Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación socialpor Eduardo A. Vizer
VEJA e LEIA EM:http://www.unila.edu.br/?q=node/351
Thursday, March 17, 2011
Convergencias y divergencias entre TIC’s y participación social por Eduardo Vizer
Jesús Martín-Barbero
Jesús Martín-Barbero: Um defensor da televisão latino-americana |
Dom, 13 de Março de 2011 23:21 |
A UNILA contou, na última semana, com a presença do pesquisador Jesús Martin-Barbero, que veio a Foz do Iguaçu fundar a Cátedra Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania. Durante os três dias de atividades, Barbero abordou vários assuntos, que foram de direitos humanos a política latino-americana. Apesar de hoje o pesquisador transitar por várias áreas do conhecimento, foi na Comunicação que o espanhol radicado na Colômbia, que se considera apenas latino-americano, ganhou destaque. Seu livro mais conhecido, Dos meios às mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia, foi traduzido para 12 idiomas e é um dos únicos livros de Comunicação da América Latina traduzidos na França, um país que, segundo o próprio Barbero, resiste a editar publicações vindas de outros países. |
Colômbia: Uma agenda para o país em comunicação
UNA AGENDA DE PAÍS
EN COMUNICACIÓN
Colômbia: Uma agenda para o país em comunicação
leia MARTIN BARBERO
O USO DE MÍDIAS SOCIAIS NAS EMPRESAS
As mídias sociais e a Web traduzem, hoje, importante ferramenta aos proprietários de pequenas e grandes empresas. Nesta visão, muitas empresas estão de uma maneira ou de outra, buscando adaptar-se, a esta nova ferramenta, e assistindo a um mundo em que qualquer um pode se tornar um mini-magnata da mídia.
A empresa identifica, no seu trabalho de marketing, se o tempo e energia gastos em suas atividades de venda estão tendo resultado aceitável e se é necessário reinvestir, esse tempo e energia, em novas abordagens. A utilização das mídias sociais traz essa nova linguagem para a divulgação de seus produtos.
O mais importante será monitorar aquilo que falam sobre você, sua empresa e sua marca, nas mídias sociais, se possível respondendo as criticas, elogios e trabalhando com estas opiniões, que serão fundamentais para o sucesso. Este monitoramento exige planejamento e organização, alem de possibilitar a identificação das pessoas que possuem possível interesse pelo seu produto.
Trabalhar com mídias sociais é estudar a melhor abordagem para sua empresa, divulgando seu produto, suas promoções. É através desta relação entre empresa e público que a imagem da instituição e sua credibilidade serão definidas é neste cenário de redes sociais que as empresas podem despontar e obter grandes resultados.
VEJA EM : http://andersonalves.co/post/o-uso-de-midias-sociais-nas-empresas/
Wednesday, March 16, 2011
Palestrantes Famosos no Brasil
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Universidades lançam cursos voltados para o mercado verde – “Valor Econômico” - 04/03/2011
“A preocupação do mercado com o impacto social e ambiental dos negócios está fazendo as universidades brasileiras criarem cursos de graduação que tenham a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Nos últimos anos, os currículos de bacharelados e licenciaturas têm ganhado novas ênfases como biodiversidade, agroecologia e energias renováveis. Mesmo com enfoque "verde", as escolas não deixaram de lado a empregabilidade dos recém-formados, fechando parcerias com empresas e adaptando seus conteúdos às necessidades das companhias nas regiões onde atuam”.
veja também em: http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=1234
Professores Universitários em Brasília
Eunice Soriano de Alencar & Denise de Souza Fleith
Observa-se uma consciência crescente da necessidade de se promover melhores condições ao desenvolvimento das habilidades criativas no contexto educacional. Apesar da importância do tema, há um número muito reduzido de estudos focalizando a criatividade no ambiente universitário, notadamente com dados coletados em amostras de professores. No sentido de contribuir para o progresso da área e sanar essa lacuna, será desenvolvido o presente estudo, com os seguintes objetivos: (a) investigar a extensão em que os professores universitários consideram que vêm apresentando comportamentos que favorecem o desenvolvimento das habilidades criativas de seus alunos; (b) investigar a extensão em que estes docentes consideram que os seus alunos percebem os referidos comportamentos apresentados pelo professor para favorecer o desenvolvimento das habilidades criativas; (c) examinar a extensão em que os estudantes dos docentes que constituirão a amostra efetivamente percebem que os seus professores apresentam ou não, em sala de aula, comportamentos que favorecem o desenvolvimento e a expressão da criatividade; (d) comparar as respostas dos professores e de seus alunos, no sentido de verificar o grau de concordância entre estes dois grupos de sujeitos. A amostra será constituída por 30 professores universitários e seus alunos. Será utilizada uma escala, em três versões, para coleta de dados referentes aos objetivos propostos e análises de variância e regressão múltipla para tratamento dos dados.
Tuesday, March 15, 2011
Resiliencia
Sunday, March 06, 2011
Inteligencia Emocional
Monday, December 13, 2010
Profissão - Gostar do que faz
Sunday, November 21, 2010
Geração Y comanda empresas de sucesso
Saturday, November 13, 2010
Filmes motivacionais
Sunday, November 07, 2010
Pilares do Coaching
Monday, November 01, 2010
Friday, October 29, 2010
KOTLER- 5 Fundamentos do Marketing
Em sua única entrevista antes de falar sobre o Marketing 3.0 na HSM ExpoManagement 2010, no dia 9 de novembro, em São Paulo, Kotler falou com exclusividade para o Mundo do Marketing sobre como conquistar e manter clientes, inovar, aproveitar a onda das redes sociais, da sustentabilidade e sobre os desafios do profissional de Marketing. O consultor, professor e autor dos livros de Marketing mais vendidos e influentes de todos os tempos, é categórico ao afirmar que as empresas ainda precisam se desenvolver para poder sobreviver neste novo mercado.
Tuesday, October 26, 2010
Etiqueta ao enviar E-mail Corporativo
Sunday, October 24, 2010
Wednesday, October 13, 2010
FAC SENAC - INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2011 COMEÇAM NO PRÓXIMO DIA 18/10
Coordenadoria de Comunicação e Divulgação
A Faculdade de Tecnologia Senac-DF divulga período de inscrições para o 1º vestibular 2011. O início será dia 18 de outubro e irá até dia 26 de novembro às 20h. A inscrição poderá ser feita pela internet (www.facsenac.edu.br) até dia 24 de novembro e presencialmente até o último dia. Os candidatos pagarão a taxa de R$20 (vinte reais).
Monday, October 11, 2010
Profissional de Marketing
Tuesday, October 05, 2010
“O MSN COMO DESENIBIDOR DAS CONSTRUÇÕES POÉTICAS: MSNOLOGIA”
“O MSN COMO DESENIBIDOR DAS CONSTRUÇÕES POÉTICAS: MSNOLOGIA”
Por Jaqueline C. Bueno
É curioso como a maioria dos usuários das redes sociais, sobretudo os bate-papos, chats e o MSN, prendem e desprendem de normas, valores e regras morais da comunicação na sociedade. Escrever pelo simples ato de escrever não significa de fato escrever no MSN, onde podemos interagir e passar ao interlocutor as frases, sentimentos, conversas e até poesias que surgem no momento caloroso de uma comunicação inspiradora.
Inspiração esta que vem pelos sentimentos arraigados de um olhar criativo e inovador surgindo muitas vezes nos momentos inesperados , assim como alguns escritores precisam de uma motivação, confrontar o MSN como refúgio, lugar de fantasias, sonhos, desabroches, representações, ficção e fonte de conhecimento é necessário para as construções poéticas.
A observação dessas conversas no MSN e análise subjetiva dessa linguagem partindo do pressuposto da serenidade diante da palavra, diante do desconhecido, temos que desconstruir as nossas certezas, convicções. Definir o MSN como arte, como a “episteme” é de fato o colocar não como discurso, contudo analisar as falas da linguagem, a cor da fonte, a forma, as imagens ali inseridas, nos emotions, figuras, layouts, etc...
Friday, October 01, 2010
MODELOS DE ARTIGOS DE OPINIÃO
PONTOS DE VISTA
Nesta parte do website você encontrará Artigos de Revisão sobre os mais diferentes aspectos da Química do Estado Sólido e Materiais e das áreas que fazem parte de sua cadeia de conhecimentos.
Além disso, não só terá acesso a Artigos de Opinião sobre o assunto base do site, como também sobre aqueles ligados à Política Científica, Educação, Meio Ambiente, etc.
Esta sub-rubrica se propõe, ainda disponibilizar Editoriais e Artigos de divulgação, selecionados e caráter abrangente.
O material veiculado é de autoria de membros do LQES, de convidados e também material autorizado, disponibilizado nos diferentes tipos de mídia.
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Portal LQES.
Leia os artigos clicando aqui.
Monday, September 20, 2010
Boato e fofoca nas empresas
Muito mais que ruídos na comunicação interna, funciona como uma saída dos funcionários para suprir sua necessidade de informação
A compra ou a venda de uma empresa, a transferência de sede, a troca de presidente, o lançamento de novo produto e/ou marca, a retirada do mercado de uma marca, demissões, contratações, mudanças na política de benefícios... Enfim, praticamente tudo que envolve a organização está sujeito, se não informado corretamente, a fazer parte das conversas de corredores, dos murmurinhos na fábrica ou simplesmente ser incluída na pauta do cafezinho.
Fofoca, rádio-peão, rádio-corredor e vários outros termos que surgiram ao longo do tempo e com a preocupação das empresas em aprimorar os processos de comunicação interna.
Saturday, September 18, 2010
Thursday, September 16, 2010
Freud (1917-1920) "O homem dos Lobo"
Carl Gustav Jung
Friday, September 10, 2010
DINÂMICA DE GRUPO: UMA TÉCNICA DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Com o aperfeiçoamento da metodologia de pesquisa em Ciência Social, no século XX, o grupo humano também passou a ser estudado cientificamente, o que permitiu obter conhecimentos fundamentados para formular princípios gerais relativos aos processos interpessoais e grupais. As pesquisas mais significativas foram realizadas nos Estados Unidos, devido às condições econômicas e culturais favoráveis daquele país. "Várias teorias sobre dinâmica de grupo foram elaboradas, abrindo-se um leque de possibilidades de pesquisa e aplicabilidade. Teorias de campo ou topológica, da interação, cognitiva, psicanalítica, sociométrica, empírico-estatística e de sistemas são alguns exemplos da problemática de orientação teórica em pesquisa e aplicação de dinâmica de grupo", explica a fundadora da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Fela Moscovici. Em entrevista concedida ao RH.COM.BR, Fela Moscovici fala sobre como essa técnica está sendo utilizada pelas organizações. Confira!
RH.COM.BR - Quais os principais nomes que deram início aos estudos sobre dinâmica de grupo?
Fela Moscovici - Alguns pesquisadores marcaram esse início científico, dentre os quais Bogardus, Thurstone, Whyte, Newcomb, Sherif e Lewin. O estudo pioneiro de Kurt Lewin sobre os três estilos de liderança e suas conseqüências para o clima de grupo, a produtividade e a satisfação dos seus membros, constitui até hoje fonte básica de referência para cientistas sociais, líderes, educadores e administradores. Foi ainda Kurt Lewin quem popularizou o termo "Dinâmica de Grupo" na acepção atual e muito contribui para o seu estudo na primeira organização específica para tal fim: Research Center for Group Dynamics (do MIT) fundado em 1945, e mais tarde no Institute for Social Research, da Universidade de Michigan. A partir daí, a dinâmica de grupo desenvolveu-se extraordinariamente tanto na pesquisa quanto na tecnologia de manejo de grupos, principalmente em educação, terapia, administração e negócios.
Wednesday, September 01, 2010
Errar é fundamental
Monday, August 16, 2010
Grandes nomes discutem o que vai ser do livro em papel
Atualizado em 06/08/2010 00h54
O encontro de escritores e leitores na festa literária de Paraty reacende um debate: o livro impresso tem futuro, na era digital?
Ediney Silvestre
Paraty, RJ
Páginas viradas: assim fazemos há 550 anos. Assim já é para o cineasta Paulo Ballado, um leitor voraz que aderiu ao livro eletrônico e não tem nenhuma intenção de voltar às páginas impressas.
"Eu tenho ele há pouco menos de um ano e acredito que já tenho mais de 100 títulos aqui dentro". Ele gosta do formato e do peso do aparelho, do tamanho da tela, da maneira como o texto se forma.
Com o aprimoramento e a diminuição de preço dos aparelhos eletrônicos de leitura, livrarias tradicionais estão condenadas à morte. Será? O livro de papel está com os dias contados?
Tuesday, August 10, 2010
VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA LIDAR COM A GERAÇÃO Z?
Eles preferem escrever mensagens de texto do que conversar. Gostam mais de se comunicar pela internet com gente que nunca viram pessoalmente do que realizar atividades ao ar livre ou passear com os colegas de escola. Não conseguem imaginar a vida sem telefone celular e acham uma chatice fazer uma coisa de cada vez.
Bem, como já deu pra ver, estou falando dos nativos digitais – a chamada geração Z. A letra que denomina esse pessoal nascido a partir de 1995 vem do termo ‘zap’ (zapear). Não só no sentido de mudar de um canal de TV para outro, mas também em ir da internet para o telefone, do telefone para a TV, da TV para o MSN, enquanto zapeia entre dezenas de sites, ouve músicas no seu iPod e, até mesmo, assiste a um filme.
Wednesday, August 04, 2010
SEGUNDA-FEIRA É ASSOCIADA A INÍCIO DE PROJETOS
Patrícia Taufer
São Paulo
Segundo especialistas, é importante marcar um dia pra dar início a planos e isso acaba sendo associado a começos naturais, como a semana, mês ou ano.
Tudo de novo! Primeiro dia útil da semana, do mês, do semestre escolar... E como é difícil!
Leia a matéria completa aqui
Monday, August 02, 2010
Erros comuns dos amadores
Tuesday, July 20, 2010
Comunicação Interna
Sunday, July 18, 2010
Líder ou Gerente?
Liderança é servir aos outros
Ser um ótimo administrador é bem mais fácil do que a maioria das pessoas pensa. Quando se fala em administrar, a primeira palavra que me vem à cabeça é liderança. Se existe um líder, obviamente, existem liderados. Entretanto, nem sempre existem líderes ocupando os cargos de administradores. Muitas vezes, e reintero, na maioria delas, existem gerentes nestas funções.
Líder tem a ver com ser exemplo, trabalhar em equipe, ter caráter e respeitar a todos. Já gerente relaciona-se com o cargo, hierarquia, poderes e ordens. Parece confuso, mas a ideia é simples: líderes alcançam seus resultados sem a necessidade de dar ordens, seus subordinados lhe seguem porque acreditam em sua proposta, no seu caráter, e esperam que seu líder os dirijam rumo ao desenvolvimento profissional e pessoal. Enquanto os gerentes necessitam utilizar o cargo que ocupam para relembrar seus subordinados das obrigações e das consequências de suas atitudes, e assim, a equipe desempenha suas atividades por razão óbvia: o medo da demissão.
Wednesday, July 14, 2010
Diretor de Felicidade
Tem até chefe medindo a alegria no escritório. Segundo os patrões, isso pode aumentar a produtividade em até 50%. Um empresa oferece sala para os funcionários tirarem um cochilo.
Wednesday, June 30, 2010
Mudança
Wednesday, June 23, 2010
Nascidos depois de 1980
MSN Dinheiro & InfoMoney
Tuesday, June 22, 2010
Monday, June 14, 2010
Mudança não tras sucesso, mas muda
Por JAQUELINE C. BUENO
|
Wednesday, June 02, 2010
O Coaching é eficiente?
Wednesday, May 26, 2010
Gestão de Pessoas - A mudança
Friday, May 21, 2010
Endomarketing - materiais
Acesse: www.endomarketing.com