject as controversial deepened it us in their  research, the studies of Organizational Communication and seek see what happens  in the environment of organizations, specifically in digital media. 

    We thus to demonstrate through a descriptive analysis, explanatory and exploratory use appropriate, adequate and given the media of informality, as these media can benefit the organization and are not necessarily harmful. It was evident that it is not productive make many efforts to curb informal interactions in the organizational environment because they are instruments of management support as well as effective tools for successful communication process as a whole. 

    Some authors have been extremely critical in  our theoretical research: Kapferer, 1993; Santaella, 2008; Levy, 1999; IASBECK, 1997 and Kunsch, 2009. Others, supported by empirical research, such as DiFonzo, 2009; RAMON-CORTÉS, 2008; TORQUATO, 1986, made us think deeply about the probable causes and consequences of informal communication and Rumors. 

    The digital media were the privileged space of observations, pragmatic and symbolic implications discussed here that generated invaluable aid subsidies strategic management. 

    The results of this research bring critical contributions and expand the scientific study of communication, then inserting interventions ranging from the analysis of the morphology of gossip and rumors to the study of the benefits that synergy delivers interactive environments  administered.



    Thursday, January 31, 2013

    Entrevista - Paulo Bertone


    Por que você afirma com tanta convicção que marketing não sobrevive sem endomarketing?

    Porque não acredito em nenhuma estratégia de marketing que possa dar um resultado satisfatório, se você não preparar as pessoas da sua empresa, ou seja, não criar o comprometimento entre elas para poder satisfazer as reais necessidades do cliente. Porém, para você poder ter uma estratégia eficiente de endomarketing, primeiro precisa mostrar aos seus funcionários quem são os clientes, de que forma eles gostariam de ser atendidos, como eles se comportam. Deve orientá-los quanto ao tipo de esclarecimento que deve ser passado ao cliente, seja em relação ao serviço que você está prestando ou ao produto que está vendendo. Você deve capacitar as pessoas individualmente e em grupo, para que possa então ter uma política interna e consolidada de endomarketing. Dessa forma, você poderá dar prosseguimento às estratégias de marketing duradouras. Por isso, para que as ações de marketing sobrevivam, é fundamental elaborar uma estratégia de endomarketing. 

    Por onde começar uma estratégia de Endomarketing?

    Estamos trabalhando com seres humanos, pessoas que, geralmente, não estão preparadas e, em muitos casos, não conseguem identificar quem são seus clientes. Isto porque elas não foram treinadas para perceber as características de cada um. Então, antes de iniciar uma estratégia de endomarketing de médio e longo prazo, nós temos de capacitar pessoas e, para capacitá-las, temos de realizar pesquisas para conhecermos melhor os nossos clientes internos.É fundamental reconhecer neles seres humanos com valores reais, que poderão ser agregados ou desenvolvidos pela empresa.  

    Paulo Bertone é empresário, consultor de empresas e conferencista,e vem realizando palestras,workshops e cursos sobre Marketing e Endomarketing por todo o Brasil.


    Leia esta entrevista na na íntegra em: 

    Friday, January 18, 2013

    Revisão de TCC e Trabalhos Acadêmicos


    As universidades exigem trabalhos, projetos, monografias, TCC no final do curso. Faço orientação em várias etapas do conhecimento, tais como, início dos primeiros períodos ou final de curso. 

    Monday, November 05, 2012

    Coaching Pessoal - Independencia



    Jaqueline C. Bueno [1]
    1.    LOCALIZAÇÃO
    Comece respondendo a seguinte pergunta: qual padrão você deseja? Se optar por uma casa em um bairro de classe média alta, você vai pagar mais caro por produtos e serviços, restaurantes e shoppings. Sugiro que seja perto do trabalho, mas não tão próximo. Já morei ao lado do trabalho e confesso a experiência não foi muito boa. Outra dica é presar pela qualidade de vida, pense se tem acesso a parques ou academias se tem supermercados e padarias próximos, isso é muito importante. No meu caso o ideal é que seja perto de um Extra ou Carrefour para que eu possa comprar os meus chás que normalmente só se encontra em grandes redes de hipermercados. Independente de onde você escolha morar, que não precise ficar horas no transito.
    2.    PRIORIDADES
    Responda a pergunta: o que é fundamental em uma casa para mim? Para muitas pessoas o microondas é o primeiro item que compram, pois não conseguem mais viver sem. Para outros é a geladeira, enfim. Mas o que realmente vão precisar de imediato é a tão cara geladeira, depois o fogão e o microondas. Após pagar estes itens compre uma maquina de lavar, pois sem ela sua vida se tornará estressante. No quarto podem dormir no chão em um edredom e pendurar suas roupas em uma corda ou arara feita com cabo de vassoura. Fiquei 2 anos dormindo no chão e confesso que minha coluna agradecia, ortopédico total. Se tiver um notebook ou computador não vão precisar desembolsar muita grana para aquela Tv gigante com mil funções, poderão assisti TV pelo computador. Uma mesa com 4 cadeiras é o suficiente tanto para fazerem as refeições quanto para receberem os amigos na nova casa. Dica: Faça um chá de cozinha e peça todos os itens primordiais tipo faca, prato vasilhas, tábua, ferro de passar  pois são baratinhos e os amigos adoram esses eventos etc.
    3.    COMPRE TUDO A VISTA
    Sei que existem coisas que não tem como comprar de uma vez só como por exemplo, a geladeira, custa em torno de R$ 1.000,00 a mais barata, então divida em no máximo 4 vezes. O restante compre a vista além de sair mais barato, comprar outro item sabendo que não tem nada devendo é muito bom.

    4.    PLANEJAMENTO CONJUNTO
    A primeira regra: sempre juntos. Planeje uma viagem, pois estes momentos fortalecem a parceria. Quando for comprar ou planejar qualquer coisa na casa pense junto, converse com o parceiro, desde aquela cozinha planejada até um simples tapete. Converse sobre cores, gostos e sempre faça perguntas, por exemplo: “O que você acha se pintarmos a parede da sala de vermelho?” Entre em acordo e assim em tudo que forem fazer. Tem pessoas que não se importam com cores e decoração já outras escolhem as cores e a decoração e fazem questão de participar ativamente. Então a principal dica é planejar juntos tudo.



    [1] Mestre em Comunicação e Certificada em Coaching – jacbueno2410@gmail.com – www.jacbueno.com 

    Thursday, October 18, 2012

    O Resgate dos Encontros Comunicacionais nas “Ágoras” Pelas Comunidades Virtuais


    Jaqueline C. Bueno

    Universidade Católica de Brasília 
    RESUMO

    Este artigo promove uma reflexão sobre as questões que envolvem as comunidades virtuais inseridas em quase todas as mídias digitais. Os encontros que se transformam do ciberespaço para as comunidades nas praças, shoppings, festas reuniões sociais e profissionais. Resgatando assim a ideia das antigas Ágoras gregas. Utilizou-se como ponto de partida conceitos de comunidade, Identidade, quotidiano, cibersocialidade e tribos. Distante da pretensão de contemplar todos os aspectos das comunidades existentes, o estudo procurou contextualizar os encontros e as novas formas de relações sociais quotidianas 
    surgidas a partir da esfera da revolução tecnológica pós-moderna.  

    PALAVRAS-CHAVE: Comunidade; Tribos; Mídias Digitais
    Leia mais  http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0311-1.pdf

    Certificado de Expositora INTERCOM 2012

    https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=5b20923596&view=att&th=139fb970060925d0&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_h7ihag0h0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_kPXJJIpfE6-rPOyEc452L&sadet=1350590022961&sads=wGmzCM4rop3iIPkfjMvvKis32pk

    Thursday, March 08, 2012

    Artigo: Espaços comunicativos do imaginário: fofocas e boatos no cenário organizacional

    Artigo do Prof. Luiz Carlos Iasbeck publicado na revista F@ro - Revista teórica del Departamento de Ciencias de la Comunicación y de la Información - Facultad de Humanidades - Universidad de Playa Ancha - ISSN 0718-2023 / Año 1 - Número 2

    Clique aqui para ler o artigo na íntegra.